Valle... da saudade!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Amigos, já que estamos sem jogo pra comentar nem novidades significativas pra discutir com vocês, vou usar o espaço para explorar a saudade.  Nesta semana, completam-se 16 anos do último título internacional conquistado pelo Flamengo, a Copa Mercosul de 1999. Ao mesmo tempo, lembro de um dos ícones da comunicação que partiu deste mundo no ano passado, meses antes de narrar a competição mundial mais importante do planeta, a Copa do Mundo. Luciano do Valle morreu em abril do ano passado, mas a lembrança dele permanece clara na mente dos Rubro-Negros, principalmente pra quem assistiu aos dois jogos finais, contra o Palmeiras.

Nos últimos dias, tenho aproveitado o meu tempo livre para assistir aos jogos que mais me marcaram nestes 25 anos de vida. Claro, essas finais da Mercosul foram históricas, dramáticas, emocionantes. Além do fato de ter o Flamengo envolvido nas partidas, sempre me chamou a atenção a forma com que os narradores atuavam, principalmente em jogos decisivos. E, nisso, Luciano era mestre! Existe uma lista enorme de jogos imortalizados pela voz do "Bolacha". 

Os dois confrontos entre Flamengo e Palmeiras ajudaram também. É difícil de lembrar confrontos decisivos com tantas viradas, tantas alternâncias, tanta emoção e envolvimento. O Fla tinha Juan, Athirson, Caio, Iranildo, Leandro Machado, Reinaldo, Rodrigo Mendes... Do outro lado, Marcos, Arce, Junior Baiano, Zinho, Alex, Euller, Paulo Nunes, Asprilla. Nas cabines de transmissão, Luciano do Valle, Rivellino e... Neto (?!). Era um duelo de gigantes, dentro de campo, em uma competição emergente à época, mas que mexia com a rivalidade entre os times do mesmo país e até de fora. Na semifinal, contra o Peñarol do Uruguai, teve pancadaria, mas o Flamengo saiu fortalecido para a decisão.

O primeiro jogo, no Maracanã, teve gol do Juan - ele mesmo, que está voltando ao Flamengo em 2015. Ainda na primeira etapa, o outro xerifão, Junior Baiano, empatou o jogo. A emoção ficou ainda mais à flor da pele na etapa final. Como Luciano disse, "O jogo é maravilhoso neste segundo tempo". Foram quatro gols em seis minutos (mais emocionante do que o primeiro tempo do 7x1, né?), dois pra cada lado. Não dava tempo de respirar, literalmente. Asprilla fez o primeiro, Caio empatou. Na sequência, enquanto o narrador dizia que o gol do Flamengo saiu numa hora em que "torcida e jogadores abaixavam a cabeça", Paulo Nunes fez o terceiro do Palmeiras. Um balde de água fria? Jamais! Veio o Flamengo "na boca do gol", e empatou novamente, com Caio. Sensacional! Ainda deu tempo de Reinaldo fazer o quarto, e dar a vitória ao Mengão.

"A virada dá nova alma, dá nova força ao Flamengo para o jogo de segunda feira", disse Luciano após o quarto gol do Mais Querido. E com essa Raça que o Mengão foi para o Palestra Itália.

O segundo jogo, em São Paulo, também foi recheado de emoção. Um empate daria o título ao Flamengo. Uma vitória daria ao Palmeiras a chance de disputar a taça num terceiro jogo. E quem pensou que seria uma partida fechada se enganou redondamente. No primeiro tempo, Arce fez de penalti. No segundo tempo, nem bem a bola saiu e Caio empatou o jogo, com Luciano em cima do lance. Aos 11 minutos veio o segundo do Mengão, com um petardo de Rodrigo Mendes. O replay ainda rolava quando o Palmeira saiu e tentou surpreender. Foi marcada uma falta pela esquerda, que Arce cobrou e contou com a ajuda o Clemer. 2 x 2. Sete minutos depois, Zinho deu passe magistral para Paulo Nunes virar o jogo e dar uma sobrevida ao alviverde. 

Quando Galeano ia entrar para fechar de vez o time do Palmeiras... "E olha o Flamengo, na tabela, na cara do gol... GOOOOOOLLLLLL DO LÊ". É o gol do empate, gol do título, gol da raça, da coletividade, da inspiração... De um conjunto de sentimentos que o torcedor quer ver de novo no time de 2016.

E o que temos para essa semana é saudade! Saudade de ver o Flamengo disputando títulos internacionais, de conquistar títulos, de ver os jogadores se entregando pra valer em campo, de Carlinhos à beira do gramado... Saudade de ouvir o genial "Golllllll do Meeeengo", de Luciano, uma das maiores vozes que tive a chance de ouvir.

Abaixo estão os links dos jogos na íntegra, disponíveis no Youtube.

Primeiro jogo - Flamengo 4 x 3 Palmeiras - 16/12/1999 = https://www.youtube.com/watch?v=FwxCu2Q-B2U

Segundo jogo - Palmeiras 3 x 3 Flamengo - 20/12/1999 -https://www.youtube.com/watch?v=krZ8mTXr0EA

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.