Liderança? Agora não, obrigado!

segunda-feira, 08 de agosto de 2016

Amigos, quem me conhece sabe o quanto sou supersticioso. Sou daqueles que não passa por baixo de escada, entro sempre com o pé direito nos lugares, não deixo chinelo virado, faço contas e mais contas pra ver se uma data não tem uma soma de um número que não me traz tanta sorte... Fora o sinal da cruz que é habitual, todos os dias e todos os momentos. E aí, o Flamengo chega à liderança logo na última rodada do primeiro turno do Brasileiro e a gente logo pensa "Agora vai". Vai não, gente! Deixa essa liderança pra lá, pelo menos, por agora.

Achou estranho? Eu explico o motivo! Desde 2003 pra cá, apenas por três vezes o campeão do Primeiro Turno não terminou como vencedor do Brasileirão. Em uma delas, em 2009, o próprio Mengão foi o beneficiado. O Internacional era o líder, com 37 pontos. Ao final das 38 rodadas, o campeão todos sabem quem foi! Então, nada melhor torcer para que o universo conspire favoravelmente, para que a história se repita.

E a liderança, agora, seria mais positiva para a torcida do que para o próprio time, que ainda precisa de acertos. Uma variação tática mais consistente ainda precisa ser desemvolvida pelo técnico Zé Ricardo. O time ainda força pouco as jogadas pela esquerda, insistindo em uma triangulação Pará-Arão-Fernandinho, como foi na partida contra o Atlético Paranaense. E ainda, teoricamente, joga sem os dois laterais titulares. Tenho medo de, quando Jorge e Rodinei voltarem, que a equipe fique sem equilíbrio, já que os dois possuem vocações ofensivas. Mal ou bem, Pará e Chiquinho sabem defender melhor. 

Já no meio campo, quando Diego vai entrar, eu não sei. Mas o que não posso deixar de falar é que Mancuello não pode sair do time! Em qualquer formação aceitável o argentino tem que estar entre os onze iniciais. Não apenas pelo gol - de placa - que fez na última partida, mas por ser um jogador voluntarioso de versátil. Pode jogar como meia ofensivo, segundo homem de meio campo ou compondo o lado esquerdo em um eventual losango. 

No fim de semana, a partida é contra o Sport, fora de casa. Jogo difícil, mas um daqueles que deve ser vencido por um time que deseja ser campeão. Por isso, vale qualquer coisa para não abusar da sorte. E, a partir dessa primeira rodada do returno, vale a pena torcer pra liderança voltar, sem peso na consciência!

Semana que vem a gente volta!

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.