Colunas
Zé Ramalho em Friburgo
Zé Ramalho em Friburgo
Depois do histórico show do Grande Encontro com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença juntos num só palco, aquele que faltava estará presente em Nova Friburgo com um show solo. Zé Ramalho está confirmado no dia 18 de abril.
Somente em abril
Falta muito é verdade, mas aquilo que tantos pediram foi atendido pela mesma produtora do show do Grande Encontro, a Lack Produções. A venda dos ingressos, obviamente, ainda não começou. Mas para os fãs já vale se preparar para ouvir canções novas e clássicas do cantor e compositor como “Sinônimos", "Chão de Giz", "Admirável Gado Novo", "Garoto de Aluguel", "Avôhai", entre outras.
Festa Tropical
Por falar em shows, a programação da tradicional Festa Tropical do Nova Friburgo Country Clube promete e já tem uma atração anunciada. A banda Melim que vem fazendo sucesso entre os jovens.
Melim
Dona de algumas das músicas mais ouvidas nas plataformas de streeming, será a primeira vez da banda na cidade. Melim já se apresentou com sucesso na cidade vizinha de Cantagalo. A Festa Tropical acontece em fevereiro.
Esquentando os tamborins
Fevereiro será mês de carnaval. A Vilage no Samba já iniciou seus ensaios técnicos. Uma pausa apenas agora para as festas de fim de ano e a partir de janeiro o couro vai comer. Os ensaios técnicos tradicionalmente acontecem aos domingos.
O último samba definido
A Imperatriz de Olaria finalmente definiu seu samba. Foi a última agremiação a fazê-lo, incluindo aí não só as três escolas de samba, como os quatro blocos de enredo. A escolha tardia, espera-se, não comprometer a qualidade do desfile.
Imperatriz de Olaria
A disputa foi acirrada e contou com nove obras. O enredo imaginativo e poético facilitou a inspiração dos compositores. O samba de Pepê Niterói, Marquinho Bariri, Yan Mello, Nelsinho do Alto, Thiago do Carmo, Ruan Martins, Victor Ferreira e Vinícius Leite foi o escolhido.
Refrão exaltação
A opção do refrão principal como exaltação parece ter agradado a comunidade e os jurados que definiram o hino para 2020: “O morro desceu contente e feliz/ Pra dar a vida e cantar;/ Por amor a Imperatriz/ A vermelho e branco/ Vem pra sacudir/ Avisa lá que o meu nome é Bariri”.
Nas redes sociais
O samba da Imperatriz, assim como os das demais agremiações está disponível em vídeos compartilhados nas redes sociais. A Vilage foi a única que já fez até um clipe para apresentar o seu samba. Não há qualquer previsão de lançamento de CD ou disponibilização conjunta das obras do carnaval friburguense de 2020 em plataformas de streeming.
Rio mais pobre
Estado com menor crescimento econômico acumulado nas últimas duas décadas, o Rio de Janeiro corre o risco de perder para Santa Catarina sua posição como 3º maior PIB per capita do país. Os números oficiais estão previstos para serem divulgados apenas no ano que vem, mas as projeções dificilmente não serão confirmadas.
Municípios mais pobres
Isso significa que a população fluminense vem empobrecendo. Quando se fala de Estado pode parecer difícil compreender, afinal, como diz um amigo meu, as pessoas moram em cidades e se identificam como parte de um país, mas raramente se veem como moradores de um Estado. A grosso modo, o friburguense, o cabofriense, o campista, o carioca - em maior ou menor proporção - estão empobrecendo.
Maus resultados desde 2002
Para se ter uma ideia da gravidade pela qual passa o Estado do Rio, entre 2002 e 2017, a expansão acumulada pela economia fluminense foi de 23,3%, o menor percentual entre os 26 estados e o Distrito Federal. No mesmo período de 16 anos, o PIB brasileiro avançou 42,5%. Ou seja, o Rio praticamente cresceu metade do que o Brasil. Não dá para culpar a crise que se apossou do país de 2013 para cá.
Palavreando
“Renegue a imortalidade e mergulhe, não em direção à eternidade, mas no que faz real a possibilidade de existência da eternidade: as pessoas”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário