Colunas
A Voz da Serra: orgulho de fazer jornalismo
Hoje é dia
- do jornalismo
- do corretor
- do médico legista
- Internacional do café
O dia
Em 7 de abril de 1831, pressionado pela crise financeira e por conflitos com a imprensa, o imperador D. Pedro I abdicou do posto em nome de seu filho, Pedro II. O novo imperador tinha apenas 5 anos.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Secretário-geral da OEA diz que impeachment não tem fundamento
- Aécio Neves é contra novas eleições
- Presidente da Argentina aparece pela segunda vez no caso Panama Papers
- WhatsApp ativa encriptação de mensagens
- Goleiro Felipe relata depressão e bebida após demissão do Flamengo
Palavreando
Quero ser o prolongamento desses intervalos em que não há preocupação para saber onde está e o que está fazendo.
A Voz da Serra: orgulho de fazer jornalismo
Minha profissão: jornalista. Mais do que ser jornalista, tenho orgulho de buscar fazer jornalismo. A VOZ DA SERRA: jornalismo. Mais do que jornalismo, o Jornal A VOZ DA SERRA testemunha a biografia de todo um povo e de uma cidade – Nova Friburgo. Imagine o que é para mim ser jornalista e fazer jornalismo em um jornal que é o maior biógrafo do meu próprio povo.
Assim, estou para o jornal A VOZ DA SERRA como o jornal A VOZ DA SERRA está para o jornalismo. Justamente no dia do jornalismo, esse veículo de reconhecida credibilidade no interior do estado completa mais um aniversário de fundação. São 71 anos registrando, entendendo, fotografando, resistindo ao tempo. Destes 71, faço parte dos dez mais recentes. Uma década emprestando meus pensamentos, minhas palavras, meus anseios, sonhos e observações.
Lembro com saudade de Laercio Ventura, meu mestre dos mestres. Quantas vezes fico a me imaginar de novo na sua sala de mesa bagunçada, ouvindo seus conselhos e histórias. Muitas vezes penso: o que o Laercio me orientaria a fazer nesta situação? Como me faz falta a sua sabedoria...
Hoje, quando converso com Gabriel, seu neto querido, vejo muitas vezes Laercio ali ou me vejo como Laercio. Nesta troca de dois jovens aprendendo ainda sobre a vida, percebo que a história segue. Mas segue também para preservar as histórias que não se fazem mais, mas que precisam ser perpetuadas.
Esse laço é como tantos outros que se fazem numa grande costura de pessoas que se apegam umas a outras para manter o compromisso de fazer jornalismo, de servir ao jornalismo, de testemunhar e influenciar as histórias de Nova Friburgo e região através de A VOZ DA SERRA.
Mais do que um jornal, ferramenta imprescindível na constituição de nossa identidade sempre em construção!
Vistorias Bombeiros (1)
O tão complicado serviço de vistoria do Corpo de Bombeiros será simplificado. Isso porque a corporação passou a integrar o sistema Regin (Sistema Integrado de Cadastro) que visa desburocratizar o processo de regularização de alguns empreendimentos. A ideia é adotar um procedimento prático e online, válido para estabelecimentos de baixo risco.
Vistorias Bombeiros (2)
A classificação de baixo risco leva em conta estabelecimentos que não desenvolvem atividades para o grande público, como sapataria, escritório, pequeno cabeleireiro ou lanchonete. O empreendedor deve responder o questionário de autodeclaração no sistema e, em seguida, efetuar o pagamento do boleto. Após o prazo de cinco dias, o certificado do Corpo de Bombeiros poderá ser impresso e fixado no quadro de avisos do local.
Vistorias Bombeiros (3)
Espaços como casas de shows, cinemas, teatros, templos religiosos, circos, postos de abastecimento e restaurantes são alguns exemplos que não se classificam como de baixo risco e continuam tendo que passar pelo atual sistema de vistoria, apontado por muitos como burocrático e lento.
Rio Rural
O programa Rio Rural executa desde janeiro o planejamento de ações e a sensibilização de moradores de novas microbacias em Sumidouro. Técnicos com experiências de Nova Friburgo estão desenvolvendo os Planos Individuais de Desenvolvimento (PIDs) nas microbacias Dona Mariana e Campinas. Nos locais estão sendo promovidas ainda palestras sobre Cadastro Ambiental Rural e aplicação de agrotóxicos, entre outros.
Metal-mecânico
Nesta quinta-feira, 7, entre 15h e 17h, empresários do setor metal-mecânico podem tirar dúvidas sobre o novo projeto do Senai que tem como objetivo buscar soluções para os problemas enfrentados no dia a dia da indústria. A atividade acontece na sede do Senai. Além de Nova Friburgo, outras 35 cidades do estado do Rio participam do projeto. Os desafios encarados pelas empresas serão analisados por estudantes do Senai que poderão desenvolver um projeto para propor a solução.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário