Colunas
VOTO NULO ANULA VOCÊ
O voto nulo só anula os seus direitos. É uma forma de protestar para uns, mas é um protesto que tira sua voz, que anula a sua responsabilidade mais do que necessariamente seu poder de definir os destinos do país.
Entre tantos candidatos, há alguns que ainda merecem nosso voto. E mesmo que nenhum se salve na sua avaliação, ainda sim vale à pena votar nos menos piores.
Entre um dos argumentos dos que defendem o voto nulo está a afirmação de que, se mais de 50% dos eleitores anularem seu voto, a eleição é cancelada. Mas isso não é verdade. E ainda que fosse, o tema é confuso.
Se levarmos em conta o Código Eleitoral de 1965, essa ideia está certa no caso de eleições majoritárias, ou seja, na disputa pelo Executivo: presidente, governador e prefeito, ficando de fora o Legislativo: senador, deputados estaduais e federais e vereadores.
De acordo com o código de 1965, se mais de 50% dos votos forem nulos, o pleito é mesmo cancelado.
Mas a nova Constituição Federal feita em 1988 diz o contrário. Como é uma nova Constituição, não Código Eleitoral, os dois continuam valendo. Pela Constituição, somente os votos válidos são contados, e vence quem tiver a maioria deles. Se 90% dos eleitores anularem, vence quem tiver a maioria dos 10% dos votos válidos que restaram.
Código Eleitoral e Constituição Federal não dizem a mesma coisa. Se mais da metade dos eleitores anularem seus votos, a decisão terá de passar pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pelo STF (Superior Tribunal Federal).
Dessa forma, é importante votar e não anular o voto. A descrença não pode nos anular, não pode anular nosso direito e dever, nossa responsabilidade, porque somos responsáveis por aqueles que nos representam, somos indiretamente culpados pelos fracassos do país, do estado, do município, afinal ninguém hoje toma o poder por tomar, eles recebem esse direito através do nosso voto que é sagrado e não pode ser vendido, trocado ou irresponsavelmente depositado em mãos erradas.
CENSO 2010
O trabalho do Censo em Nova Friburgo vem sendo muito bem feito pelos 180 recenseadores. Todos com colete, boné e crachá. Quando o recenseador comparece a uma residência que não tem ninguém no momento da visita, ele deixa um recado com telefone de contato para que os moradores possam agendar uma hora para a pesquisa ser realizada.
NOVO PONTO ELETRÔNICO (1)
Entra em vigor nesta quinta, 26, o novo ponto eletrônico que deve emitir comprovante impresso a cada vez que o empregado bater o ponto, além de o relógio não poder ser bloqueado nem ter os dados editados. No entanto, os primeiros 90 dias da fiscalização do novo ponto eletrônico serão apenas para orientação e esclarecimentos, sem a aplicação de multas e atuações.
NOVO PONTO ELETRÔNICO (2)
As novas normas servem para empresas com mais de dez funcionários que controlam a jornada de trabalho por meios eletrônicos. Como já previsto na lei trabalhista, as empresas não são obrigadas a usar o ponto eletrônico. Apenas as empresas que já controlam a jornada por meios eletrônicos e queiram permanecer com a forma de controle é que terão de se adequar.
MUNDIAL DE MOTOCROSS (1)
O piloto erradicado em Nova Friburgo, Swian Zanoni, participou neste fim de semana da etapa brasileira do Mundial de MotoCross, realizada em Campo Grande (MS). Ele foi o destaque brasileiro na categoria MX2. Na corrida 1, Swian Zanoni que saiu no 12º lugar após excelente marca no classificatório, mas no final da bateria acabou tendo problemas e terminou a corrida em 19º.
MUNDIAL DE MOTOCROSS (2)
Na segunda prova, Swian largou em 15º e ganhou duas posições, finalizando em 13º lugar. Na soma das duas baterias, Swian ficou com 10 pontos na 15ª posição. A vitória nas duas corridas foi para o alemão Ken Roczen. O Mundial de Motocross segue agora para a Holanda. Swian volta suas forças para as competições nacionais, ArenaCross e Super Liga, nas quais lidera e está próximo do título.
CONCURSO DE CAFÉ (1)
Vem aí o 1º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés do Rio de Janeiro. A iniciativa é do Centro do Comércio de Café do Rio de Janeiro, da Associação de Cafeicultores e do Sindicato do Comércio Atacadista de Café do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria estadual de Agricultura.
CONCURSO DE CAFÉ (2)
As amostras de café da variedade arábica, safra 2010/2011, preparados por via seca (café natural) e por via úmida (cereja descascado e despolpado), poderão ser inscritas até o dia 17 de setembro. Os nomes dos cinco primeiros classificados em cada categoria serão divulgados no dia 7 de outubro. Inscrições no site www.concursocaferj.com.br

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário