Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?... - 1º de fevereiro 2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Bebida é água!

Comida é pasto!

Você tem sede de quê?

Você tem fome de quê?...

 

A música “Comida” dos Titãs surgiu em um papo informal que tive com um dos grandes da cultura local. Falávamos sobre as recorrentes críticas de algumas pessoas acerca da realização ou não do carnaval, de eventos culturais e de outras obras consideradas não prioritárias perante a tragédia de 12 de janeiro de 2011. Construir casas—esquecer todo o resto! Reconstruir o que foi destruído—esquecer todo o resto. Pagar aluguel social a quem, pasmem, ainda não recebeu—esquecer todo o resto!

Não, não se pode esquecer todo o resto—concluímos. Como diz a música:

 

A gente não quer só comida

A gente quer comida

Diversão e arte

A gente não quer só comida

A gente quer saída

Para qualquer parte...

 

A gente não pode só querer casa. A gente quer casa, reconstrução, aluguel social e temos que querer mais. Boa escola, saúde de qualidade, transporte público decente. Não podemos continuar rebaixando o nosso querer, porque querer é poder e o poder está nas mãos de cada um de nós. Ou nasce um novo povo com novos pensamentos e mais ousadia ou não nasce uma nova cidade! Cansamos de querer só o básico. Queremos o essencial, mas também o além! Queremos o que é necessário, mas também ter desejos consumados, sonhos realizados!

 

A gente não quer só comida

A gente quer bebida

Diversão, balé

A gente não quer só comida

A gente quer a vida

Como a vida quer...

 

Afinal, nós, temos sede de quê? Temos fome de quê?...

 

A gente não quer

Só dinheiro

A gente quer dinheiro

E felicidade

A gente não quer

Só dinheiro

A gente quer inteiro

E não pela metade...

Pesquisa pós-tragédia

A Secretaria estadual de Trabalho e Renda realizou uma pesquisa em Nova Friburgo a fim de detectar as demandas dos trabalhadores. Entrevistando 200 famílias em situação de vulnerabilidade no município, a equipe descobriu que muitos perderam inclusive as sedes de empresas e indústrias onde atuavam.

Distúrbios psicológicos

Alguns aspectos psicológicos como medo, ansiedade, inquietação, depressão e dificuldade de concentração também foram investigados, e descobriu-se que, no grupo pesquisado, de 4% a 25% dos analisados são portadores desses distúrbios. Foram analisados, principalmente, pessoas dos ramos de hotelaria, confecção e vendas. A tendência é a mesma em todos esses setores.

Apontamentos

Os resultados só serão oficialmente revelados no mês que vem. O objetivo do trabalho foi perceber in loco as consequências do desastre natural. O que mais surpreendeu os pesquisadores foi notar que a maioria dos analisados não pretendia sair de suas áreas de atuação, mas alguns não tiveram escolha. O resultado prévio já aponta a necessidade de investimento na escolaridade, entre outras necessidades.

 

Boletos IPVA 2012

A partir de amanhã, 2, os boletos para pagamento do IPVA 2012 poderão ser impressos através dos sites da Secretaria de Fazenda, do Detran e do Bradesco. A medida visa não prejudicar o contribuinte, deixando tempo hábil para a impressão do boleto antes do primeiro vencimento, que será no dia 8 de fevereiro.

 

Friburguense

Com excelente retrospecto nos últimos meses em partidas realizadas em casa, o Friburguense recebe hoje, 1º, 19h30, o Duque de Caxias, pretendendo manter a marca. Para tanto, só a vitória interessa, já que essa é também a penúltima partida da equipe em casa. Por ter vindo da segundona, o Frizão faz apenas três jogos em casa neste turno.

Unificação do currículo escolar

A unificação do currículo escolar no país está sendo discutida entre o Ministério da Educação e os secretários estaduais da área. A nova regra vai estabelecer, entre outras metas, o que o aluno deve saber ao fim de cada uma das séries. Aspectos regionais, no entanto, poderão ser mantidos através de gerência dos estados.

 

70% x 30%

Caminha-se para que o currículo unificado tenha uma parte comum para todo o país e outra reservada para a incorporação de aspectos regionais. O percentual dessa divisão ainda está sendo discutido, mas deve ficar em 70% de base comum e 30% de base local.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.