Vem carnaval!

quinta-feira, 02 de fevereiro de 2017

Hoje é dia

  • da apresentação do Senhor
  • da cidade espírita
  • de Iemanjá
  • do agente fiscal
  • da marmota
  • do consagrado

O dia

Em 2 de fevereiro de 1848, o México vendeu o Texas, a Califórnia e o Novo México para os Estados Unidos por 15 milhões de dólares. O negócio foi concluído com a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Pesquisa mostra que metade dos americanos aprova bloqueio a imigrantes nos EUA
  • Principal auxiliar de Teori na Lava-Jato deixará o Supremo
  • BNDES desembolsou no ano 35% menos: R$ 88 bilhões
  • Setor público tem salários 64% maiores que o privado
  • Brasil tem dois dos 20 jogadores mais caros da janela europeia

Palavreando

Há quem dê o mundo por poder, há quem mate por vaidade, há quem roube por riqueza, mas há também quem migalhe por amor, há quem dê tudo o que tem por paz e há quem dedique todo o seu tempo a alguém.

Vem carnaval!

Fevereiro é o mês do carnaval. E o brasileiro ama carnaval, porque se vê nele. Seja na alegria própria da festa ou na forma de ironizar suas mazelas. Fazer piada de suas tragédias é um talento que o brasileiro tem para criticar e também para se autocriticar. Por isso, o carnaval é tão politicamente correto. Por isso, o carnaval tem um espírito democrático.

Quais serão as principais máscaras dessa folia? O que dirão as marchinhas dos blocos? Fatalmente e infelizmente, a crise e a corrupção estarão no centro. Aliás, uma está diretamente ligada a outra. A corrupção gera a crise, não é a crise que gera a corrupção.

Carnaval é, portanto, uma ótima época para se ver no espelho como povo mesmo. Seja pelos sambas-enredos das escolas que são sempre um banho de cultura e um mergulho na nossa identidade e história ou pelas fantasias e sambas dos blocos de rua. Mas que o pensamento crítico não acabe na quarta-feira de cinzas, ainda que a piada de si mesmo fique na folia.   

2ª maior média de veículo por habitante (1)

Nova Friburgo é o 2º município do Estado com maior número de veículos por habitante. São seis veículos para cada 10 habitantes. Mesmo número dos municípios de Búzios, Niterói, Itaocara, Macuco e Miguel Pereira. Levando-se em conta a quantidade de habitantes, destacam-se, portanto, Niterói e Nova Friburgo com frotas expressivas para seus territórios. Rio Bonito é o líder, com 9 veículos a cada 10 habitantes. 

2ª maior média de veículo por habitante (2)

Nova Friburgo tem 76.267 automóveis e 19.962 motos. 3841 caminhões estão emplacados no município. Os dados são do Detran-RJ e constam do mais recente estudo publicado pelo órgão. No documento relativo ao ano de 2015 é possível averiguar ainda número de acidentes e principais infrações de trânsito por município.

Excesso de velocidade (1)

Em Nova Friburgo, 60% das infrações estão relacionadas a excesso de velocidade que também lidera na média estadual. Estacionamento irregular é a 2ª infração mais cometida, 15%. Os dados podem ter mais relação com a fiscalização do que o cometimento.

Excesso de velocidade (2)

Basta analisar que em infrações de trânsito, Petrópolis responde por 75% na região, contra 16% de Nova Friburgo e 6% de Teresópolis. Todos os demais dividem os 3% restantes. O excesso de velocidade acaba sendo averiguado por radares eletrônicos, enquanto as demais passam diretamente pela fiscalização de agentes, o que requer estrutura.  

Acidentes de trânsito

Em 8% dos acidentes de trânsito ocorridos em Nova Friburgo há óbito. O mais interessante dos dados é que 34% dos acidentes ocorrem nos finais de semana, enquanto 29% ocorrem no período de férias escolares. A Avenida Roberto Silveira e as RJ-130 e 142, Campo do Coelho e Lumiar, respectivamente, são os locais onde mais ocorrem acidentes.

35% com IPVA atrasado

A maioria dos motoristas de Nova Friburgo são homens: 69% ante 31% de mulheres. 80.345 estão habilitados a dirigir no município. Um pouco abaixo da média estadual (41%), 41.290 veículos estão com o IPVA atrasado, em Nova Friburgo. Ou seja, 35,25%. 9.698 pagaram o IPVA, mas deixaram de realizar a vistoria obrigatória no município.   

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.