Colunas
Uma rodada quase perfeita
Hoje é dia
- do coletor de lixo
- da cultura racional
- do funcionalismo municipal
- do gaúcho
O dia
Em 20 de setembro de 1990, as Alemanhas Ocidental e Oriental são reunificadas com a queda do Muro de Berlim.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Cristo Redentor poderá abrir também de madrugada
- Estado do Ceará passa pela pior seca prolongada em 100 anos
- Boulevard Olímpico voltará no réveillon
- Brasil e Rio recebem a maior honraria do Comitê Paralímpico por sucesso dos Jogos
- Brasil não atinge meta de ouros na Paraolimpíada
Palavreando
Tenho medo de ficar louco. A loucura que me é vã não me assusta. Chamo-a para dançar comigo na chuva do chafariz da praça. Rio.
Uma rodada quase perfeita
Todos os quatro grandes do Rio venceram na rodada deste fim de semana. O Vasco pela Série B manteve a liderança da competição e parece ter se reencontrado com os bons momentos da temporada. Na Série A, com nenhum dos três jogando no Rio, vitórias expressivas.
Apesar de mandante, o Flamengo lotou o Pacaembu e se manteve firme na briga pelo título. Fora de casa, o Botafogo bateu o Vitória e se distanciou ainda mais da zona do rebaixamento. O Fluminense voltou a sonhar com a Libertadores ao derrotar o Grêmio na primeira vitória de sua história na Arena do tricolor gaúcho.
A rodada só não foi perfeita por conta dos resultados dos adversários. O Vasco poderia estar mais folgado na ponta da Série B. O Flamengo poderia ser líder na A, se o Palmeiras tivesse ao menos empatado o clássico com o Corinthians. Mas os quatro grandes fizeram as suas partes e é isso o que importa.
Cabe até piada rubro-negra para cima de clubes de São Paulo. O Flamengo leva mais público ao estádio do que o Santos. Realmente, a paixão rubro-negra impressiona. O bom momento também. A camisa pesa e o Flamengo cresce na energia da massa. Essa torcida sente cheiro de hepta e é inevitável que esse perfume das arquibancadas não invada o campo e impregne os jogadores.
Com qualidade técnica e raça será difícil esse hepta não vir. Só a gana advinda do jejum palmeirense parece poder travar essa conquista. A essa altura, ainda que falte muita competição, algumas conclusões: o Botafogo cumpre seu objetivo de não ser rebaixado; o Vasco cumpre a missão de retornar à elite.
Resta saber se o Fluminense conseguirá vaga na Libertadores (acho muito difícil) e se o Flamengo será campeão (Libertadores tá no papo). Por mais rodadas como essa até o fim da temporada!
Segundona Carioca
O Nova Iguaçu deu um importante passo para retornar à elite do futebol carioca. A equipe comandada pelo ex-técnico do Friburguense, Edson Souza, derrotou o Itaboraí, fora de casa, por 2 a 1 e chegou aos cinco pontos. Na próxima rodada - sábado, 24 - o Itaboraí tem jogo de vida ou morte contra o Campos. Caso perca, estará eliminado, com Campos e Nova Iguaçu ascendendo à primeira divisão. Restaria apenas a decisão do título.
Série C do Brasileirão
O futebol do Rio terá dois representantes na Série C do Brasileirão do ano que vem: Macaé e Volta Redonda. O Macaé se manteve na competição apenas na última rodada ao empatar em 1 a 1 com o Botafogo-SP. O resultado seria insuficiente caso a Portuguesa-SP vencesse o Tombense, o que não ocorreu. Derrota por 2 a 0. O Volta Redonda se junta ao Macaé, após brilhante campanha na Série D que poderá ser coroada com o título de campeão. O Voltaço faz a final contra o CSA.
Embalagens de agrotóxicos (1)
Seis caminhões de embalagens vazias de agrotóxicos. Esse foi o resultado da ação de coleta de embalagens devolvidas pelos agricultores nas áreas agrícolas de Sumidouro. A campanha dará destino ambientalmente adequado a esse material.
Embalagens de agrotóxicos (2)
Todo o material recolhido será encaminhado para o posto de recebimento em Conquista, Nova Friburgo, de onde seguirá para recicladoras ambientalmente licenciadas para este fim. No último ano, de acordo com o Inpev (Instituto Nacional de processamento de Embalagens Vazias), o recolhimento de embalagens de agrotóxicos no Rio de Janeiro apresentou crescimento de 7,6% em relação a 2014.
Frutas na região (1)
Diferentes espécies de frutas estão sendo testadas por pesquisadores no clima da Região Serrana que, segundo eles, tem condições favoráveis para o cultivo de frutas no que se refere ao clima, solo, topografia e mananciais hídricos. Informações sobre capacidade de adaptação das frutíferas são compartilhadas entre pesquisadores, técnicos e agricultores, para que as melhores variedades sejam introduzidas nas lavouras.
Frutas na região (2)
Já há os resultados de pesquisas com 21 variedades de citros (laranja, toranja, lima, tangerinas) e três espécies de bananeiras. Pelo menos 30 produtores de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, Trajano de Moraes, Cachoeiras de Macacu e Itaboraí estão envolvidos, além de técnicos da Emater-RJ e estudantes.
![Foto da galeria](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/colunas/20-09-16.jpg)
![Wanderson Nogueira Wanderson Nogueira](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/wanderson-nogueira.jpg?itok=jNhGPKvp)
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário