Uma outra Monte Líbano - 17 de novembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A Rua Monte Líbano tem se notabilizado como umas das mais importantes ruas de Nova Friburgo. Uma das mais importantes e também uma das mais vivas. É uma rua com um coração que bate forte o dia inteiro.

Não é uma rua como a Portugal, que apesar de esbanjar democracia, incomoda os seus moradores. Até porque, enquanto a Portugal é mais residencial do que comercial, a Monte Líbano é mais comercial do que residencial. E ainda que a Monte Líbano sonhe em ser uma rua só de pedestres, por enquanto é via fundamental para o nó do nosso trânsito de cada dia.

Paciência! Paciência para os dias de festa, especialmente do futebol. Clemência aos pobres pedestres, que, para atravessá-la na direção da Alberto Braune, não contam com a habilidade dos engenheiros de trânsito, que insistem em não manter os sinais de trânsito em sincronia, a fim de permitir alguns segundos para a segura travessia.

Problemas à parte, problemas esses muito mais próprios da incompetência administrativa das autoridades públicas do que propriamente da rua, a Monte Líbano alia a tradição da Gazoni ao empreendedorismo do Grão Café. A busca por ferramentas que facilitam o dia a dia, encontradas na Casa do Quica, se mistura a mesma busca (facilidade para encarar o cotidiano), só que na alegria do Bar América. O cheirinho saboroso de picanha do Cancelão anula o cheiro monótono do estacionamento. Aliás, sabor é o que não falta na Monte Líbano. Seja pelo delicioso choppinho, com o colarinho na medida certa, passando pela incrível torta de queijo e presunto ou o pastel de bacalhau do Baião, até chegar aos mais variados cafés do Grão Café ou aos caprichados e criativos sanduíches da Francesca, um novo conceito de padaria que é meio que uma mistura de Super Pão com Vinho e Cia, Serrana e Spoletto. E isso, sem citar as tortas da Torrone, a música do Itaipava ou as tantas lojas de informática que tornaram a rua referência no setor.

Sim! Serviços e diversão convivem em pleno centro da cidade graças a pessoas empreendedoras que reinventam uma Nova Friburgo que dá orgulho, uma Nova Friburgo que sobrevive às insanidades políticas, uma Nova Friburgo criativa, que faz agora e não espera milagres dos céus.

Que a Monte Líbano possa se estender por outras ruas de Nova Friburgo para que sejamos uma cidade livre e criativa por natureza.

Semana do Empreendedor

Nova Friburgo não passa em branco na Semana Global do Empreendedorismo, que acontece simultaneamente em 102 países. Através do Sebrae/RJ, a cidade recebe desde ontem, 16, até amanhã, 18, o Seminário Metal-Mecânico 2010. O evento, que acontece no Sesi da Vila Amélia, reúne os melhores especialistas do setor, em palestras gratuitas e um workshop sobre construção da marca e posicionamento.

Vestibular UFF (1)

Vários vestibulandos de Nova Friburgo interessados em concorrer a uma das vagas da UFF fora de Nova Friburgo tiveram que sair da cidade no último domingo, 14, para prestar a prova em Niterói ou no Rio de Janeiro. Isso porque, apesar da cidade ter uma sede da universidade, a antiga Fonf, aqui só foram aplicadas provas para quem queria um dos cursos oferecidos no campus local.

Vestibular UFF (2)

Ou seja, se o estudante quer engenharia ou biomedicina na UFF Niterói, tem que ir pra lá fazer a mesma prova que foi aplicada aqui. Nada diferente para os estudantes da capital fluminense ou de Niterói. Eles, por exemplo, interessados em odontologia, fonoaudiologia ou ciências biomédicas no campus Friburgo, tiveram que se deslocar a Nova Friburgo para fazer a mesma prova que poderiam fazer lá. E o pior: no dia seguinte já tinham prova da UFRJ nas suas próprias cidades.

Friburguense (1)

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro estipulou para o dia 29 desse mês um novo arbitral para iniciar a definição do Estadual da série B, a segundona de 2011. Não há expectativa que a tabela seja divulgada nesse encontro, pois ainda há muitos clubes com pendências que não os permitiriam participar da competição. A tendência é que dos clubes habilitados somente 18 consigam participar.

Friburguense (2)

Enquanto isso, o Friburguense está de férias no futebol profissional. Após o 4° lugar na Copa Rio, o elenco foi liberado e inicia os preparativos para a segundona no dia 5 de dezembro. O time treina até o dia 23, com ênfase na parte física. Alguns amistosos também devem ser agendados para o período. Pequena parada para as festividades de fim de ano e retorno definitivo para o dia 3 de Janeiro.

Circuito de artes (1)

Nova Friburgo, mais uma vez, está entre as cidades do interior inseridas no Circuito Estadual de Artes, do governo do estado, através da Secretaria de Cultura. O objetivo do programa é promover um intercâmbio artístico e cultural com espetáculos de música e artes cênicas com entradas francas ou a preços populares.

Circuito de artes (2)

O Circuito Estadual das Artes traz a Nova Friburgo dois shows musicais. No dia 26, o espetáculo Filha do Maestro, com Thalma de Freitas. E no dia 27, Extravaganza, com Silvia Machete. Ambas as apresentações, às 20h, no Teatro Municipal, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.