Colunas
Uma casa sem Natal—Parte 2 - 15 de dezembro 2011
Após ler a carta do menino Ian endereçada ao Menino Jesus, Roseli não conteve uma lágrima que fosse. Deixou escapar toda a dor da carta, mas não deixou sair de seu peito a esperança que aquelas palavras traziam.
Longos anos, tantas cartas recebidas com mensagens das mais diversas contando histórias de todos os tipos. Cartas de crianças pedindo de videogame a bicicleta para Papai Noel. Por mais belas que fossem, nenhuma marcou mais Roseli, que pensou: “E agora? Essa carta precisa de uma resposta! Mas como respondê-la?”.
Roseli refletiu muito. Olhou para os seus filhos para tentar encontrar inspiração. Leu trechos da Bíblia para buscar uma resposta condizente. Uma carta como aquela não podia ficar sem resposta. Fez rascunhos e mais rascunhos, sem que nenhum a convencesse de que estava à altura de Ian. Até que a resposta veio da maneira mais simples e menos esperada. Assim, afinal, muitas das vezes é que os céus conversam com a gente.
Numa dessas compras de Natal em que você fica impaciente na fila uma senhora puxou conversa com Roseli. Papo vai, papo vem (a fila era enorme que daria para contar o ano inteiro), a senhora disse: “Não precisamos de árvore, nem ceia, tampouco tantas luzes para celebrar o Natal. Há muitas casas com muitos enfeites que o Natal não entra. Porque o Natal, minha filha, o Natal existe dentro do coração de cada um. Há quem festeje Natal há muitos anos, sem perceber o que o Natal quer dizer e que o Natal está dentro do coração. Essas pessoas não compreendem o que é o Natal. As crianças puras de coração, como o Menino Jesus, sabem do que estou falando. Elas compreendem ainda que não entendam, entendeu minha filha?”.
Claro que Roseli entendeu e compreendeu. Desejou Feliz Natal à sábia senhora e correu para casa, para escrever a carta de resposta a Ian.
Menino Ian,
Sou um menino como você, mas muito mais vívido.
Lá em casa, algumas vezes não teve o Natal, mas nem por isso o Natal deixou de existir em mim.
É comum as pessoas deixarem de festejar porque falta um tio, um avô e, às vezes, até um filho. O luto pode durar alguns dias, mas pode durar também muito tempo. A vida só não pode paralisar pelo luto, porque o mundo não para.
Assim, a dor de cada um deve ser respeitada. Essa dor que seu pai sente eu também já senti, e, nessas datas em que se reúne todo mundo, é que sinto mais, até hoje. Hoje, ele deve ter medo de enfrentar a dor, amanhã ele sentirá saudade. Deixa ele ter o medo dele, deixa ele ter a saudade dele.
A você, cabe usar o maior dos seus superpoderes: o abraço! Um abraço muda tudo. O abraço é o tal milagre que você pode praticar por si mesmo.
Com o tempo Ian, a dor aquieta, ainda que a saudade aumente. Você sentirá muitas saudades do Vitinho, como você sente muita falta da sua vovó. A saudade existe para provar que a gente conheceu pessoas que mudaram e alegraram a nossa vida. Pessoas que nós amamos e que permanecem vivas, enquanto lembramos delas.
Assim é o Natal. Ele existe a mais de dois mil anos. Imagine quantas pessoas já deixaram de comemorá-lo porque uma pessoa próxima se foi... Quantas vezes o Natal foi esquecido no coração de algumas pessoas. Mas o Natal tal como é, nunca se foi. Um dia, o Natal acorda até no coração de quem se esqueceu o que é o Natal!
Menino Ian, não precisamos de árvore, nem ceia, tampouco tantas luzes para celebrar o Natal. Há muitas casas com muitos enfeites que o Natal não entra. Porque o Natal existe dentro do coração de cada um. Se o Natal existe dentro do seu coração, logo ele existe na sua casa. E como você já sabe, o Natal é essa esperança que nasceu também com você! Se você tem esperança, o Natal existe! E você só precisa disso para ter um Feliz Natal!
Patati e Patatá
A dupla de palhaços mais famosa da atualidade, Patati e Patatá, estará em Nova Friburgo neste sábado, 17 para comandar uma grande festa de Natal em Conselheiro Paulino. O evento feito em parceria com o Guaraná Antarctica e a Prefeitura começa às 12h, no Pastão, com brincadeiras, animação, palhaços, pula-pula, pintura, dança, tobogã, diversão e muito mais. Papai Noel chegará de helicóptero.
Impeachment
Após montada e o acusado notificado, uma suposta Comissão para analisar o impeachment de um prefeito tem três meses para concluir seu trabalho. Só que a criação dessa comissão tem que ser provocada, ou seja, solicitado por qualquer eleitor.
Falta de solicitação
A conclusão da CPI deu base para que isso ocorresse com o prefeito afastado pela Justiça, Dermeval Neto. Porém, até o fechamento desta coluna, ninguém se prontificou a tal. Como a Câmara não tem mais sessões ordinárias nesse ano, isso quer dizer que a questão de um possível impeachment pela Câmara fica para o ano que vem.
Impedimentos aos vereadores
Qualquer vereador da atual Legislatura também pode solicitar a criação da comissão com o pedido de impeachment, mas fica impedido de participar da Comissão e mesmo votar acerca de qualquer questão relativa à questão. Nenhum vereador também se prontificou a solicitar sob o risco de depois não poder sequer opinar sobre o assunto.
Prefeitura itinerante
Como antecipado pela coluna, o prefeito em exercício Sérgio Xavier começou nesta semana a despachar da Secretaria de Conselheiro Paulino. Serginho também aproveita o comando do município feito do distrito mais populoso da cidade para percorrer a comunidade verificando as demandas.
Educação de jovens e adultos
O Sesi está com inscrições abertas até o dia 6 de janeiro para vagas gratuitas em cursos de Educação Básica de Jovens e Adultos e Educação Básica de Jovens e Adultos articulada com Educação Profissional para o primeiro semestre de 2012. As vagas serão sorteadas e os interessados devem procurar o Sesi na Vila Amélia.
Cursos de qualificação profissional
O Senai está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional à distância. As inscrições vão até segunda próxima, 19, através do site www.firjan.org.br/educamais.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário