Um mês depois e... nada mudou

terça-feira, 01 de agosto de 2017

Hoje é dia

  • da amamentação
  • do cerealista
  • dos confessores e professores da teologia moral
  • do poeta da literatura de cordel
  • do selo

O dia

Há 103 anos começava a Primeira Guerra Mundial, centralizada na Europa. Os EUA só entraram no conflito em 1917. A guerra que terminou em 1918 gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos.  

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Governo quer balcão único para negociar acordos de leniência
  • Brasil avisa que não reconhecerá resultado de eleição constituinte na Venezuela
  • Estudo relata repressão a índios gays no Brasil colonial
  • Professora pode pegar 230 anos de prisão por sexo com aluno de 15 anos, nos EUA
  • Nando Reis quer parar com shows e trabalho de música por seis meses

Palavreando

Quando a estrada se abre, quero entrar nela e se a trilha se fecha, no ombro tenho a foice das palavras que me libertam.

Um mês depois e... nada mudou

Temer continua na presidência, Aécio continua solto e o Corinthians líder absoluto do Brasileirão. Tão invicto quanto a pauta de caça a direitos no Congresso. Política à parte, porque o assunto hoje é futebol, após quase um mês de necessárias férias do colunista mais do que da coluna, estamos de volta. Baterias recarregadas e legítimas folgas para você, leitor, que, cá entre nós, me atura aqui há 11 anos em A Voz da Serra, dos quais em novembro próximo completaremos nove da coluna Observatório.

Observando que nem tudo continuou igual nesse quase um mês de ausência da coluna. Três semanas, para ser mais exato. A defesa do Vasco, pelo menos, parou de tomar tantos gols. A média que era de dois por jogo caiu para um. Com isso, o Vasco deixou de ter a pior defesa da competição e agora é a 4ª.

Também houve mudança para o Corinthians, que finalmente foi prejudicado pela arbitragem. Diante do Flamengo que sempre é beneficiado pela mesma. Não sei se há mudança, nesse caso. Ironias à parte, a tentativa de espanhonalização do futebol brasileiro segue seu curso e que bom que temos uma variedade de clubes para enfrentar esse plano. Salve o bom time do Grêmio, em minha opinião, o melhor do Brasileirão! Correndo por fora, o péssimo time do Santos. Tão eficiente quanto o Corinthians. Futebol de resultados, geralmente é futebol feio. Lamento.

Se nos pontos corridos o Botafogo vai cambaleante, em mata-mata esse time é sensação. Sua torcida até gostaria de melhores resultados no brasileirão, mas para que mudar se o sucesso na Copa do Brasil e Libertadores continuarem. Esse time do Bota é de mata-mata. É de chegada! Está a dois jogos da final da Copa do Brasil. Tem o Flamengo pela frente. Na Libertadores, nunca foi tão longe! Que isso não mude então.            

Friburguense

A saga do Friburguense na segundona do Estadual prossegue com todas as dificuldades. Após um novo mau começo, dessa vez no 2º turno, a equipe se recuperou e mantêm vivas as chances de classificação para as semifinais do turno. Mais importante que isso é ficar com a melhor ou segunda melhor campanha da soma dos dois turnos. A vantagem é imensa.

Vantagem nas semifinais

Pelo regulamento, as semifinais gerais, que de fato valem o acesso à elite, serão disputadas em jogo único, com mando de campo e vantagem do empate para os dois melhores pontuados, independentemente de terem ou não conquistado turno. O Friburguense, atualmente, está em 5º lugar com 24 pontos, atrás de Audax (30), Americano (28), América (26) e Goytacaz (25), sendo que o América tem uma partida a mais.

Entre os cinco melhores

Independentemente de estar entre os quatro primeiros, o Goytacaz já está nas semifinais por ter conquistado um turno. O campeão do 2º turno também garante vaga, seja qual for a colocação. Assim, neste momento, as duas outras vagas ficariam com Audax e Americano. Caso um deles vier a conquistar o turno, a vaga é herdada pelo seguinte na classificação, neste momento o América. 

Fora de casa

Neste 2º turno, o Friburguense está em 3º com 7 pontos, atrás de Serrano (10) e Tigres (8). Destaque para a surpreendente campanha da equipe de Petrópolis neste 2º turno. O Serrano terminou o 1º turno na zona do rebaixamento. A rodada de amanhã, 2, é uma oportunidade de entrar na zona de classificação. O Friburguense precisa vencer o Olaria e torcer por tropeços do Serrano diante do Barcelona e do Tigres diante do Americano. Coincidentemente todos os três jogam fora de casa.     

Foto da galeria
#NovaFriburgoOMelhorFriodoRio - A árvore viva. Sucesso no Festival Sesc de Inverno. A projeção configura um rosto que pisca, sorri, abre e fecha os olhos em um das árvores do local dos eventos, em Nova Friburgo. Criatividade. Arte. Vale conferir.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.