Colunas
Testemunhos e respostas - 4 de novembro 2011
Disse que cansei. Você argumentou para que eu parasse de ficar estranho. Como se para de ficar estranho? Talvez eu seja um estranho no meio dessa loucura toda. Se só fosse loucura pura até estaria mais feliz. Mas é loucura má, dessas que a gente não entende. Eu não faria assim... Por que foi dessa forma?
Tento inventar um mundo em que tudo é exatamente como eu gostaria que fosse. Nem tanto. Um mundo em que tudo fosse pelo menos—justo. Afinal, não se pode culpar ninguém pelas próprias tragédias, mas o que se espera é um mínimo de compreensão, de equilíbrio naquilo que se dá para se ter. Se você...
Ninguém ama sozinho e não há quem planeje o mundo só para si.
Desvio dos sentimentos ruins para tentar enxergar os bons. Aprendo. Da forma mais ríspida e cruel. Aprendo errando. Aprendo com os fatos. Aprendo me desvencilhando dos argumentos. Quem argumenta muito tem pouca explicação que se aceite. Por mais que possa parecer preto no branco, a maior das verdades muitas das vezes aparecem quando é simplesmente sim ou não, é ou não é. Se você se joga eu caio com você... Quem cairá? Se você quer e eu posso te mostrar, então eu mostro tudo o que posso e suponho tudo aquilo que nós não vemos. Espero que faça o mesmo, mas essa garantia—eu não posso cobrar.
(...)
A vida tem formas intrigantes. Não se desenha exatamente com os traços que desejamos. Há linhas que se desencontram e outras que se arrastam e entortam, quando simplesmente deveriam deslizar para fechar o círculo. Ainda que o dom de perseverar exista, a esperança sem fé pode ser apenas palavra na boca de profetas que vomitam propagandas de refrigerantes.
Cansei de falácias, descansei meus argumentos. Cansei de testemunhos, descansei minhas respostas, especialmente as prontas. O que fui e o que vi, não necessariamente fazem o que eu sou ou o que eu serei. Sou projeto inacabado. Sou obra sempre por terminar. (...)
Vacina contra a dengue
Somente dentro de cinco a seis anos é que a população poderá contar com uma vacina contra a dengue. A previsão é da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, que informa ainda que os estudos e experimentos prosseguem.
Dez minutos
Enquanto a vacina não chega, para tentar evitar uma nova epidemia no estado, a campanha “10 minutos contra a dengue” já está nas ruas. A campanha estimula moradores a gastarem dez minutos de seu dia no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em suas próprias casas.
Prêmio Rio Sociocultural 2011
Nova Friburgo foi a primeira cidade visitada pela equipe de mobilização do Prêmio Rio Sociocultural 2011, que fomentou inscrições e realizou oficinas de elaboração de projetos. Mesmo quem perdeu os encontros pode se inscrever até o dia 18 de novembro pelo site www.premiosociocultural.com.br. Dez projetos serão contemplados com prêmios de R$ 55 mil.
Febre aftosa
A segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa já começou e vai até o fim deste mês, dia 30. Em Nova Friburgo, a vacina pode ser adquirida na Drogaria Globo, Casa Sabiá e Casa do Adubo. Cinco dias após a aplicação da vacina, o produtor deve entregar o formulário de declaração de vacinação e a nota fiscal da compra do medicamento no Núcleo de Defesa Agropecuária de Nova Friburgo.
Friburguense
Toda invencibilidade cairá um dia. Essa máxima é mais do certa. A derrota para o Madureira por 3 a 2 pela Copa Rio não tirou a liderança do Friburguense, mas encerrou uma invencibilidade de 16 meses do Tricolor da Serra em casa.
A volta do torcedor!
Ponto positivo do confronto foi a volta, ainda que tímida, do torcedor. Quase 400 compareceram à partida, 375 para ser mais exato. Foi o maior público até agora em jogos no Eduardo Guinle na Copa Rio 2011. A expectativa é de que o público aumente na medida em que o time se aproxima das finais. Próximo jogo em casa, dia 12, 16h, contra o América, pela última rodada da 2ª fase.
Festival de Truta
Começa hoje, 4 e vai até o dia 27 o 5º Festival de Truta de Nova Friburgo. São 15 pratos criados especialmente para o festival que abrange 15 estabelecimentos em Mury, São Pedro da Serra, Cônego e Centro. Além dos pratos exclusivos, os participantes receberão adesivos e bolachas de chope para colecionar. Também será distribuído um fichário com espaço para as receitas dos pratos servidos no evento.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário