Colunas
TANTO
Tantas coisas ditas, tantas outras esquecidas ou propositadamente deixadas de lado. Tanta gente que convidamos para dividir tudo e tantas outras que dispensamos ou se dispensam. E é cruel de tão natural o tanto que juntamos de glórias e inglórias, testemunhais e testemunhas de que não há nenhum tanto que seja em vão.
Tanto por viver e tanto por dizer, sempre! É tanto tanto que não se cabe em si, nem nas palavras, tampouco no tanto que se quer viver.
O tanto é também a intensidade com que sentimos as coisas e nos entregamos a quem nos faz ser tanto. Um tanto assim tolo como alegre, brega como risonho, despercebido como intenso, escuro como iluminado, tanto nada como tanto tudo. Um tanto de um misto de coisas que se fazem por tanta fatalidade, acaso e escolhas que fazemos para...
O tanto que muda aquilo que se planejou e acreditou e para tanto o tanto que mudamos para nos adaptarmos sem perder o tanto que carregamos na alma e não é passível de se deixar. Nada é inteiramente seguro, nada é completamente certo. A vida muda num segundo e o que era ontem já não é mais amanhã.
(...)
Tanto por viver e tanto por dizer que nem sei... Esse tanto tanto que não cabe em mim, como não cabe nem no tanto ou ao menos no tanto de si. Que dirá nas palavras ou no tanto que se quer viver.
Mas há o que se quer tanto ainda que seja sabido que nossos desejos e intenções de vez em quando sejam um tanto traidores. Mas é preciso confiar, ainda que a intuição seja o único argumento. E os tantos vão passando pelas nossas vidas, dizem uns...
Tanto por viver que há um tanto de vida que não vivo. Tanto por dizer que é um tanto de coisas assim que nem digo. Quero tanto para mim e para os meus e mesmo nesse tanto que quero ainda é pouco perante o tanto que o tanto é.
(...)
Leia na íntegra, neste sábado, 8, no caderno Light de A VOZ DA SERRA.
FARMÁCIA POPULAR (1)
Para aumentar o número de farmácias populares, aquelas que vendem remédios contra a hipertensão, o colesterol, o diabetes e anticoncepcionais com 90% de desconto através de subsídios do governo federal, a Caixa Econômica já está recebendo cadastros de donos de farmácias interessados em fazer parte da rede.
FARMÁCIA POPULAR (2)
Os interessados podem procurar as agências da Caixa ou acessar o site: www.caixa.gov.br/farmaciapopular. Com o credenciamento pela Caixa, o governo quer diminuir a burocracia, diminuir os prazos para ingresso dos novos estabelecimentos e dar à população mais oferta de farmácias e drogarias conveniadas. O processo que antes levava até quatro meses agora, pelo banco, segundo o governo federal, vai levar, no máximo, um mês e meio.
DIA DAS MÃES (1)
Mais de 200 mil dúzias de rosas devem sair de Vargem Alta até domingo. Os cálculos são da Emater. O Dia das Mães e finados são as duas datas em que mais se vendem flores. O polo de Vargem Alta, um dos maiores do país, abastece não só Nova Friburgo como quase todas as cidades do estado do RJ. Os produtores esperam lucrar, já que pela demanda, o preço também tem uma elevação.
DIA DAS MÃES (2)
O comércio local através da CDL e do SinComércio promove hoje, 7, e amanhã, 8, as já tradicionais apresentações musicais pelas ruas da cidade nas datas mais marcantes, no caso específico em homenagem ao Dia das Mães. As apresentações estão a cargo do grupo Tom Sobre Tom acompanhados por casais de bailarinos da Academia Ricardo Rocha. Haverá ainda distribuição de rosas vermelhas às mães durante as apresentações.
CENSO (1)
Dez anos depois do último censo, o novo a se realizar neste ano já tem data para começar: 1º de agosto. Pela primeira vez, o censo será totalmente informatizado, e os entrevistados poderão optar por responder às perguntas pela internet. Os recenseadores, mais de 150 só em Nova Friburgo, terão equipamentos de mão, pelos quais irão coletar as informações dos entrevistados e enviá-las a um computador central.
CENSO (2)
Se o entrevistado preferir, poderá responder às perguntas via web, mas mesmo assim terá que receber em casa o recenseador, que lhe informará uma senha de acesso e dará as orientações de como transmitir as informações. Todos os domicílios brasileiros serão visitados. Ainda no final do ano já serão divulgados os dados mais básicos, como o tamanho da população, sexo, cor e a estrutura etária.
CENSO (3)
O censo terá dois tipos de questionários. O mais simples, com cerca de 15 perguntas, será direcionado à maioria dos cidadãos, que levarão de dez a 15 minutos para responder-lhe. Já o questionário do tipo amostra será respondido apenas por parte das pessoas e terá mais de cem perguntas. Neste caso, o tempo da entrevista será de 30 a 40 minutos.
CEDERJ
O Cederj abriu as inscrições para o seu vestibular de meio de ano. As aulas começam já no segundo semestre. São vagas para mais de 40 polos, sendo um deles em Nova Friburgo, onde são oferecidos os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas com 45 vagas e Pedagogia com 40 vagas. Os interessados têm até o fim do mês, dia 31, para se inscreverem pelo site www.vestibular.cederj. edu.br.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário