A solidariedade que aquece

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Hoje é dia

  • do funcionário público aposentado
  • do serviço de veterinária
  • Mundial de combate à seca

O dia
Em 17 de junho de 1996, um grande incêndio atingiu a favela de Heliópolis, a maior de São Paulo. Quatro pessoas morreram e 50 barracos e um prédio inacabado foram destruídos.

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Câmara reduz de 25% para 6% IR sobre remessas de dinheiro ao exterior
  • Ex-prefeito de Mangaratiba é condenado a 52 anos de prisão por corrupção
  • Eduardo Cunha admite estar 'decepcionado' com resultado do Conselho de Ética
  • Record negocia filme e série sobre a vida de Suzane von Richthofen
  • Suíça confirma Federer, Wawrinka e Hingis na Olimpíada do Rio

Palavreando

Somos encontros que fazem o mundo girar e os planetas e as galáxias dançarem na valsa do universo.     

A solidariedade que aquece

Nada aquece mais do que o calor humano. Aprendi com o saudoso professor Eraldo, que coordenava o projeto Sopão do Colégio Anchieta, que a doação faz mais bem a quem a pratica do que propriamente a quem recebe. A experiência de se doar é uma das mais intensas e belas que o ser-humano pode cultivar.

A mais rara das doações tem sido a do tempo. Tirar um tempo de sua vida para ajudar o outro é algo extraordinário. Porque todos nós, mais ricos ou menos ricos, mais pobres ou menos pobres, temos a mesma quantidade de tempo. Ninguém, absolutamente ninguém, por mais que seja poderoso, tem mais de 24 horas em um dia.

É admirável aqueles que nas noites escuras e frias distribuem a sopa quentinha aos moradores de ruas ou às comunidades mais carentes, como faz o pastor Nilson Godoy e os membros da Igreja Batista de Olaria. Esse é só um exemplo de pessoas que mais do que distribuírem o alimento, olham nos olhos dessas pessoas, conversam com elas, reconhecendo-as como iguais.

Não tiro o mérito de quem limpa seu armário e doa cobertores ou agasalhos que não servem mais. Também estão fazendo a sua parte. Mas reconheço ainda mais os que fazem isso e também dispõem de seus tempos para a causa que é o outro.

Nada aquece mais do que a solidariedade. Nesse frio intenso registrados nos últimos dias, o calor humano se intensifica. Doemos mais do que aquilo que não nos serve mais. Sirvamos nosso tempo, nossas orações, nosso olhar. Muitas das vezes ser percebido aquece tanto quanto um cobertor.

Greve dos professores (1)

A greve dos professores da rede estadual que já é uma das com maior duração da história pode estar perto do fim. Além da decisão judicial que obriga que pelo menos 70% das aulas sejam retomadas, o governo do estado apertou ainda mais o cerco e cortou o ponto dos professores que estão em greve.

Greve dos professores (2)

Segundo o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe), pelo menos 20 mil docentes estão participando do movimento, iniciado no último dia 2 de março. A Secretaria estadual de Educação confirmou que os servidores serão descontados pelos dias não trabalhados. Segundo o órgão, a medida foi tomada com base na decisão judicial que cassou, na terça-feira, 14, a liminar que dava aos grevistas o direito de não ter o ponto cortado.

Pagamento dos servidores do estado (1)

A Defensoria Pública quer que o estado divulgue hoje, 17, a data de pagamento da segunda parcela dos salários dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. O governo ainda não informou quando fará o depósito do restante dos vencimentos. Dependendo da resposta, a Defensoria diz que pode tomar as medidas judiciais cabíveis.

Pagamento dos servidores do estado (2)

O estado pagou a primeira parcela dos salários na terça-feira, 14. Alguns funcionários inativos reclamaram de atraso no pagamento. O governo do estado informou que os funcionários que têm portabilidade — contas em outros bancos que não o Bradesco — receberam apenas nesta quarta-feira, 15. O salário de maio foi parcelado para todos os servidores, exceto os da educação.

Segundona Carioca (1)

Neste sábado, 18, às 15h, serão definidos os finalistas do 2º turno do Campeonato Estadual da Série B. Em Campos, o Americano recebe o Olaria, após empate em 1 a 1 na Rua Bariri, a casa do Olaria. Novo empate leva a decisão para os pênaltis. O Americano já está nas finais por ter tido a melhor campanha na soma dos dois turnos. Caso conquiste a vaga pelo 2º turno, quem herda a vaga é o Itaboraí por ter tido a segunda melhor campanha.

Segundona Carioca (2)

Os campeões de turno entram com vantagem nas finais somando um ponto de bonificação. O Nova Iguaçu já está classificado para as finais por ter ganho o 1º turno. Na outra semifinal, o Campos precisa apenas de um empate dentro de casa, após ter derrotado o Audax por 3 a 2. 

Foto da galeria
Série de panorâmicas de nossas montanhas ao amanhecer. Essa é uma vista pouco conhecida, apesar de ficar no Centro: Bairro Suíço.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.