Sextou!

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Pelos próximos meses, a jornalista Laiane Tavares assina a coluna no lugar do titular Wanderson Nogueira. A Justiça Eleitoral determina que candidatos nas Eleições 2018 não podem apresentar, participar ou dar nome a programas de rádio e TV. A regra não se aplica aos órgãos impressos. Mesmo assim, o colunista e A VOZ DA SERRA, em comum acordo, optaram pela alteração neste período. Wanderson Nogueira volta a assinar o Observatório em outubro, após o período eleitoral.

Hoje é dia
• do cantor
• Mundial do Rock
• do engenheiro de saneamento

O dia
No dia 13 de julho de 1954 o mundo se despediu de Magdalena do Carmen Frida Kahlo Calderón, conhecida por seu pseudônimo artístico, Frida Kahlo. Ela morreu já abatida por conta de uma broncopneumonia. Artista, revolucionária e feminista, Frida se tornou uma das mais importantes pintoras mexicanas do século 20. Nem mesmo os graves problemas de saúde que teve ao longo de toda a vida, foram capazes de apagar sua inquietação e genialidade. Símbolo da luta pela liberdade e direito das mulheres, até hoje seu espírito empoderador influência e inspira mulheres por todo o mundo.

Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto:

• Erupção na Guatemala deixa 113 mortos e prejuízo de 219 milhões de dólares
• Congresso aprova diretriz orçamentária de 2019 e permite reajuste para servidor
• Cientistas criam método para reduzir testes em animais de laboratório
• Guerra comercial entre Estados Unidos e China altera mercado mundial de alimentos
• Médico de Michael Jackson diz que cantor foi quimicamente castrado pelo pai

Palavreando
“Você não encontra a paz evitando a vida”
(Virginia Woolf)

Sextou!
Já ouviu, leu ou reproduziu essa expressão? “Sextou” é um grito de alívio que surge ao fim da semana como precursor da liberdade. É estado de espírito, é possibilidade de enfim viver depois de a semana ter lhe sequestrado toda leveza com sua asquerosa rotina depreciativa. Sim, a rotina é depreciativa. Nada desqualifica mais nossa existência do que essa tal de rotina, sempre com seus horários cronometrados, atos reprodutivos e funções normativas. Mas, num desses acordos onde a gente assina para perder, a humanidade definiu que aceitaria a rotina como via de ordem e progresso.  E aqui estamos nós, estressados, sem tempo, personagens secundários de uma tragicomédia com bilheteria fracassada, onde “ordem e progresso” virou slogan de um governo que a cada canetada volta dois séculos.
Esse sentimento que permeia nosso rancor com a semana é quase tangível as segundas de manhã. O dia mundial de começar a mudar a rotina da dieta, dos hábitos, das metas e objetivos. Enfim, segunda-feira é um eterno primeiro de abril onde a gente se engana, mas não engana ninguém. O problema não é a falta de compromisso com a nossa vida, é claro que a gente quer e tenta fazer o nosso melhor. Mas como? O dia só tem 24 horas. E a gente ainda precisa dormir. E a gente dorme até quando não precisa porque, sinceramente, rotina cansa.
Mas está escrito: ao final do quinto dia “sextarás”. É por isso que eu sexto, tu sextas, ele sexta, nós sextamos! Mesmo com todo o desgaste dos dias (in)úteis onde nossa vida nos pertence só entre o horário de almoço e do café, permanece viva em nós, toda forma de dizer ao mundo, que a nossa esperança não será aprisionada. Nós somos o povo que transformou a sexta-feira em verbo. Quem precisa de hexa se ele só chega no domingo?

Celulares bloqueados
O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai antecipar a implantação do sistema de bloqueio de novos celulares irregulares no estado do Rio para 8 de dezembro. A medida, que tinha início previsto para 2019, foi antecipada para atender uma solicitação do Gabinete de Intervenção Federal no estado do Rio. Serão alvo da ação de implantação do bloqueio de novos terminais móveis irregulares, denominada Projeto Siga, telefones móveis não certificados, com imei (número de identificação único para cada celular) adulterado, clonado ou outras formas de fraude. A situação do aparelho pelo imei pode ser consultada no hotsite Celular Legal, criado pela Anatel. Para saber o imei do celular basta discar *#06# no aparelho.

Foto da galeria
#OmelhorFriodoRio - Vinho e lareira. Tem combinação melhor pra curtir esse frio? Registro de Lídice Maria em destaque na página oficial da campanha “Nova Friburgo - O melhor frio do Rio” no instagram.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.