Colunas
Seremos campeões - 9 de agosto 2011
Sem qualquer tipo de ufanismo, afirmo que o futebol carioca vive um grande momento e que o título brasileiro permanecerá no Rio. Claro que não dá para sentenciar tal profecia, o futebol é mágico e há outros bons times na disputa, mas dá para acreditar que Flamengo, Vasco e Botafogo brigarão pelo título.
O Flamengo tem o melhor meio-campo, o Botafogo o melhor ataque e o Vasco a melhor defesa da competição. Mas não é errôneo dizer que o Vasco e o Botafogo têm também excelentes meios, como o Flamengo tem uma boa defesa.
Tanto Flamengo, como Vasco e Botafogo são times coesos, com jeito de vencedor. Ao lado deles colocaria ainda o Corinthians e o São Paulo nessa briga pelo título. O Corinthians pelo elenco e o São Paulo mais pela estrutura. Mas falando de times com jeito vencedor como esses o são, até os vencedores derrapam uma vez ou outra, como o Flamengo derrapou diante do Ceará, o Vasco diante do próprio Botafogo e o Glorioso frente ao Figueirense, apenas para citar alguns exemplos.
Até diria que o Flamengo tem a sorte de campeão, o Vasco a competência e o Botafogo talvez os dois. Não quero dizer com isso que o Botafogo seja o favorito entre os três. É apenas uma análise que cai por terra sempre que a bola rola e a sucessão de fatos contraria as estatísticas, as superstições e principalmente os prenúncios.
Mais importante que apontar este ou aquele como favorito ao título é a clareza de que ficarão na briga apenas aqueles que daqui a cinco rodadas, quando terminar o turno, estiverem no pelotão de frente. Nesse campeonato aí que se desenha não vejo espaço para uma surpresa, um time que arranque do nada lá das posições debaixo para alçar a frente. Nem o moleque Santos é capaz disso. Aqueles seis, sete que virarem o turno nas primeiras posições é que permanecerão na briga. Aliás, vejo uma briga boa e intensa, cheia de altos e baixos.
Com isso quem ganha é o futebol e o torcedor!
Ao futebol do Rio só temos o que comemorar. Dois títulos seguidos e a possibilidade de um inédito terceiro. Jamais o futebol carioca conquistou três títulos nacionais seguidos. Na era dos pontos corridos, nunca vivemos momento tão singular, com três cariocas no pelotão de frente. Agora é torcer para que Flamengo, Vasco e Botafogo se mantenham na disputa até o fim! Time com qualidade eles têm, vontade também parece que não falta. Dá para sonhar!
Alerta de nova tragédia (1)
O relatório preliminar do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro) sobre a inspeção das áreas atingidas na tragédia das chuvas de janeiro foi revelado e mostra: o risco de novas catástrofes na região para o próximo verão é grande.
Alerta de nova tragédia (2)
De acordo com a inspeção em Nova Friburgo e Teresópolis, as enchentes e os deslizamentos deixaram o terreno instável, o que potencializa a probabilidade de uma nova tragédia. Além disso, as incursões mostraram que boa parte de população local está voltando a morar nas mesmas áreas de risco, inclusive reconstruindo novamente suas casas.
Alerta de nova tragédia (3)
Segundo ainda o relatório, nenhum medida de efetivo alcance foi tomada, é agora há apenas três meses do próximo período de chuvas que vai de outubro a março, há a necessidade de medidas preventivas a serem urgentemente providenciadas.
Alerta de nova tragédia (4)
A proposta do CREA-RJ é que sejam instaladas sirenes nas principais regiões afetadas na tragédia onde há ocupação humana; implantação de sistema de aviso prévio e criação de abrigos nas áreas de risco. O relatório está sendo entregue ao Ministério Público Estadual a fim de pressionar o Poder Público.
Greve dos professores (1)
Hoje, 9, acontece uma nova assembleia na capital fluminense, mais precisamente nas escadarias da Alerj, para definir os rumos da greve dos professores da rede estadual de ensino. A classe já está parada há mais de 60 dias.
Greve dos professores (2)
O governo estadual ofereceu reajuste de 3,5%, enquanto os professores reivindicam reajuste de 26%. O governo também ofereceu a antecipação da parcela de 2012 do programa Nova Escola (retroativo a julho) e descongelamento do plano de carreira dos funcionários.
Greve dos professores (3)
Os profissionais de educação pedem a incorporação imediata de todas as parcelas do Nova Escola e criticam o parcelamento da antecipação que, segundo eles, só disfarçaria o aumento. Enquanto isso, muitos alunos permanecem sem aulas e fica a dúvida se a reposição de aulas será feita a contento.
Dia dos Pais (1)
O comércio local está autorizado a estender o horário de funcionamento durante toda essa semana em virtude do Dia dos Pais. Até o sábado, 13, o comércio tem permissão para funcionar até 20h.
Dia dos Pais (2)
As lojas estiveram autorizadas a abrir no último domingo, 7, e também a abrir mais cedo ontem, às 9h. No entanto, poucas lojas aderiram à proposta e o movimento nas ruas foi baixo.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário