Colunas
Sem novidades - 19 de outubro.
Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro se completou sem apresentar grandes novidades. O clássico carioca terminou empatado. Até aqui, todos foram assim, sem vencedores. O Flamengo melhorou com Luxemburgo, o que não quer dizer que o time seja bom. No entanto, lutará por uma vaga na Sul-Americana e nada mais. O Vasco peca na ingenuidade e fora de casa é difícil esperar algo maior que um empate. Quando um ou outro faz besteira, o empate vira derrota.
A oito rodadas do fim, 24 pontos em disputa, tudo continua indefinido, apesar de encaminhado. Nada de diferente do que na rodada anterior. Fluminense e Cruzeiro na briga direta pelo título. Corinthians, Santos e Inter correndo por fora. Libertadores bem encaminhada, mas com Atlético-PR, Grêmio e São Paulo com sinais de que lutarão até o fim por um milagre que pode se realizar. Botafogo e Palmeiras correndo por fora. Vasco, sempre um sonho longínquo, mas matematicamente possível, ainda que qualquer coisa maior que 0% apresente-se como possível, o que é o caso do Vasco. Ao Flamengo resta somar pelo menos mais duas ou três vitórias para se ver livre do rebaixamento que tem Prudente já na segundona e Goiás quase lá. As outras duas ingratas vagas ficarão numa disputa tão ou mais interessante que a pelo título: Avaí, Vitória, Atlético-MG, Atlético-GO e Guarani. Flamengo, Ceará e Vasco precisam apenas fazer o dever de casa para evitar riscos.
Como nas edições anteriores do sistema de pontos corridos, alguns times, especialmente os da parte de baixo da tabela, crescem e muito de rendimento, o que pode apresentar as tais novidades que todos esperam nas rodadas finais. Outro fator interessante é que sempre há um ou dois do meio da tabela que conseguem arrancadas incríveis que podem colocá-los na Libertadores, por exemplo. Grêmio e São Paulo ensaiam esse papel.
Dos cariocas, sinceramente, a grande esperança é o Fluminense. Apesar de ter caído de rendimento nas últimas rodadas, a expectativa é que a busca pelo título possa dar a motivação para o time crescer. O Botafogo, outro que caiu vertiginosamente de rendimento, há ainda pelo que lutar, mas cumprir tabela pode ser seu destino e há que se fugir disso. O Vasco está renascendo e esse é um processo difícil e que exige grande paciência de sua já impaciente torcida. Sul-Americana a caminho. Se der bobeira poderá ter que lutar contra o rebaixamento, mas tem time para estar num lugar mais tranquilo. Mesma situação do Flamengo, que apesar de não ter um grande time, ainda é melhor do que alguns outros. Dá para lutar por Sul-Americana, mas antes precisa afastar de vez qualquer risco.
Sei, sei que é difícil passar por um campeonato de nove longos meses e não ver nascer uma criança bonita, mas esse é o dissabor de uma competição por pontos corridos.
Operação IPVA (1)
Como ocorrido no segundo semestre do ano passado e início deste ano, o Detran já iniciou, no interior do estado, as operações contra inadimplência do IPVA e consequente falta de vistoria veicular. O trabalho foi iniciado no último feriadão, com mais de 500 veículos apreendidos.
Operação IPVA (2)
Macaé, Rio das Ostras e Búzios foram as primeiras cidades visitadas. Nova Friburgo deve receber a operação em breve, ainda sem data confirmada. Vale lembrar que as operações são anunciadas com antecedência e geralmente acontecem em feriados e fins de semanas.
Friburguense (1)
Após a derrota para o América no último domingo, 17, (2 a 0), o Friburguense agora faz as contas para saber o que precisa no returno para conquistar a vaga para a final da Copa Rio. O tricolor da serra precisa de três vitórias nos três jogos restantes ou, em projeções mais otimistas, duas vitórias e um empate.
Friburguense (2)
A favor do time, o fato de fazer dois jogos em casa (Goytacaz e América). Contra, a própria tabela, já que antes dos dois confrontos em casa, o Friburguense sai para enfrentar o Bangu, sábado, 16h. Lembrando que os horários das partidas, antes 15h, foram ajustados devido ao horário de verão.
Catapora (1)
Aumenta casos de catapora no estado do Rio. As autoridades estão em alerta e pedem a colaboração da população para frear a proliferação da doença. A enfermidade, que atinge principalmente crianças, é comum durante a primavera, quando as temperaturas estão mais elevadas.
Catapora (2)
Provocada por um vírus, a catapora é uma doença altamente contagiosa, mas benigna. A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto. Depois de infectado, o paciente fica imune à enfermidade. Uma criança tem 97% de chance de contaminar pessoas que não tenham sido imunizadas, por isso é necessário o afastamento do paciente de locais públicos, como escolas.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário