Colunas
Saudades de você - 20 de janeiro 2012
Às vezes até aparece que você está aqui. Sobe aquele arrepio pela espinha e sua presença é forte, mágica, mas nunca inesperada. Pelo contrário, espero que venha, ainda que eu não possa te ver e ter uma prosa com você.
Se tivesse essa oportunidade diria que tenho saudades... Saudades dessas que doem, mas que também são provenientes de um privilégio único e indescritível. Privilégio de quem teve a sorte grande de conhecer alguém como você. Isso me orgulha, porque tenho tentado no seu exemplo ser uma pessoa melhor.
“O que você faria nessa situação?” Quantas vezes me pego fazendo essa pergunta... Relembro suas falas e atitudes. Levanto os olhos ao céu e de certa forma encontro as respostas.
(...)
Você não está mais aqui, mas no fundo no fundo sei que me ouve e de certa forma também posso te sentir.
Sentir falta de alguém não é algo que passa. O tempo apenas aquieta essa necessidade. E é nos momentos de silêncio que mais sentimos. É naqueles...
Sorrimos então com lágrimas nos olhos e alma na garganta pela pura e misteriosa sensação de que aquela pessoa, ainda que não se possa vê-la, está ali, te acompanhando e tomando ciência de que você realmente a tem como importante na sua história e imprescindível na sua biografia. Pensa: “Eu estou torto, bambo, capenga por não te ter aqui, mas jamais saberia o que é andar, correr, voar se não tivesse existido na minha existência”.
(...)
Te esquecer, como eu poderia te esquecer mesmo sabendo que não é confortável saber que seu rosto não habita mais minhas novas fotos, que você não retornará aqui. Porém, a desconfortável saudade e todos os dias incompletos não me retiram o quanto é linda a experiência de ter alguém inesquecível.
(...)
E te reencontro na mesa de jantar, na sala de estar, na esquina da rua, em vídeos antigos, em fotos amareladas, no calendário da agenda, no recado de geladeira, na sua série preferida, no seu livro de cabeceira, na música que me apresentou, na dor que não cessa, na alegria que não esqueço, no que me disse, no que não disse, no plano que não deu tempo de ocorrer, nas coisas grandes e pequenas que ficaram para trás e que também nos acompanham para o futuro. Te reencontro em muitos lugares, para não dizer em tudo. Te reencontro nos sonhos, nas orações que faço, no vislumbre do amanhã e na inabilidade do ontem. Queria ter sido mais...
Leia na íntegra, amanhã, 21, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA
Carnaval 2012
Se tudo der certo, nos trâmites burocráticos, as agremiações carnavalescas e a Liga receberão as subvenções na semana que vem. Antes disso é impossível, pois o processo está indo para o Tribunal de Contas. Protocolado, deve chegar às mãos do prefeito na segunda, 23, o que faz crer que as subvenções sejam repassadas na quarta, 25.
Ausências no carnaval
Folia confirmadíssima, mas possivelmente mais de uma agremiação pode não estar nos desfiles. O Globo de Ouro já anunciou oficialmente que não desfilará entre os blocos de enredo. A baixa entre as escolas de samba pode ser o Acadêmicos do Prado, que enfrenta dificuldades, mas que garante: desfilará.
Escolas de samba
Ainda entre as escolas, o Alunão escolheu o seu samba no último domingo, 15, mas está com tudo ok para participar dos desfiles. Imperatriz, Vilage e Saudade estão adiantadas e, inclusive, já tem seus sambas, escolhidos ainda em 2010 para o carnaval 2011 que acabou não ocorrendo, sendo tocados nas rádios locais.
Uerj na Filó
Fortemente atingida pelas chuvas de janeiro do ano passado, a Uerj se transferiu inicialmente para uma universidade particular nas Braunes, a Estácio. Desde então, iniciou a adaptação de um galpão na Fábrica Filó para transferir para lá as suas atividades.
Transferência ainda neste semestre
A previsão era de mudança ainda no segundo semestre do ano passado, mas não ocorreu por conta de atrasos nas reformas para adaptação do espaço. Agora, tudo leva a crer que a transferência das atividades se dará já no início deste semestre.
Laboratórios
Na área de propriedade da fábrica em que a Uerj se instalará, estará montada parte dos laboratórios que funcionavam na antiga sede, na Fundação. Essa era uma das principais reclamações dos alunos dos cursos de engenharia que não tinham mais essa atividade.
Senac na comunidade
Estão abertas até o dia 30 de janeiro as inscrições para o processo seletivo de instituições que desejam receber em suas sedes programas de capacitação básica profissional do Senac Rio como o Senac na Comunidade e Sem Limite. As inscrições, entre outras informações podem ser acessadas no site www.rj.senac.br ou pelo e-mail responsabilidadesocial@rj.senac.br.
Cursos gratuitos
Podem participar entidades sem fins lucrativos, tais como organizações não governamentais (ONGs), centros comunitários, associações de moradores e instituições religiosas. Entre os critérios de seleção na escolha dos parceiros, destacam-se as viabilidades técnicas e operacionais do espaço onde serão realizados os cursos. Os cursos a serem oferecidos, gratuitamente, são de administração, informática, vendas e jardinagem. E têm previsão de início para março.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário