Colunas
Saudades de você
Hoje é dia
de finados
O dia
Em 2 de novembro de 2003, a Igreja Episcopal nos Estados Unidos consagrou o seu primeiro bispo homossexual. Gene Robinson, que era divorciado e tinha dois filhos, vivia há 13 anos com um companheiro.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- FGV projeta que PIB cairá 0,5% e Brasil não sairá da crise em 2017
- Crivella pode ser aposta evangélica para eleição presidencial de 2018
- Fundo Amazônia deve ter prazo prorrogado em dez anos
- Cerca de 300 locais de prova terão Enem adiado por causa de ocupações
- Acordo de R$ 69 milhões com a Globo faz ruir união na Primeira Liga
Palavreando
Por mais que nos diferenciemos um dos outros, nossos desejos não diferem tanto assim.
Saudades de você
Às vezes até parece que você está aqui. Sobe aquele arrepio pela espinha e sua presença é forte, mágica, mas nunca inesperada. Pelo contrário, espero que venha, ainda que eu não possa te ver e ter uma prosa com você.
Se tivesse essa oportunidade, diria que tenho saudades... Saudades dessas que doem, mas que também são provenientes de um privilégio único e indescritível. Privilégio de quem teve a sorte grande de conhecer alguém como você. Isso me orgulha, porque tenho tentado no seu exemplo ser uma pessoa melhor.
“O que você faria nessa situação?” Quantas vezes me pego fazendo essa pergunta... Relembro suas falas e atitudes. Levanto os olhos ao céu e de certa forma encontro as respostas.
Como eu gostaria de lhe ter aqui! Mas isso é egoísmo bobo, e eu, tolo, compreendo sem querer aceitar que chamados para novas e grandes missões devem ser prontamente atendidos. Ainda mais chamados dele, detentor de extrema sabedoria que nenhum homem, biblioteca ou tecnologia jamais terão.
Mas, ao mesmo tempo, admitindo minha ignorância e achando que tenho alguma relevância nesse grande universo, sonho em te ter aqui pelo menos mais uma vez. Talvez, tentaria dizer tudo que não disse, te perdoaria pelas falhas que sequer cometeu, pediria perdão por tudo e pelo que sequer tenho compreensão, e, por fim, te abraçaria com força para dizer sem uma palavra que amor é sempre amor.
Você não está mais aqui, mas no fundo, no fundo, sei que me ouve e de certa forma também posso te sentir. Sentir falta de alguém não é algo que passa. O tempo apenas aquieta essa necessidade. E é nos momentos de silêncio que mais sentimos. É naqueles instantes em que os olhos vagam pelo nada que encontramos tudo na falta que aquela pessoa faz. E você pensa: “como gostaria de tê-lo aqui e agora”.
Sorrimos então com lágrimas nos olhos e alma na garganta pela pura e misteriosa sensação de que aquela pessoa, ainda que não se possa vê-la, está ali, te acompanhando e tomando ciência de que você realmente tem ela como importante na sua história e imprescindível na sua biografia. Pensa: “eu estou torto, bambo, capenga por não te ter aqui, mas jamais saberia o que é andar, correr, voar se não tivesse existido na minha existência”.
Queria ter sido mais do que fui e construído mais do que construí com você. É ausência de você ao mesmo tempo que falta de ter feito mais e ter sido tudo que podia ser. A gente sempre quer mais, porque sabe que pode ser mais.
Te esquecer, como eu poderia te esquecer mesmo sabendo que não é confortável saber que seu rosto não habita mais minhas novas fotos, que você não retornará aqui. Porém, a desconfortável saudade e todos os dias incompletos não me retiram o quanto é linda a experiência de ter alguém inesquecível.
A pausa de vida da maneira que conhecemos não nos desconecta das lembranças, nem dos sonhos. Os sonhos permanecem e podem ser consumados. O que não foi feito na esfera desse tempo-espaço tal qual conhecemos pode ser feito em outras esferas-tempo e até mesmo através dessa ponte que aparece entre a vida que fica e a vida que vai. A fé é quem nos abastece dessa esperança não só de reencontro futuro, mas de reencontro presente.
E te reencontro na mesa de jantar, na sala de estar, na esquina da rua, em vídeos antigos, em fotos amareladas, no calendário da agenda, no recado de geladeira, na sua série preferida, no seu livro de cabeceira, na música que me apresentou, na dor que não cessa, na alegria que não esqueço, no que me disse, no que não disse, no plano que não deu tempo de ocorrer, nas coisas grandes e pequenas que ficaram para trás e que também nos acompanham para o futuro.
Te reencontro em muitos lugares, para não dizer em tudo. Te reencontro nos sonhos, nas orações que faço, no vislumbre do amanhã e na inabilidade do ontem. Queria ter sido mais preciso, mais perfeito, mais amigo, mais você. Queria que isso tivesse ficado mais claro! Mas você não está mais aqui...
Todavia, no fundo, no fundo, sei que me ouve e de certa forma também posso te sentir. Saudades de você...
Desconto em multas (1)
Um aplicativo para celular do Denatran vai dar um desconto de 40% no valor da multa aplicada aos motoristas infratores. Para isso, o condutor terá que reconhecer que houve a infração, sem apresentar defesa prévia ou recurso, e pagá-la até a data de vencimento. O aplicativo se chama Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Desconto em multas (2)
Segundo o Denatran, o programa vai facilitar a comunicação de infrações de trânsito entre os órgãos de autuação e os motoristas. O aplicativo atende a uma lei que fala sobre o sistema de notificação eletrônica. O aplicativo estará disponível nos sistemas Android (Google) e iOS (Apple). Depois de instalar o dispositivo, o motorista precisa se cadastrar. O Estado do Rio vai aderir ao aplicativo, outros estados, no entanto, não.
Alerta (1)
O Detran-RJ alerta que não envia por e-mail informação alguma sobre multas. O aviso foi publicado depois de motoristas terem recebido grande quantidade de mensagens eletrônicas falsas sobre supostas pontuações em infrações de trânsito. Muitas delas têm sido mandadas inclusive com boletos, utilizando o logotipo do Detran de maneira mal intencionada, mas que em hipótese alguma devem ser pagos, adverte o órgão.
Alerta (2)
Segundo o departamento, informações sobre multas, defesa de processos de infrações ou suspensão e cassação da carteira de motoristas são comunicados exclusivamente em publicações no Diário Oficial do estado e por meio de correspondências mandadas pelos Correios. Os usuários do órgão só recebem por e-mail notificações sobre prazos para vistoria e vencimento da Carteira Nacional de Habilitação e da identidade. Essas mensagens só são enviadas para quem se cadastrar no sistema e solicitar o envio dos dados.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário