São Vicente - 10 de agosto 2011

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Quando nada parece estar legal, quando a cidade parece estar esmorecendo mais uma vez, então o ser humano dá o seu show através do exemplo. Show de humanidade. Show de alegria. Show de solidariedade. Compaixão e envolvimento. Aliás, nenhuma sociedade é forte sem comprometimento e envolvimento. É com comprometimento e envolvimento que a gente evolui e a comunidade cresce.

Conheci a Casa São Vicente de Paulo quando menino. Meus pais queriam me mostrar o valor da vida e da perseverança. Para tanto, mais do que palavras, me mostraram as cenas do mundo real que nem sempre é justo.

Anos mais tarde, trabalhando no Colégio Anchieta, conheci mais profundamente o trabalho da Casa dos Pobres. Lá, os alunos do Colégio eram envolvidos em diversas atividades de voluntariado. A Festa Agostina era apenas um trabalho, onde através do incentivo da Pastoral com apoio da professora Jane Ayrão, os alunos e funcionários do Anchieta eram convidados a formar par com os internos da Casa Vicentina para a quadrilha.

Hoje, voltei lá para mais uma edição da festa. Grande festa onde pude ver os friburguenses envolvidos e comprometidos com a sua cidade. Gente de bem, provando que o bem vence sempre. Eram empresários colocando a mão na massa, promovendo leilão, ajudando na arrumação das mesas e atendendo nas barraquinhas. Eram pessoas comuns, vendendo os bilhetes, ajudando no som ou simplesmente cantando no palco para alegrar uma feliz tarde de domingo.

Nem a queda de uma barreira que destruiu o galpão onde ficavam guardados o material da festa foram capazes de impedir ou diminuir a vontade de realizar o evento que arrecada fundos para a instituição. Pelo contrário, isso deu ainda maior ânimo.

Muitas das vezes, essas tragédias despertam nas pessoas uma centelha que explode em vontade, garra, atitude. Elas se sentem ainda mais desafiadas, e, motivadas dão ainda mais de si.

O resultado: um sucesso de festa, um verdadeiro show de solidariedade não por pena, mas sim por querer se dar, ajudar, dignificar. O sorriso estampado no rosto de um senhor na cadeira de rodas simboliza o que aquele movimento faz na vida de cada um que lá vive e tão bem é tratado pelas irmãs e funcionários da Casa São Vicente de Paulo. O brilho nos olhos resume o sentimento de quem ajuda, pois a ajuda por mais que faça bem a quem é ajudado, no fim faz mais bem ainda para quem doa.

Quando fica difícil acreditar no mundo e mais precisamente na nossa própria cidade, vem o exemplo de quem não tem cargo público, de quem não tem interesses escusos, de quem não tem o menor interesse em aparecer para se vangloriar. São atos como esse que nos fazem crer que é possível reconstruir e ir até além da reconstrução, promovendo um novo que quer nascer numa nova era que está para surgir!

Produção leiteira

A produção de leite no estado do Rio está alcançando índices elevados em todas as regiões. A informação da secretaria Estadual de Agricultura dá conta de que, em cinco anos, a produção saltou de 460 milhões para 600 milhões de litros em todo o estado. O norte-fluminense é a região que mais cresceu, puxada especialmente pelo município de Campos.

Vestibular Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou a quinta lista com os reclassificados para o curso de engenharia mecânica no campus da Nova Friburgo. Os candidatos convocados devem comparecer com os documentos exigidos para a matrícula, que deve ser feita hoje, 10, e amanhã, 11, das 10h às 16h.

Reconstrução do E.C. Filó (1)

O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura finalmente vem cumprindo a promessa de recuperar o campo de futebol do Esporte Clube Filó, na Vila Amélia. O espaço foi utilizado como bota-fora durante o período da tragédia de janeiro.

Reconstrução do E.C. Filó (2)

Toda a lama já foi retirada. Na última semana foi feita a terraplanagem e colocado saibro no espaço. Falta agora a construção de uma vala para canalizar a água que desce da encosta do local, marcar o campo e recolocar traves, telas e refletores. Serão feitos dois campos de society. Não foi determinado um prazo para a finalização dos trabalhos.

Friburguense

O tricolor da serra se reapresentou ontem, 9, no Eduardo Guinle, iniciando os trabalhos para a Copa Rio, que começa no dia 3 de setembro. A competição dá vaga na Copa do Brasil. Sem Rômulo, emprestado ao Botafogo, o Friburguense também deve perder o atacante Zambi — que negocia com um clube de Israel. Essas devem ser as duas únicas perdas do elenco que conseguiu o acesso à elite.

Malha fina (1)

A Receita Federal prepara uma fiscalização mais contundente nas pequenas e médias empresas. O trabalho será feito por meio do cruzamento de todos os dados declarados pelas companhias. O novo sistema de malha fina para as pequenas e médias empresas deverá estar funcionando a pleno vapor em 2013.

Malha fina (2)

A primeira fase já deve ser implementada no ano que vem com a organização do sistema, com a colocação das informações. Porém, os cruzamentos de dados devem começar somente em 2013.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.