Colunas
São João Batista, rogai por nós!
Hoje é dia
- do lavrador
- internacional das Aldeias SOS
- universal olímpico
O dia
Completam hoje, 23, 21 anos do assassinato de Paulo César Farias, o PC Farias, ex-tesoureiro de Fernando Collor. Ele foi morto aos 50 anos junto com a namorada Suzana Marcolino, em Maceió. Ela tinha 27 anos. O assassinato misterioso livrou o empresário do depoimento que prestaria sobre a corrupção no governo Collor. O laudo de crime passional sustentado pelo legista Badan Palhares, da Unicamp, sempre foi contestado por peritos, que achavam que sua conclusão havia sido direcionada.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Articulação de petistas e Psol deixa Lula irritado
- Joaquim Barbosa resiste em sair candidato à Presidência
- Romário quer Anitta no Senado para debater projeto que quer criminalizar funk
- Europa autoriza projeto para buscar vida extraterrestre
- Federação Internacional de basquete cobra mudanças para retirar sanção da CBB
Palavreando
A gente nunca sabe exatamente quando uma história termina, mas até as boas histórias terminam.
São João Batista, rogai por nós!
São João Batista, voz que clama no deserto: "Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias", ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo".
Acima, a oração de São João Batista, padroeiro de Nova Friburgo, cujas comemorações pela Igreja Católica acontecem neste fim de semana. O seu dia é celebrado amanhã, 24. Muitas cidades têm a tradição de, inclusive, decretar feriado no dia de seu padroeiro - o que não é o caso de Nova Friburgo.
Mais do que o santo em si, que até poderia suscitar polêmica religiosa, fica o exemplo do homem na história. Exemplo que os friburguenses de nascimento e escolha podem se espelhar.
A vaidade, o orgulho ou até mesmo a soberba jamais estiveram presentes em São João Batista, cujas comprovações se confirmam pelos relatos evangélicos. Fiel, um dos mais fiéis aos ideais Cristãos, sendo o primeiro percussor. João batizou Jesus, embora não quisesse fazê-lo, dizendo: "Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim?" (Mt 3:14). Mais tarde, João foi preso e degolado por Herodes Antipas, por denunciar a vida imoral do governante.
João Batista, São João Batista é a voz que clamava no deserto e anuncia a chegada do Messias. É considerado ainda um dos principais elos entre o Antigo e o Novo Testamento. Seu exemplo também demonstra sua força e perseverança na penitência ou mudança de atitude para cumprir sua missão!
Quantas de nossas vozes têm clamado no deserto? O quanto temos colocado de lado as nossas arrogâncias, soberbas e orgulhos? O quanto temos sido fiéis ao que acreditamos, se é que temos acreditado em algo? O quanto temos trazido da nossa história para conectarmos com o presente e o futuro? O quanto temos perseverado na nossa mudança de atitude para cumprirmos a missão de uma cidade melhor? O quanto temos sido João Batista?
O dia de nosso padroeiro, mais do que ser uma data historicamente ligada ao catolicismo, serve para que todos nós, católicos, evangélicos de todas as correntes, religiões afrodescendentes, espíritas, cristãos acima de tudo, nos espelhemos em João Batista e batizemos com fé o início de uma nova era. Dos nossos corações para a nossa cidade!
Racismo é crime (1)
A partir de agora, cartazes em delegacias alertarão que racismo é crime. A nova lei determina que as delegacias mantenham cartazes alertando que racismo é um crime que não prescreve, sem direito a fiança e que é de registro obrigatório nas unidades da Polícia Civil. O racismo é crime inafiançável no Brasil desde a Constituição de 1988.
Racismo é crime (2)
Os cartazes devem ser afixados nas delegacias, em locais visíveis, com o seguinte aviso: “Racismo é crime inafiançável e imprescritível (art. 5º, XLII, Constituição Federal). Denuncie, esta delegacia é obrigada a registrar a ocorrência! Lei Estadual 2.235/94”. O racismo é crime inafiançável no Brasil desde a Constituição de 1988.
Olho no verde (1)
Desmatamento ilegal zero da Mata Atlântica até 2018. Essa é uma das iniciativas do Projeto Olho no Verde, lançado, nesta sexta-feira, 23. Fruto de uma parceria entre Estado, Inea e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ Coppetec), o projeto envolve o monitoramento sistemático da cobertura florestal de uma área de sete mil quilômetros quadrados, onde se localizam os principais remanescentes florestais do estado.
Olho no verde (2)
Para isso, utiliza imagens de satélite de alta resolução obtidas semanalmente, o que permite identificar, com precisão, o corte até mesmo de uma única árvore. Para 2017, a proposta é buscar parcerias com os municípios para que o Projeto Olho no Verde possa ampliar seu alcance, além de lançar uma campanha de comunicação nas localidades onde foram registrados maiores número de alertas.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário