Colunas
Sambas-enredo de 2017
Hoje é dia
- do esperanto
- da mulher profissional de direito
- do jardineiro
O dia
Em 15 de dezembro de 1994, o Senado aprovou o projeto de lei que permitiu a entrada de TVs a cabo no Brasil.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- TSE apura candidatos sem voto e possível uso de 'laranjas' por cota feminina
- Pacote econômico propõe acabar com 10% de multa adicional nas demissões
- Relatório enviado à Fifa aponta políticos ligados à CBF na Lava Jato
- Brasil fica em 6º em lista de países mais ignorantes do mundo
- Amazon lança serviço para concorrer com Netflix no Brasil e dá desconto
Palavreando
Talvez isso seja felicidade, talvez seja apenas vida ao ponto que vida e felicidade são pleonasmo.
Sambas-enredo de 2017
Estamos no clima de natal, mas já estão sendo abertas alas para o carnaval. Já chegou às lojas e também às plataformas digitais o álbum com os sambas-enredos do carnaval 2017 do Rio de Janeiro. Com safra semelhante a desse ano, há bons sambas que prometem contagiar a Sapucaí. Destaque para o samba do Salgueiro, um dos melhores dos últimos anos. Aliás, o Salgueiro tem levado nos últimos tempos os sambas mais empolgantes e cantantes dos carnavais. Com melodia belíssima e letra forte, o samba-enredo da divina Comédia do Carnaval lembra aqueles que ficam para sempre na memória e são cantados em rodas de amigos.
Também não dá para passar indiferente pelo samba da Imperatriz Leopoldinense. Apesar de grande, o samba traz uma verdadeira tribo indígena para a melodia e letra. Com cantos fortes, pode garantir à escola uma evolução nota 10 na avenida.
Com um enredo que num primeiro momento faz torcer o nariz (Ivete Sangalo), a Grande Rio manteve a sua essência irreverente e conseguiu produzir um samba fácil de cantar e que conquista pela natural simpatia da artista baiana.
Dois outros sambas que merecem ser levados em conta são os da Beija-Flor e da Mangueira. Contam belas histórias em suas letras que fazem ouvidos atentos viajaram.
Há que se considerar o samba da Portela. Dos mesmos compositores do histórico samba deste ano, não repete o feito, mas é digno de elogios.
Mas, como gosto musical não se discute, estipular o melhor samba vai do gosto de cada um. Para mim, em 2017, o melhor samba é do Salgueiro: “Vou me perder pra te encontrar, enlouquecer, morrer de amar! Pra que juízo, amor? A noite é nossa… Do jeito que o pecado gosta!”.
E aí, qual o seu samba preferido de 2017?
Friburguense na Copa do Brasil (1)
O Friburguense conhece hoje, 15, o seu adversário na Copa do Brasil 2017, que começa no dia 8 de fevereiro. Pelas novas regras da competição, as duas primeiras fases serão disputadas em jogos únicos. Na primeira, os melhores ranqueados visitam os piores e têm vantagem do empate para se classificarem. O Friburguense, que é o pior ranqueado (208º) entre todos os participantes da competição, portanto, jogará em casa.
Friburguense na Copa do Brasil (2)
Na segunda, um sorteio definirá o mando de campo e a decisão será nos pênaltis em caso de empate. Em ambas as etapas, a renda será dividida da seguinte forma: 60% para o classificado e 40% para o eliminado. Onze equipes entram direto nas oitavas. Ou seja, dessa Pré-Copa do Brasil, apenas 5 das 80 equipes se juntarão a Palmeiras, Flamengo, Santos, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Chapecoense, Paysandu, Santa Cruz e Atlético-GO.
Salários estado (1)
O governo do estado depositou, integralmente, os salários de novembro dos servidores ativos da Educação. O pagamento foi possível devido à utilização da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Já os funcionários ativos e inativos da área de Segurança – policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários – recebem integralmente amanhã, 16.
Salários estado (2)
Os valores totais a serem pagos até sexta-feira representam 53,6% da folha de novembro, que é de R$ 2 bilhões. Os demais servidores ativos, inativos e pensionistas receberão, de forma escalonada, em calendário a ser estabelecido até o fim desta semana. É provável que recebam até 20 de janeiro em 6 parcelas, como no mês anterior.
Economia Solidária
A feira de artesanato que acontece a cada 15 dias, durante três dias, na Avenida Alberto Braune, irá manter o projeto Economia Solidária Natalina, até 22 deste mês, nos horários das 9h às 19h. Tradicionalmente, a feira reúne dezenas de artesãs. A feira de artesanato é aberta ao público e funciona na antiga Rodoviária Leopoldina.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário