Salve o manto azul e branco da Portela

sexta-feira, 03 de março de 2017

Hoje é dia

  • do careca
  • do meteorologista
  • do seringueiro
  • dos dirigentes de sociedades desportivas, culturais e assistenciais
  • mundial da oração

O dia

Em 3 de março de 1923 era lançado o primeiro número da revista americana Time, uma das mais importantes do mundo. A revista completa hoje, portanto, 92 anos, a caminho de históricos 100.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Países europeus não cumpriram nem 10% do acordo sobre imigrantes
  • BC indica que pode acelerar ritmo de corte de juros
  • Ambientalistas temem redução de áreas protegidas na Amazônia
  • Argentina reclama de aviões britânicos saindo do Brasil para Ilhas Malvinas
  • Tóquio planeja banheiro para transgêneros na Olimpíada

Palavreando

Mais nobre do que a literatura, a filosofia ou ideais de qualquer corrente é a beleza da virtude de seus sentimentos.

Salve o manto azul e branco da Portela

Quando eu tinha meus 4 ou 5 anos de idade eu quis escolher uma escola de samba para torcer. Vendo velhos jornais, olhei para as fotos e apontei o dedo para a imagem de uma águia. Escolhi sem saber a história da Portela. Mas queria aquela para ser a minha escola.

De 95 para cá, não perdi um desfile da Azul e Branco. Toda vez que começa o esquenta, meu corpo arrepia como diz o samba deste ano. As lágrimas me vêm, como vieram ao fim da apuração que deu o título tão ansiado. Esperei muito para ver a minha Portela campeã! Nunca tinha visto e, apesar de doída, valeu a espera!

Esse rio continuou e continuará a passar na minha vida, porque sou um homem de paixões e a Portela é uma das minhas maiores paixões!

Mais do que isso: a conquista da Portela é extremamente importante para o samba e para o carnaval. Encerrar a maldição do longo jejum reaviva rivalidades, reacende vibrações, acorda tradições que estavam adormecidas. Não à toa, a conquista foi incontestável.

Avante, portelenses do céu e da terra. O manto azul e branco volta a se estender e será muito difícil recolher esse rio tão belo quanto o céu e o mar.

Boletos pagos em qualquer agência (1)

A partir desse mês os boletos bancários começam a ter a possibilidade de serem pagos em qualquer instituição após o vencimento. Mas a modernidade para todos os boletos, em uma única plataforma, só passa a ser total em dezembro. As mudanças ocorrem de forma gradual.

Boletos pagos em qualquer agência (2)

No momento do pagamento, os dados do código de barras são comparados com os registrados no sistema. Em março, entram no sistema os boletos com valor acima de R$ 50 mil. Dois meses depois, as faturas a partir de R$ 2 mil passam a ser registradas. O cronograma se estende até dezembro, quando 100% das cobranças devem estar na plataforma. Do maior para os menores valores.

Números irreais

Comparado com o mesmo período do ano passado, os registros de roubo a pedestre caíram 78%; os de roubo de celular, 73% no estado. Mas os números são irreais. Isso por conta da greve da Polícia civil. Sem registro de ocorrência, sem estatísticas. Nas delegacias que aderiram à greve só eram registrados casos de homicídios, sequestros, estupros e roubos de carros.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.