Sabemos por que protestamos, mas com que finalidade?

terça-feira, 14 de abril de 2015
Foto de capa
Confirmada e aprontada a 2ª edição do Trilhão de Santa Cruz. Dia 7 de junho, saída de São Lourenço, às 10h. Os organizadores esperam mais de mil inscritos. A cada 500, haverá o sorteio de uma moto CRF230 zero quilômetro. Inscrições pelo site trilheiros.com.br. Outras informações pelos telefones 99214-1093 ou 2543-3719

Hoje é dia

  • Mundial do Desenhista
  • da Conservação do Solo
  • do Desarmamento Infantil
  • Estadual dos Arrumadores no Comércio Armazenador 

O dia
Em 15 de abril de 1865, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, foi atingido por um tiro disparado pelo ator John Wilkes Booth, no Teatro Ford, em Washington.

Observando... 
Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Presidente do BID diz, em fórum, que dificilmente um país teve transformação social tão grande quanto o Brasil nos últimos dez anos
  • Chile oficializa união civil com pessoas do mesmo sexo
  • Indonésia estuda prender por até dois anos quem consumir bebida alcoólica
  • Estudo mostra que maconha reduz crise em crianças com epilepsia grave
  • Balões com câmeras de alta resolução serão doados ao Rio após olimpíadas

Palavreando
A fé move as pessoas, o idealismo reforça a recusa a esmorecer perante as fraquezas e intrigas alheias, mas é a coragem que determina o poder que temos em mudar o mundo.

Friburguense (1)
Os jogadores do Friburguense se reapresentam em maio, a princípio, para a disputa da Copa Rio, que tem início previsto para agosto. O meia Jorge Luiz e o goleiro Marcos, no entanto, jogarão a segunda divisão estadual pelo Sampaio Correa, de Saquarema. Os dois atletas serão emprestados até julho, e retornam para a Copa Rio no segundo semestre.
 
Friburguense (2)
O mesmo ocorre com o volante Damião, que vai jogar a série B pelo Goytacaz, de Campos. Já a negociação que levaria o meia Lucas Silva para o Corinthians deve melar. O jovem de 17 anos deve permanecer no tricolor até 2ª ordem. 

Friburguense (3)
Existe ainda a possibilidade de o Friburguense jogar a série D do Brasileiro. As chances aumentaram, tendo em vista que o Duque de Caxias acena com a desistência do torneio. Com isso, o RJ ganha mais uma vaga que será herdada para o melhor colocado do Estadual. Em 1º está o Bangu e o Frizão aparece como 2º na fila. 

Depósitos do Detran 24 horas
Muitos proprietários com veículos apreendidos nos fins de semana e feriados não conseguem retirá-los com facilidade e acabam pagando altas multas. A regra pode ser mudada com uma proposta de lei que permite ao motorista a retirada do veículo mais rapidamente para evitar o pagamento de multas altas. A validação ou não da ideia ocorrerá ainda neste mês.   

Sabemos por que protestamos, mas com que finalidade?

Os brasileiros estão aprendendo a protestar. Fruto de uma democracia ainda em construção. Aliás, a democracia sempre está em construção, cujas bases e paredes são feitas coletivamente.

Preocupa, é claro, que a massa seja manobrada de acordo com interesses de atores ocultos: a política selvagem subserviente ao mercado financeiro. O mercado financeiro oferece a pauta. Degustaremos? E aí, não estamos falando do lucro sonhado por grandes empresários nacionais, mas lucros daquele 1% que detém mais da metade de toda a riqueza mundial. São eles que mandam não só na Bolívia, como mandam no Japão, no Brasil e nos EUA.
Defender a democracia é a única arma que cada povo tem contra esse voraz e impetuoso ator. Garantir a escolha da maioria, porque a regra sempre foi essa, não importa se essa maioria é volumosa ou não, mas é a maioria.

Protestar é um ato legítimo quando não confundido com carnaval. É algo sério demais para se brincar, ainda que seja da natureza brasileira satirizar o que nos fere. Mas para protestar é preciso saber além do porquê se protesta. Se faz necessário ter consciência do que se quer e de suas  óbvias consequências.

O que posso dizer é que DITADURA NUNCA MAIS! Nem de direita, nem de esquerda. Ditadura nenhuma. Liberdade sempre! Consciência de que todo ato leva a uma consequência. Estamos profundamente conhecedores das consequências para além do carnaval?

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.