Rio 2016: pena que vai acabar...

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Hoje é dia

  • do ator
  • da fotografia
  • da criação da comarca de Curitiba
  • Nacional do Orgulho Lésbico

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Países europeus são investigados por máfia dos ingressos das Olimpíadas
  • Dream Team americano admite encantamento com torcida da Rio2016
  • Só três anfitriões ganharam o ouro no futebol até hoje. Brasil evita tabu
  • Cobrado, Temer acerta participação maior do PSDB no governo
  • Temer já produz pronunciamento no dia 7 de setembro como presidente efetivo

Palavreando

Fugimos pra bem longe de nós mesmos em busca de universos paralelos, desviamos do excesso de intimidade para manter a proximidade.

Rio 2016: pena que vai acabar...

A Rio 2016 chega ao fim neste fim de semana. Deixa no peito de quem pode ir a pelo menos um evento ou quem só pode acompanhar pela televisão um gostinho muito especial. O Brasil quando quer – consegue.

Por natureza, somos muito críticos com nós mesmos. A antropologia deve explicar a nossa baixa-estima. Mas somos muito competentes em diversos setores. Um deles, é organizar grandes eventos mundiais. Ora, foi assim na Eco 92. Foi assim na Jornada Mundial da Juventude. Foi assim na Copa do Mundo. Está sendo assim nas Olimpíadas.

É óbvio, que há problemas como em qualquer outro lugar. Problemas no antes, no durante e questões a debater e resolver no pós. O que me preocupa agora é este pós-evento. Investigações, avaliações justas e punições a quem tiver que ser punido. Mas nem isso, por mais graves que sejam as constatações, tirará o brilho da Rio 2016.

A começar pela abertura. Ali, já dava para perceber quão grandioso é nosso talento que se estende graças à nossa imensa riqueza cultural. Somos intensos, porque somos acolhedores e temos no nosso DNA todos os povos do mundo.

A olimpíada nos uniu como país de novo. Talvez, esse seja o maior dos legados. Que o tempo mágico que vivenciamos se estenda por muito tempo. Que os ensinamentos deixados nos eduquem a reconhecer e superar nossas mazelas.

Podemos tudo. Qualquer coisa. Corrigir a política, enfrentar a corrupção do colarinho branco e do cotidiano também, dar aula em matéria de sustentabilidade, virar a página quando o assunto é esporte e educação. Avançar na saúde, mudar o rumo da segurança pública, acertar o prumo da mobilidade urbana, centrar forças na nossa condição.

O Brasil pode. Quando quer, o país avança. Nos orgulhemos das Olimpíadas que fizemos como povo. O evento acaba, mas a lição não!         

Festival de Inverno

A divulgação do Festival de Inverno do Sesc em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis foi intensiva na capital. Com o objetivo de induzir turistas que vieram para as Olimpíadas, a organização investiu em folheteria, sites cariocas e também nos intervalos comerciais de emissoras de TV abertas na cidade do Rio de Janeiro. Esse é, aliás, o último fim de semana do festival.

107 anos Tiro de Guerra

O Tiro de Guerra de Nova Friburgo festeja seus  107 anos de fundação com atividades no próximo dia 28. Na ocasião, será promovido um evento esportivo com caminhada, corrida rústica e passeio ciclístico. Os participantes ganharão medalhas e camisetas, e os ingressos serão revertidos em donativos distribuídos para instituições de caridade. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 25 na sede do Tiro de Guerra, na Praça do Suspiro.

Cursos gratuitos

O Sebrae está com inscrições abertas para cursos para microempreendedores em Macuco, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo e Cordeiro. Os interessados em obter capacitação gratuita para fortalecimento, consolidação ou formalização de seus negócios, já podem realizar inscrições para participar de mais uma edição das ‘Oficinas SEI’. Outras informações na Sala do Empreendedor de cada um dos municípios.

Foto da galeria
E as Olimpíadas no Rio se aproximam do final. Muito mais do que esporte, teve um show de artes e cultura. Um dos espaços mais concorridos foi o Palco Encontros, no Boulevard Olímpico no Píer Mauá. Grandes encontros da música brasileira foram ali promovidos. Há programação ainda neste fim de semana.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.