Colunas
Renato Russo continua atual
Hoje é dia
- do idoso japonês
- da independência da América Central
- do musicoterapeuta
- do cliente
O dia
Em 15 de setembro de 1971, hippies fundaram o Greenpeace, no Canadá. No mesmo dia, partiram para a primeira missão: impedir testes nucleares em Amchitka.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Pesquisa do IBGE: seis de cada dez empresas fecham antes de completar cinco anos
- Senado recebe pedidos de impeachment de Gilmar Mendes
- Maduro confirma diálogos com oposição, mas nega referendo
- Estados Unidos fecham acordo de US$ 38 bilhões em ajuda militar para Israel
- Mapa mais completo da Via Láctea aponta um bilhão de estrelas
Palavreando
Há quem nunca abra a janela e há aqueles que nunca abrem os olhos...
Renato Russo continua atual
Lá se vão quase 20 anos da morte de Renato Russo. As duas décadas sem o ícone da nossa música e digno representante de uma geração ainda em busca de suas verdades, passaram rápido. Só suas músicas não passaram. Suas composições, mais ricas em letras do que em melodias, continuam sendo regravadas por diversos cantores, prosseguem tocando nas rádios, seguem no top dos rankings dos sites e aplicativos de músicas, são favoritas em rodas de violão e karaokês e ainda figuram em campanhas publicitárias bem-sucedidas. Parece que Renato nem morreu.
Os 20 anos de sua perda serão celebrados com novo filme, musical, biografia, diário, coletânea de regravações, caixas especiais, materiais extras e exposição de objetos pessoais. Uma maneira de a memória do líder da Legião Urbana continuar permanente para quem teve o privilégio de acompanhar sua carreira em vida, mas também de contagiar as novas gerações para que seu nome e canções sigam vivos na memória.
Sua obra, seu estilo, concordem com seu jeito ou não, ao que parece, independente desses lançamentos, se salvam do esquecimento por si só. Renato Russo, de fato, continua sendo um ícone, um dos maiores poetas da história da nossa música. Talvez, porque a poesia seja mesmo sempre atual.
Salários do estado (1)
O governo do estado promete quitar hoje, 15, os salários dos servidores, aposentados e pensionistas que ainda estavam pendentes. De acordo com o governo, 85% do valor total da folha líquida de agosto, orçada em R$ 2 bilhões, havia sido pago até segunda-feira, 12. Os salários começaram a ser depositados em 31 de agosto quando os servidores da área de segurança, incluindo policiais militares e civis, bombeiros e agentes penitenciários foram pagos.
Salários do estado (2)
Os salários devem ser pagos até o décimo dia útil do mês, conforme calendário previsto inicialmente. No entanto, uma decisão da Justiça havia determinado esse pagamento até o terceiro dia útil de cada mês. Essa determinação tem provocado, de forma frequente, o arresto das contas do estado.
Aplicativo 190
A Secretaria de Segurança, em parceria com a Startup Nearbee, lançou o aplicativo Emergência RJ – a mais nova forma de acessar a Central 190 da PM. O serviço permite, com poucos cliques, fazer denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro, de forma confiável e gratuita.
Cederj (1)
O Cederj, consórcio formado pelas principais universidades públicas do estado, abriu as inscrições para isenção e cotas no vestibular do primeiro semestre de 2017. Os interessados em obter isenção do pagamento da taxa de inscrição e realizar pré-inscrições no sistema de cotas da lei estadual, da ação afirmativa (lei federal) e reserva de vagas para professores, terão até amanhã, 16, para se candidatar.
Cederj (2)
As inscrições deverão ser realizadas no site www.cederj.edu.br/vestibular. O candidato precisa preencher o requerimento de isenção e pré-inscrição no sistema de cotas e enviar a documentação exigida digitalizada. A isenção da taxa será concedida mediante avaliação financeira do candidato, conforme as regras previstas no edital. O resultado da análise das solicitações sairá em 20 de outubro, na internet ou nos polos regionais.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário