Região é campeã em focos de incêndios florestais

terça-feira, 23 de julho de 2019

Região é campeã em focos de incêndios florestais

Os municípios da Região Serrana são os que tem apresentado os maiores focos de incêndios em áreas verdes e de preservação este ano. A avaliação é do Corpo de Bombeiros que está em plantão permanente com a operação Extinctus. A ação conta com o suporte de viaturas e de duas aeronaves. Neste ano, já foram computadas mais de sete mil ocorrências em todo o Estado. Só em Nova Friburgo, apenas este mês, foram 46 registros de incêndios.

Aja água

Mais de 50 mil litros de água foram usados no combate aos focos somente em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O tempo seco amplia os riscos de incêndio nas matas, mas as ações criminosas são as principais causas.

Ações criminosas

Acender fogueiras, queimar lixo no quintal, soltar balões, jogar pontas de cigarro em qualquer ambiente, principalmente, nas estradas próximas à vegetação, e jogar garrafas de vidro em áreas florestais e em beira de estrada. Elas funcionam como lente de aumento para os raios solares, gerando calor. Estes fatores aumentam os problemas e o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros

Disque denúncia

Quem provoca incêndio está sujeito a pagar multas altas ou até mesmo ser preso, dependendo das consequências dos seus atos. O crime deve ser denunciado pela central da Polícia Militar (190).

Movimento

Evento foi o que não faltou no último fim de semana de muito frio na região. Expressivos públicos foram computados nas atividades do Festival Sesc de Inverno e na Exposição Agropecuária de Cordeiro. Na Praça do Suspiro, o Festival de Gastronomia também chamou a atenção, assim como a já tradicional Festa da Cerejeira no distrito de Campo do Coelho. Fez frio, mas não tanto quanto no fim de semana anterior.

Que venha o 2º turno

E não deu para o Friburguense, apesar da reação da metade para o fim do 1º turno. O time conseguiu chegar vivo à última rodada, tendo que vencer e torcer para que o Serramacanese não vencesse, em casa, o fraco Barra da Tijuca. O time de Macaé empatou sem gols, mas o Friburguense não conseguiu derrotar o Campos que com o empate se garantiu nas semifinais.

De olho na classificação

Campos e América numa chave, Bonsucesso e Goytacaz na outra decidem o 1º turno. O Friburguense termina o turno com 11 pontos, na 11ª colocação geral, com quatro pontos atrás da zona de classificação dos quatro primeiros. Além dos campeões de turno, os dois melhores decidem as vagas para a elite.

Avaliação

O que pesou para a eliminação no 1º turno? Três fatores podem ser apontados. A pré-temporada menor do que nos anos anteriores por conta da crise financeira que levou a um mau desempenho nas rodadas iniciais. Um levou a outro. O empate diante do Duque de Caxias, em casa e a derrota para o Serrano, em Petrópolis tiveram grande peso. Os três pontos que faltaram para a classificação, sem dúvida estão nesses dois jogos.

Outros fatores

Não se pode esquecer a vergonhosa goleada sofrida para o Barra da Tijuca que foi o divisor de águas para a arrancada do time. Também não se pode desconsiderar a tabela bastante desfavorável, em que o Friburguense foi o clube que mais teve jogos fora de casa, numa montagem de tabela sem qualquer lógica. Como um campeonato em que todos tem oito partidas, você não faz quatro em casa e quatro fora? Pois é. A Federação conseguiu a proeza de causar desequilíbrio.

Eros

A equipe de “Eros, o Musical”, continua em estúdio para finalizar as músicas do espetáculo friburguense que já levou mais de três mil pessoas ao teatro. As canções autorais deverão estar nas plataformas de streeming em breve.

Temporada nova

Em tempos, para quem perdeu as apresentações, uma nova temporada está sendo pensada, possivelmente ainda para este ano. Provavelmente, em novembro. No entanto, antes, o musical dirigido por Bernardo Dugin e de autoria de Rebecca Noguchi pode passar pela capital, no Teatro João Caetano, em outubro.

LGBTI

Encontro Regional de Proteção e Apoio à População LGBTI reúne os municípios da região Centro-Norte fluminense, hoje, 23, em Nova Friburgo. A ação na Oficina-Escola de Artes, às 13h, pretende elaborar o plano de formação aos gestores e agentes públicos das áreas de Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social a serem desenvolvidas na região para população LGBTI. A Oficina Escola funciona agora no prédio antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas, 89.

Palavreando

“Esse tal de amor que acelera o coração, mas acalma os dias freando os ponteiros do relógio. Um minuto é a eternidade quando a espera se faz presente”.

Foto da galeria
“MUITO PRAZER, SOU NOVA FRIBURGO” - As Catarinas. De todos os ângulos encantam. Em dias de inverno de céu limpo, então... Os traços de Nova Friburgo invadem as paisagens urbanas e suas montanhas privilegiam o cotidiano. Há beleza para se ver, todos os dias, onde quer que se esteja
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.