Colunas
QUINTAS COM WALCYR
– Walcyr, eu não sei se você concorda comigo, mas um dos grandes diferenciais do povo friburguense é seu empreendedorismo. É um povo que se destaca pelo seu poder inventivo, por sua capacidade de transformar crises em oportunidades.
– Ah! Concrdo com você e acrescento: desde os suíços que desbravaram uma terra de matas fechadas, passando por todos os povos colonizadores a grandes mentes de iniciativa que construíram o nosso comércio, nosso conglomerado de indústrias. Homens que marcaram essas terras e garantiram seu sustento e sua dinâmica economia, uma das mais dinâmicas do país.
– E não podemos esquecer das mulheres.
– Elas foram e são fundamentais para a continuidade dessa pujança. Me lembro e acompanhei isso bem. Na década de 80, Friburgo passou por maus bocados. As fábricas enfrentavam a concorrência internacional, a depressão nacional e uma nova realidade que se aproximava. Toda aquela força diminuiu e se a empresa vai mal os funcionários são os primeiros a serem penalizados. A maioria dos funcionários era de mulheres e centenas delas foram demitidas. Você pode pensar: elas ficaram paradas, se entregaram à crise e buscaram novas profissões. Não! Elas arriscaram. Elas foram empreendedoras! Não ficaram de braços cruzados ou à espera de uma solução dos céus! Pegaram o dinheiro de suas rescisões e aplicaram em máquinas de costura, nos seus ofícios. Assim nasceram nossas confecções que do fundo de quintal passaram a espaços maiores, que dos espaços improvisados viraram minifábricas e cresceram assustadoramente. Essa atitude levou Nova Friburgo ao patamar de capital nacional da moda íntima, garantindo o turismo e o emprego de muita gente não só nas confecções, como no comércio e no setor de serviços.
– E colaboraram e colaboram com as empresas maiores!
– Claro que nem todas conseguiram ter sucesso e outras tiveram mais sucesso na empreitada. Mas o importante é que os que cresceram menos trabalham em casa para os maiores. E assim a economia local, com a força da mulher, segue seu destino dinâmico.
– E não pararam no tempo!
- Agora focam seus investimentos em marca e em qualidade. Tudo isso para enfrentar a injusta concorrência chinesa. E amanhã com certeza se reinventarão para enfrentar todo e qualquer novo desafio. O fato é que a preguiça, o comodismo ou a falta de iniciativa não faz parte da vida dessas mulheres, mulheres de Atenas, como na música do Chico.
– Mulheres de Friburgo, Walcyr!
– Mulheres guerreiras, mulheres de Friburgo, é verdade!
SENAI
Foram prorrogadas até a próxima segunda-feira, 14, as inscrições para os cursos técnicos do Senai-RJ para o primeiro semestre de 2010. Em Nova Friburgo são 40 vagas no turno da noite, para o curso de Mecânica. Para se inscrever, o candidato precisa estar cursando a segunda série do ensino médio, apresentar original e cópia da identidade e CPF, mais o comprovante de escolaridade. A taxa de inscrição é de R$ 15. Das 40 vagas, 6 são de bolsas integrais, de acordo com os melhores desempenhos nas provas de seleção e com a situação econômica de baixa renda do candidato, mediante uma autodeclaração.
DECORAÇÃO DE NATAL
A Prefeitura está instalando ao longo da Avenida Comte Bittencourt os tradicionais enfeites natalinos com embalagens pet, além das armações de ferro com iluminação. À noite a avenida ficará iluminada como nos anos anteriores. O material estava guardado nos depósitos da Prefeitura e como estavam bem conservados, resolveu-se utilizá-los. Na Praça Dermeval, um presépio foi colocado para dar o caráter cristão a decoração.
FRISÃO SEM TV
O Friburguense, a princípio, não terá jogos em TV aberta (TV Globo) no Estadual 2010. As quatro partidas contra os grandes (Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense, respectivamente) têm a transmissão garantida apenas pelo sistema pay-per-view (sinal pago e fechado). A única possibilidade de transmissão em TV aberta é para a partida contra o Flamengo, em Friburgo, na última rodada do primeiro turno, isso é, claro só se o Flamengo precisar do resultado para garantir uma eventual classificação.
COPA DO BRASIL
Com a conquista do título brasileiro pelo Flamengo e como o rubro-negro também conquistou o Estadual, uma vaga do futebol do Rio de Janeiro ficou vaga para a Copa do Brasil 2010, cuja tabela deve ser divulgada ainda nessa semana. Ainda sem confirmação oficial, a Ferj (Federação de Futebol do Rio) indicará o Macaé por ter sido o melhor entre os pequenos do Estadual 2009. Além do Macaé, o Tigres do Brasil por ter conquistado a Copa Rio também participará da competição. Vasco, Fluminense e Botafogo se classificaram pelo ranking nacional de clubes.
CONCURSO DE VITRINES
Terminam hoje, 10, as inscrições para as lojas interessadas em participarem do concurso de vitrines da Acianf (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo). Os interessados devem decorar o interior e a vitrine de suas lojas, com temas natalinos. A participação é gratuita e faz parte da campanha de natal da Acianf.
ORÇAMENTO 2010
106 emendas no total foram apresentadas pelos vereadores e todas derrubadas pela Comissão de Constituição e Justiça. Para amenizar os efeitos, o governo sacramentou uma novidade: permitiu que cada vereador pudesse apresentar emendas individuais de R$ 400 mil, cada. A liderança de governo na Câmara garantiu que as emendas serão cumpridas ao longo de 2010. A ideia se assemelha às emendas individuais dos deputados federais e estaduais.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário