Colunas
Quintas com o Walcyr - 25 de novembro.
- Walcyr, como vai?
- Tudo bem! Hoje, vou te pedir licença e sou eu quem vai te perguntar. Dez anos de Esportes TV Zoom. O programa mais antigo da TV local!
- Dos que permanecem no ar de forma ininterrupta, da TV a cabo, sim!
- Até porque a TV a cabo surgiu em maio de 2000, com a TV Zoom.
- O Esportes TV Zoom é de novembro do mesmo ano.
- Exatamente! Mas eu incluiria aí a TV aberta, não?
- Como assim?
- Bem, o SBT surgiu na década de 80 e tinha o seu informe. Depois ficou sem programa local no ar, retomando a uns cinco, seis anos, com o seu telejornal local. Ou seja, o SBT Jornal não tem 10 anos. O mesmo vale para o InterTV Jornal. A Serramar surgiu nos idos de 90. Tinha o RJ-TV e posteriormente outros programas. Com a integração da Serramar à Alto Litoral e à TV de Campos, unificando-as em uma única emissora, a InterTV, todos os seus programas mudaram de nome, assim, passaram a ter os nomes do canal. Sem contar que as equipes mudaram substancialmente, mas isso não vem ao caso, já que as pessoas passam e os programas ficam.
- Vendo por esse lado... Realmente, um programa de esportes ter 10 anos já é um feito!
- E todos os outros programas do gênero, infelizmente, não avançaram.
- É muito difícil, mas é possível, graças ao apoio de muita gente! Dos patrocinadores, especialmente, do Toni Ventura com o apoio da Ventura. Do Marcelo, que esteve por um bom período no programa com a Estilo Livre. Aos desportistas... O programa é deles, é o espaço para que eles divulguem suas atividades, suas conquistas e derrotas. Aos telespectadores, que apesar dos horários complicados e das diversas trocas que ocorreram ao longo do tempo, sempre mudaram seus hábitos para acompanhar o programa. São telespectadores fiéis, que não perdem uma edição. A direção da TV, Salvador, que apostou no gênero e que com afinco conseguimos manter o programa por esses dez anos, vencendo muitas dificuldades. À Annelise Ruiz, que tem dado uma força sem igual. Ela adora esportes e tem sido fundamental para que o programa permaneça no ar e em breve renovado para mais dez! Aos companheiros de trabalho...
- Agora, nesse tempo, quem foram os que mais estiveram no programa?
- Walcyr, não me coloca em situação difícil. Mas isso não é problema. Vamos lá! Posso dizer alguns que sempre estiveram conosco nesse tempo todo, comparecendo, ajudando, somando forças: Siqueirinha, com o Friburguense; Fátima Zarife, com o Sesc; José Augusto, com a Prodesporte; Alex, com o Projeto Gol de Placa; Fajardo e Daniel, com a escolinha do Country; Swian Zanoni, com o motocross; Aírton, com o projeto do ecoturismo; Vera Cintra e Frank, enquanto secretários de Esporte; Edinho, com as edições de resgate da história...
- Aliás, nessa questão de história, vocês conseguiram entrevistar muitos craques que não estão mais entre nós.
- É verdade! Deixaram saudades, mas suas biografias ficaram registradas, suas memórias não foram em vão. Pardal, Natal, Sinésio, Bianchini, Osvaldo Zarife, Luizinho Boiadeiro, Neném, Cabrita, Claúdio Lamblet... Grandes personagens.
- Parabéns!
- Parabéns a todos do esporte! E na segunda, 29, 18h, estaremos lembrando toda essa trajetória de dez anos.
- Uma década!
- Passa rápido... Valeu a pena!!!
- Pra nós também! Valeu a pena mesmo!!!
Justificativa eleitoral (1)
Os eleitores que, por algum motivo, não puderam votar no 1° turno das eleições deste ano têm até o próximo dia 2 de dezembro para justificar a ausência. Já os que não votaram no 2° turno, têm até o dia 31 de dezembro. O prazo para justificativa de voto é no dia ou até 60 dias após a eleição. Em Nova Friburgo, mais de 30 mil eleitores faltaram ao pleito.
Justificativa eleitoral (2)
O eleitor deve ir à sua Zona Eleitoral e solicitar o Requerimento de Justificativa Eleitoral. Não é válida a entrega do documento via internet. Na hora da entrega o eleitor deve ter em mãos o requerimento preenchido, o título e um documento de identificação que tenha foto. Para cada pleito eleitoral deve ser apresentada uma justificativa, pois para cada turno das eleições é independente.
Friburguense
A diretoria de futebol do tricolor da serra espera definir o nome do novo treinador até a próxima terça-feira, 30. Ele será o responsável por tentar recolocar o Friburguense na elite do futebol estadual. Três nomes estariam na disputa. Anderson, que dirigiu o time na Copa Rio, permanecerá na comissão técnica para ganhar mais experiência. Em dezembro, a equipe inicia a pré-temporada.
Natal nos Correios (1)
Os Correios já recebem cartas remetidas a Papai Noel. O serviço, que já é uma tradição, neste ano atenderá apenas a cartas escritas por crianças de até 10 anos, com pedidos de brinquedos, roupas e material escolar de alunos da rede pública de ensino, especialmente de escolas em áreas carentes.
Natal nos Correios (2)
As cartas, este ano, ficam disponibilizadas para adoção até 8 de dezembro, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 16h30. Os interessados na adoção poderão encontrá-las, em Nova Friburgo, na agência da Praça Getúlio Vargas, no Centro. A previsão é que, até o dia de Natal, todos os presentes estejam entregues. Independente da adoção, todas as crianças participantes recebem uma cartinha do Papai Noel.
Curso gratuito de turismo (1)
O CEJE (Colégio Estadual Jamil El-Jaick) está com inscrições abertas para o curso de técnico em turismo. As inscrições terminam no dia 3 de dezembro. Os interessados podem se inscrever na secretaria do Colégio, das 8h às 12h, das 13h às 17h ou das 18h30 às 21h. O único requisito para fazer o curso é ter o ensino médio completo. Outras informações pelo telefone 2533-1401.
Curso gratuito de turismo (2)
O Colégio Estadual Prof. Jamil El-Jaick tem cinco cursos técnicos diferentes: contabilidade, desenho de arquitetura, eletrônica, prótese dentária e turismo. O curso de eletrônica está parado por falta de professores. No momento, somente estão abertas as inscrições para Turismo.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário