Colunas
Quintas com o Walcyr - 18 de novembro.
- Roberto Carlos vem mesmo a Friburgo?
- Ainda não é oficial, mas tudo indica que sim, Walcyr!
- São tantas emoções! As músicas do Rei embalaram muitas vidas, romances e tragédias dessas vidas... Ah! É um show imperdível!
- Roberto já esteve em Friburgo, Walcyr?
- Sim, esteve por aqui em 72 ou 73, não me lembro bem, mas é por aí... Um show do Roberto naquela época já era algo incrível, tanto é que muita gente não acreditava que o Rei da Jovem Guarda viria. Mas veio, foi na SEF, graças a coragem de Lúcio Flavo, Isaías, Olney Lugon e o Eduardo, homens que marcaram a história da nossa querida Sociedade!
- Dizem que foi a época de ouro da SEF!
- Ah, Foi!!! Agora, imagina hoje, um show desse na SEF? Sem a menor chance!
- Roberto já era muito famoso, né, Walcyr?
- Bastante. Ele já tinha saído da Jovem Guarda e iniciava a sua fase romântica! Mas ainda não era o Rei da Música, título que se consolidaria ainda naquela década, graças ao especial de fim de ano da TV Globo, que começou em 74, e dos recordes após recordes em vendagens de LPs, se tornando um nome internacional, o mais importante da América Latina.
- E o show em Friburgo?
- Bem, naqueles idos, Roberto tinha feito muito sucesso com sua temporada de shows no Canecão, no Rio. Enquanto a canção Jesus Cristo marcava sua aproximação com a religião, ele lotava as salas de cinema com Roberto Carlos a 300 km por Hora, o seu último filme. Mas, sem dúvida, foi naquela época que emplacou um de seus maiores clássicos, ouvidos até hoje com certa atualidade...
- Detalhes?!
- Detalhes tão pequenos de nós dois...
- O amor é sempre atual!
- Mas voltando ao show em Friburgo, que ocorreu na SEF, muita gente dizia que Roberto não viria. Para piorar, o prefeito, à época Feliciano Costa, ficou irritadíssimo com os organizadores do grande evento, pois eles haviam desmentido publicamente o então mandatário que dizia aos quatro ventos que era o responsável por trazer Roberto Carlos à cidade! Feliciano queria ser o dono da festa... Imagine a dificuldade e o alto investimento feito pela turma boa da SEF, para que fosse feito politicagem na moda do pão e circo!
- E aí? O show foi um sucesso!
- Foi, claro! Mas poderia ter sido melhor, se o prefeito da época não contra-atacasse! Colocou carros de som na rua, dizendo que no mesmo dia e horário traria em praça pública, gratuitamente, Erasmo Carlos e Vanderléia!
- E eles vieram!
- Bem, muita gente está esperando até hoje! Foi uma artimanha para tentar esvaziar a SEF! Atrapalhou, mas ainda assim, a noite foi mágica! No entanto, as desconfianças aumentaram, porque deu a hora do show e nada de Roberto! Passado aquele tempo de tolerância, nada de Roberto!
- O que aconteceu?
- O motorista que trazia Roberto errou o caminho em direção a Friburgo! Acredita? Ele se perdeu, mas chegou! Roberto veio num daqueles carrões da época, preto, Dodge Polara, acho. Uma exigência do cantor que foi atendida graças à colaboração do comerciante Cléria Freitas. Fez um grande show e agora mais de 30 anos depois, quem sabe, ele não volta para reinar como o incontestável rei que é!
Música católica finalista (1)
Grupo musical de igreja católica de Nova Friburgo está na final de um importante concurso nacional de músicas sacras. Trata-se do grupo da Igreja São Bento, o único do Estado do Rio entre os dez finalistas de várias partes do Brasil.
Música católica finalista (2)
A grande final acontece no dia 4 de dezembro, em Aparecida, com transmissão da TV Aparecida. A música que o grupo defende se chama Maria Mãe de Jesus e foi composta por Ney Veloso (irmão de Benito di Paula). A canção friburguense finalista pode ser ouvida, assim como as outras nove concorrentes, no site: www.vozesdaigreja.com.br.
Poeta friburguense premiado
O poeta Sérgio Bernardo, de Nova Friburgo, foi o grande vencedor na categoria adulto, da XX edição do Prêmio Moutonnée de Poesia. Ele foi premiado com o poema Visgo, recebendo um troféu esculpido em granito róseo, similar à Rocha Moutonnée, além do prêmio em dinheiro. Sérgio Bernardo concorreu entre mais de 500 poesias de diversas partes do país.
Swian (1)
O piloto de Nova Friburgo Swian Zanoni está pronto para a última etapa da Super Liga de Motocross, que acontece neste fim de semana, 20 e 21, em Poços de Caldas. Swian, que já conquistou o título por antecipação na MX2, busca encerrar a temporada de forma perfeita, já que ganhou todas as competições que disputou neste ano.
Swian (2)
Para conquistar o título da MX1, a principal da competição, Swian precisa ficar na frente de Leandro Silva e João Paulino Marronzinho, que estão cinco pontos atrás dele. Em disputa, estão 50 pontos, sendo 25 em cada uma das duas baterias previstas. Em suma, Swian é o único que depende apenas de si, mas a prova promete ser bastante acirrada.
Greve (1)
O setor de teleatendimento do Detran está em greve desde a última terça-feira, 16. O movimento grevista se deu em função da suspensão do pagamento de benefícios como vale-transporte e vale-alimentação. O setor é dividido em cinco turnos, das 6h à 0h, contando com 400 atendentes.
Greve (2)
O Detran informa que, em virtude da paralisação do teleatendimento, os agendamentos para vistoria de veículos ou para entrada na carteira de habilitação devem ser feitos exclusivamente pelo site www.detran.rj.gov.br.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário