Colunas
Quintas com o Walcyr - 16 de setembro.
- E aí, Walcyr?! Tudo certo?
- Tudo certo! Estou voltando da casa de um rapaz que conheci que faz um trabalho excepcional de restauração de vinis! Ele passa o vinil para o CD.
- Vinil? Ah! Sou fascinado por vinil. Há poucos dias, inclusive, vi uma entrevista no Jô que falava sobre uns loucos que estavam reativando uma fábrica de vinis!
- É mesmo?! E o som do vinil é realmente único!
- Então, na entrevista, eles fizeram um teste para provar que o som do vinil tem mais qualidade que o CD e o MP3.
- E provaram?!
- As diferenças são sutis, mas percebidas especialmente pelos músicos!
- O legal do vinil é que ouvir música nele tem todo um ritual. Você para para ouvir música, para apreciá-la. Não é apenas de fundo ou enquanto realiza uma tarefa. É aquela coisa de pegar a capa, tirar com todo o cuidado o disco do plástico, levantar a tampa do tocador, levantar a agulha, descê-la com cuidado para não danificar a agulha, nem arranhar o disco. E ali o disco vai girando, enquanto você analisa a capa. E aquele som vai fluindo até a sexta, sétima faixa e quando termina a agulha levanta e você cuidadosamente vira o lado. E quando você quer ouvir especialmente uma faixa! Ah! Você vai lá pacientemente e coloca no ponto certo!
- Realmente, o vinil exerce esse fascínio, mas você dizia que conheceu esse restaurador de vinil...
- É! Ele tem uma oficina ali na Rua Uruguaiana, em Olaria. Nº 5, para ser mais preciso. Eudis Cordoeira é o nome dele! Então, como é cada vez mais difícil achar a agulha para o aparelho, estou passando meus vinis, são muitos, para CD. Estou aproveitando para recuperar alguns também que estão arranhados. Apesar de ocuparem muito espaço, quero guardá-los. Mas o Eudis recupera vinis e os passa para o CD, sejam os vinis de 78, 45 ou 33 rotações, não importa. E o mais interessante do trabalho dele é que ele passa para o CD sem aqueles pequenos ruídos dos vinis.
- Ele deve ter um acervo fantástico!
- Ah! Sim! Muita música de vinil já foi digitalizada. Verdadeiras raridades. Ele me contou que foi músico também, por isso talvez esse hobby, já que restaurar vinis não é a profissão dele. Ele tocou no Sava, grupo que já terminou há algum tempo, mas que tinha além dele, a Cidinha di Paula, irmã do Benito di Paula. Cigano e Fernando Bossa Nova também faziam parte do grupo. Enfim... ele mantém também um blog na internet sobre essa coisa de vinil. É o “essa você só ouve aqui”, tudo junto e sem acento, .musicblog. Figura muito interessante e um trabalho encantador!
Máquinas de camisinha (1)
Vêm aí as máquinas de camisinha, uma espécie de caixa eletrônico de preservativos. As chamadas máquinas de camisinhas serão instaladas nas escolas com adolescentes acima de 13 anos. Cada escola vai decidir onde vai instalar a sua máquina, mas a ideia é que elas fiquem em locais onde os estudantes possam retirar sua camisinha com discrição, como os banheiros.
Máquinas de camisinha (2)
Nessas máquinas, os adolescentes vão poder digitar uma senha e retirar o seu preservativo. A previsão é que a partir de 2011 as máquinas de camisinhas sejam instaladas em todas as escolas que tiverem interesse.
Brasileiro de Motocross (1)
Tudo certo para a etapa de Nova Friburgo, a penúltima do Campeonato Brasileiro de Motocross 2010. A prova é neste fim de semana, 18 e 19. Os tratores da prefeitura, com a orientação da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), já terminaram a pista ao lado do Ceasa (mesmo local do ano passado).
Brasileiro de Motocross (2)
A pista tem traçado parecido com o do ano passado e aumentou cerca de 70 metros. A principal diferença, no entanto, é que a pista passa a ter mais saltos, favorecendo as acrobacias dos pilotos, para delírio dos torcedores. Outra novidade fica por conta da arquibancada, que foi duplicada.
Brasileiro de Motocross (3)
A entrada permanecerá gratuita. Na programação, provas de cronometragem, no sábado, 18, a partir das 13h. No domingo, provas a partir das 9h, com as competições esquentando na parte da tarde. Nova Friburgo terá de 4 a 5 pilotos defendendo a casa, mas Swian Zanoni não competirá, por causa de uma rixa política de sua equipe, a Honda, com a CBM.
Destrancou
A pauta do Legislativo local destrancou e os vereadores voltaram a poder deliberar. Os três projetos que obstruíam a pauta, por serem em regime de urgência e os prazos terem vencido, foram apreciados. Agora, a Câmara terá que ser ágil para que a pauta não volte a ficar trancada. Um projeto do Executivo, cujo prazo vence no dia 21, e um veto do prefeito a um projeto aprovado no Legislativo que vence no dia 31.
Eleições 2010
Falta uma semana para a retirada de 2ª via do título de eleitor. O prazo termina na quinta-feira que vem, dia 23. Lembrando que nesta eleição, o eleitor não poderá votar apenas com um documento com foto ou só com o título de eleitor. Para votar será preciso levar obrigatoriamente o título de eleitor mais um documento válido com foto.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário