Colunas
Quem é o Chef
Quem é o Chef
Se você gosta de cozinhar, ganha muitos elogios da família e dos amigos, a sua hora de estrelato chegou! Estão abertas as inscrições para o único reality show de gastronomia da região: Quem é o Chef. O programa, em sua segunda temporada, tem o comando de Salvador Canto que também dirige a Escola de Gastronomia da Universidade Candido Mendes – campus Friburgo.
TV Zoom e pool de emissoras
As inscrições podem ser feitas pelo site da TV Zoom, canal responsável por gerar o conteúdo que será transmitido para mais de dez municípios. A rede de emissoras foi ampliada, com relação ao ano passado. Além da tv friburguense, Quem é o Chef continuará sendo exibido pela Rede Petrópolis e pela TV Diário de Teresópolis. Somam-se agora a TV Três, de Três Rios e os canais de Cordeiro e municípios adjacentes.
Vagas concorridas
Dos inscritos, 16 serão selecionados para as provas eliminatórias. Apenas metade seguirá após essas eliminatórias. Com o pool de emissoras, estão previstas gravações além de Nova Friburgo. Também há expectativa no aumento do número de candidatos. No ano passado foram 83. As gravações começam no final deste mês, com estreia prevista para setembro.
Destaque nacional
O vencedor da primeira temporada do reality foi o administrador de empresas, Renato Dias Almeida. Mas quem ganhou fama mesmo foi a vice-campeã, Giane Cardinot, que entrou na disputa das eliminatórias do Master Chef Brasil, da Band. Ela, no entanto, não conseguiu passar à fase principal do programa em rede nacional.
Festival de Comida de Boteco
Por falar em comida, vai até o próximo dia 11, em Nova Friburgo, o Festival de Comida de Boteco. Treze estabelecimentos da cidade participam e apresentam um petisco no festival. Através de votação pelo Facebook, será eleito o melhor petisco.
Frango x costela
Até o fechamento da coluna, a disputa estava acirrada entre a coxinha do Bar América (em 2º lugar) e a croqueta de costela com gorgonzola do Scavardas (em 1º). Ambos, realmente deliciosos. Tanto quanto todas as outras delícias apresentadas, com muita criatividade. Algumas exclusivas do festival e outras já reconhecidas pelos friburguenses como os camarões do Boteco do Machado. Ainda dá tempo de experimentar todas elas e dar seu voto.
Duas toneladas
Ainda sobre gastronomia, começou a contagem regressiva para o primeiro evento de costela no fogo de chão de Nova Friburgo. No fim de semana do dia dos pais, a Praça do Suspiro se transformará numa grande fazenda que vai assar no modo mais apreciado nada mais, nada menos do que duas toneladas de costela.
Festival no Suspiro
Para além da costela, o festival promete linguiças artesanais, hamburgueres gourmets, cerveja artesanal, artesanato e artigos para churrasco, tudo com muita música. A ideia é do mesmo empreendedor que organizou o BBQ, na Vila Amélia, Jessé Lamblet.
Por detrás dos números
Dada a repercussão da coluna sobre o aumento de mais 100% no número de ações trabalhistas no setor do vestuário, com base no sindicato da categoria, muitas outras informações vem de diversas outras fontes, o que exige da cidade um aprofundamento nesse debate sobre o raio-x da crise que atinge o Brasil e da qual Nova Friburgo não escapa.
Efeito dominó
O fato é que novas realidades se imprimem em ritmo rápido. A queda no consumo leva ao desemprego, mas a modernidade também, seja na legislação ou nos maquinários. As relações de trabalho estão mudando e segundo estudo da Firjan mais da metade das profissões atuais não mais existirão e mais de 80% das profissões futuras ainda sequer existem. Nova Friburgo ficará para trás na história?
Indústria têxtil
Cabe ressaltar que o número de ações não significa que lado A ou B tem razão, mas que há um conflito. Fator preponderante a se considerar na indústria têxtil é o aumento de facções. Encerrando vínculos empregatícios, encargos e o risco de não vender o que se produz, muitos empreendedores tem optado pelo sistema em que se paga pelo que a costureira produzir em casa, com seus custos de energia elétrica, por exemplo. Não é novidade o modelo, mas sim o expressivo aumento.
Parceria empregador e empregado
Obviamente, a falta de dados concretos impede que se faça uma projeção real desse quantitativo. Reconhece-se em algumas medidas um esforço conjunto de alguns empresários e empregados para manter o emprego e as empresas vivas, nem que para isso se tenha que cortar na própria carne.
O futuro
A questão do emprego e do desenvolvimento econômico tem que ser aprofundada e Nova Friburgo necessita de um plano conjunto, puxado pelo poder público para analisar o presente e a partir dele criar estratégias para o futuro. O que temos hoje, para além dos fatores externos, é resultado de opções malfeitas no passado.
Palavreando
“Em tempos de ter razão, não ter certezas é uma dádiva. Beira a divindade o desleixo em provar o que se sabe”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário