Colunas
Que venha a metade final - 7 e 8 de setembro.
O Campeonato Brasileiro é longo, e por mais que se possam prever os melhores, o seu final pode ser surpreendente, ou melhor, a sua metade final. É ela, a parte decisiva em que não basta ter um bom time, é preciso ter banco, peças de reposição, elenco, disposição e motivação. Aliás, a motivação é que faz o mundo girar, é a motivação que separa vencedores de perdedores. E isso vale tanto na parte de cima quanto na de baixo da tabela.
A primeira metade se foi, ainda que perdurem duas partidas atrasadas, mas duas partidas que valem muito para a metade final: Vasco e Corinthians; Santos e Inter. O Corinthians vice-líder e Santos e Inter na sequência exata nas primeiras posições. Desses dois jogos, três potenciais concorrentes ao título, numa disputa com o Fluminense. O quanto esses jogos pesarão? A resposta só quando eles terminarem.
A primeira metade da longa e exaustiva competição nos leva a crer e eu aposto que o campeão brasileiro deste ano sai de Fluminense, Corinthians, Inter ou Santos. Correndo por fora o Cruzeiro e mais por fora ainda, mas com possibilidades, o Botafogo. Nessa leva vantagem o Fluminense e o Corinthians que estão muito focados. O Inter é o melhor time do país, mas tem o Mundial no fim do ano, além de Roth, que flerta com a liderança no começo, mas depois se perde. O Cruzeiro está em ascensão, parece ter encontrado seu jogo. Pode sonhar! Se o Botafogo fosse menos de altos e baixos até poderia brigar.
O Rio terá dois representantes na Libertadores. O Fluminense não perde uma das vagas e a outra fica entre Botafogo e Vasco, com vantagem para o glorioso. O Flamengo, na minha opinião, não corre riscos de rebaixamento, mas precisa se achar e rápido.
Por mais que a situação inspire cuidados, nenhum time do Rio será rebaixado. Um grande pode cair. Atlético-MG e Grêmio precisam se encontrar, antes que seja tarde.
A primeira metade se foi, mas é agora que o Campeonato se torna atrativo. Haverá o grupo que briga por título e Libertadores, aqueles que ficarão no meio da tabela, mantendo–se motivados, apenas pela briga nem tão brigada de ter vaga na Copa Sul-americana. E aqueles seis ou sete que terão o trabalho de se livrar do rebaixamento. Três condenados, dois ou três disputando, rodada a rodada, o escape de ser o outro rebaixado.
Encontro científico (1)
O Encontro Científico do Parque Estadual dos Três Picos previsto para os próximos dias 16 e 17 fechou sua programação com 19 palestras, sobre estudos de aspectos da flora e fauna, trilhas interpretativas, biodiversidade e agricultura, conflitos de gestão e territoriais e biomonitoramento de recursos hídricos.
Encontro científico (2)
Estão confirmadas as participações de pesquisadores do Jardim Botânico, Inea, UFRRJ, UFRJ, Uerj, Unesp e Fiocruz. O Encontro será realizado na sede do Parque Estadual dos Três Picos, entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. As inscrições para participação já foram encerradas.
Friburguense (1)
O tricolor da serra prossegue bem na Copa Rio. Após vencer o Americano, fora de casa, por 3 a 0, o Friburguense repetiu o placar diante do Sampaio Corrêa, dessa vez em casa. O placar foi todo construído no primeiro tempo com gols de Jorge Luiz e Ricardinho, o segundo anotando dois.
Friburguense (2)
Na outra partida do grupo, o Sendas derrotou o Americano por 1 a 0 e ocupa o 2° lugar, com 6 pontos. O Friburguense lidera com 6, levando vantagem no saldo de gols, 6 a 3. No próximo sábado, 11, os dois se enfrentam, às 15h, no Eduardo Guinle. A vitória deixa o time de Mimi muito próximo da classificação para a fase seguinte. A Copa Rio dá vaga na Copa do Brasil.
Tuberculose (1)
Nos próximos meses, o Brasil passará a contar com um teste rápido para diagnosticar tuberculose. O novo método faz parte de um pacote que vai aprimorar a prevenção e o tratamento da tuberculose no país. O novo teste permitirá a detecção do bacilo, o agente causador da doença, em 1 hora 30 minutos e, ao mesmo tempo, saber se ele é resistente ou não aos medicamentos da tuberculose.
Tuberculose (2)
Atualmente, o resultado do teste pode demorar até 60 dias para ficar pronto. Além do teste rápido, o país vai aprimorar um novo medicamento, o 4 em 1, diminuindo de nove para um a quantidade de remédios que o paciente tem que tomar.
Banco de profissionais (1)
O banco de profissionais que funciona na sede do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Nova Friburgo está ampliando os serviços prestados à população. Implantado em 2006, o Banco já oferece novas ferramentas de auxílio aos empresários que procuram funcionários para atuar em suas empresas e aos profissionais que buscam vagas no mercado de trabalho.
Banco de profissionais (2)
Graças a 16 estagiários do curso de Psicologia da Estácio, sob supervisão, foi acrescentado ao recrutamento e à seleção de candidatos atividades como aplicação de treinamentos comportamentais e de capacitação para funcionários, análise e descrição dos cargos e pesquisa do clima organizacional das empresas, adequando os perfis profissionais, aumentando assim as chances de os profissionais se adaptarem ao emprego.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário