Colunas
As quatro estações
Pelos próximos meses, a jornalista Laiane Tavares assina a coluna no lugar do titular Wanderson Nogueira. A Justiça Eleitoral determina que candidatos nas Eleições 2018 não podem apresentar, participar ou dar nome a programas de rádio e TV. A regra não se aplica aos órgãos impressos. Mesmo assim, o colunista e A VOZ DA SERRA, em comum acordo, optaram pela alteração neste período. Wanderson Nogueira volta a assinar o Observatório em outubro, após o período eleitoral.
O dia
Em 24 de julho de 1823 o Chile se tornou o primeiro país sul-americano a abolir a política de escravidão. Devolvendo assim a liberdade as pessoas escravizadas naquele país. A lei promulgada se estendia ainda a todos que pisassem naquele território.
Palavreando
“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”.
(Platão)
Observando
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Processo na justiça de injúria raciais por preconceito crescem 238%
- Brasil só vai superar a recessão em 2020, prevê FGV
- Presidente do Irã ameaça Trump com ‘mãe de todas as guerras’
- Advogados lançam campanha para exigir idade e experiência mínimas de juízes
- Articulador político de Temer propõe a tribunal superior ao STF, anistia ao caixa 2 e SUS pago
As quatro estações
A gente sai de casa na primavera, almoça no verão, passa as tardes no outono e vai dormir no inverno. Quatro estações em um dia, só em Nova Friburgo. Pelo menos é assim que a gente se sente. Ao longo de 24 horas tudo muda, várias vezes.
Tem dias que acordamos no inverno, vamos trabalhar no verão, almoçamos no outono e voltamos para casa na primavera. Nem no dia anterior dá pra se pautar, porque além de não seguir a ordem do período das estações, o clima na cidade não segue nenhuma lógica, não é como se pudéssemos nos prevenir sabendo que horas cada estação vai chegar na cidade. Não! É sempre uma surpresa.
Hoje, por exemplo, eu saí de casa na primavera, por volta das dez da manhã chegou o outono, no momento em que termino essa frase um pretencioso verão disputa o céu, mas nuvens atravessam as montanhas para dizer que ainda é inverno, e vai esfriar.
Nova Friburgo é tão instável com o clima que ao invés de meteorologia, a gente deveria tentar outras coisas para entender a cidade, sei lá, astrologia talvez. Alguém tem o mapa astral deste município? Sabe dizer se ele tem ascendente em libra? Porque taurinos não costumam mudar de ideia na vida, o tanto quanto essa cidade muda de clima no dia.
Enfim, vai sair de casa? Leve na bolsa somente o necessário, um agasalho, uma blusinha mais leve, uma coberta, uma canga, um chapéu e uma touca. Até as 18h você já vai ter usado tudo. E não esqueça a sombrinha nem no período de estiagem. A cidade é linda, mas muito temperamental.
Lua de sangue
Esta semana o mundo irá testemunhar mais um espetáculo que vem do céu. Na sexta-feira, 27, o eclipse conhecido como "lua de sangue" poderá ser visto por uma hora e 43 minutos, será o eclipse mais longo do século. O fenômeno será visto com maior nitidez entre a África e o oceano Índico. No Brasil, quando a lua nascer já estará eclipsada e com tom avermelhado. Apesar do nome imponente, a lua de sangue é um fenômeno comum e vem ganhando notoriedade através das redes sociais. Em janeiro deste ano, o eclipse da “Superlua azul de sangue” também chamou atenção do mundo. A popularização do termo através da internet, de forma geral, tem ampliado o interesse do mundo pelo fenômeno.
Eleições 2018
Este ano o primeiro e segundo turno das eleições ocorrem respectivamente nos dias 7 e 28 de outubro. Serão escolhidos presidente, governadores, senadores (cada eleitor deverá votar em dois candidatos para o senado), deputados federais e estaduais. Dos 209 milhões de brasileiros, quase 150 milhões podem votar. Segundo os especialistas, o eleitor médio no país é mulher, entre 45 e 59 anos com ensino fundamental incompleto, são mais de 18 milhões de brasileiros com este perfil, 12,7% de quem pode votar. Apesar de minoria ocupando os cargos públicos em disputa, as mulheres são a maioria do eleitorado, 77.319.586 (52,50%); o eleitorado masculino representa 47,46% do montante com 69.889.046 pessoas.
Aumento do eleitorado
Chama atenção o aumento expressivo no número geral de eleitores no país. Da eleição de 2014 para a que ocorrerá este ano, o Brasil registrou um aumento de 4,4 milhões de novos eleitores. O número pode ser decisivo para os resultados do processo democrático. Especialistas apontam o cenário político nacional e as conturbações dos últimos anos como fatores que motivaram o interesse da juventude para o primeiro voto. Em Nova Friburgo de 2014 para 2018 houve aumento de pouco mais de 2.700 mil eleitores. No município, cerca de 151 mil pessoas estão habilitadas para votar nesta eleição.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário