Colunas
QUANDO ACABA ESSE SUFOCO?
Falta de ar, coração apertado, pressão desconfortável no peito, dor. Não, não se trata de um infarto! Trata-se mais de uma angústia que grita e sufoca. Sufoco! Quando acaba esse sufoco?
Fatalmente, o sufoco tem dia e hora para acabar. Por volta das 17h do dia 28 de abril, quarta-feira. O que vem depois do sufoco é outra história. Pode ser o alívio de ter se safado do rebaixamento. Pode ser a dor cretina de retornar a segundona após 12 anos, sem qualquer certeza de retorno breve.
É sofrimento que não tem fim. Primeiro ele acabaria nas útlimas rodadas do Estadual. Era decisão contra o duque de Caxias. Perdemos a chance! Era decisão contra o Bangu! Igualmente perdemos a chance. Depois saímos da UTI contra o Boavista, mas não tivemos a mesma sorte diante do Volta Redonda. Mas reacendemos a chama da esperança diante do Flamengo, mas mais uma vez deixamos escapara a chance de nos vermos livres desse sufoco que passou a se chamar triangular da morte. Um campeonato extra e de morte para um, de sobrevivência para dois. Diante do Resende, mais uma final que ficou adiada para a quarta, 28. O sufoco persiste! O sufoco insiste! Mas de quarta não passa, independente do que virá depois. Bonança ou tragédia!
Pior para o Resende que não entra em campo. A chance de escapar para eles depende apenas do destino, para o Friburguense não! O Friburguense ainda pode ser o senhor do seu destino. Basta não tomar gols! Um empate o salva! Uma derrota sem fazer gols o derruba, com um não adianta, mas com dois o salva! São mais possibilidades do que qualquer finalista poderia sonhar! Então que o sonho de permanecer na elite permaneça para que depois na realidade se repense o que tiver que repensar, mas para sobreviver é preciso ir com o que se tem agora!
Há esperança! Há mais chance de ficar do que sair! Mas não há mais possibilidade de desperdiçar as chances, de adiar decisões. De quarta não passa. Não há nada mais além de quarta a não ser o que vem depois dela. Elite ou rebaixamento. Alívio ou choro. O fato é que depois disso não há mais sufoco, apenas um novo tempo que pode ser bom, mas também muito ruim! É hora de rezar para todos os santos, é momento de acreditar que seremos salvos e que esses que escrevem a história do Friburguense hoje não serão marcados pela inglória página de cair!
GRIPE A
Por conta dos feriados da semana passada, feriado nacional de Tiradentes e estadual de São Jorge, somado ao ponto facultativo que não abriu os postos de saúde na quinta-feira, 22, a vacinação de grávidas, doentes crônicos e jovens de 20 a 29 anos contra a gripe A que terminaria no dia 23 foi prorrogada por mais uma semana, indo agora ate o dia 30 de abril, sexta-feira.
TRÂNSITO
Motoristas com filhos de até sete anos e meio devem se preparar. A partir do dia 9 de junho será obrigatória a utilização do dispositivo de retenção adequado para transportar as crianças no automóvel. A Falta de cadeirinha para crianças vai render multa de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira. Isso porque houve uma mudança na legislação que antes permitia brechas uma vez que era apenas uma recomendação e agora é obrigação.
MATEMÁTICA TRICOLOR (1)
O Friburguense faz amanhã, 28, seu último jogo pelo triangular da morte, fora de casa contra o Duque de Caxias que já está livre do descenso. A briga agora está restrita a Friburguense e Resende, ambos com 3 pontos. A vantagem é que o Resende não entra mais em campo.
MATEMÁTICA TRICOLOR (2)
Vitória ou empate salvam o tricolor da serra. Ou seja, se não tomar gols, o Friburguense está mantido na primeira divisão do Estadual. Em caso de derrota por mais de um gol de diferença o Friburguense cai. Por um gol de diferença se livra do rebaixamento desde que marque dois gols, ou seja, derrotas por 3 a 2 em diante.
CASA DE CUSTÓDIA
Os 12 vereadores e os dois deputados estaduais, Olney Botelho e Rogério Cabral se encontram hoje, 27, 16h, com o vice-governador Luiz Fernando Pezão. Na pauta do encontro a proposta de reforma e ampliação da carceragem da Vila Amélia ao invés da construção, em Nova Friburgo, de uma Casa de Custódia.
E.E PE. MADUREIRA
Também no Rio de Janeiro, mais cedo, às 10h, os representantes do Legislativo se encontram com a Secretária Estadual de Educação, Tereza Porto, para tratar da situação do turno noturno da Escola Estadual Padre Madureira, localizada no Debossan. Buscar-se-á nesse encontro sensibilizar o Estado para que não encerre as atividades da Educação de Jovens e Adultos na referida escola, o que prejudicaria cerca de 80 alunos.
SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA
A Faculdade de Filosofia de Santa Doroteia está com inscrições abertas para o I Encontro de Professores de Geografia da Região Serrana. Previsto para os dias 7 e 9 de maio o tema do seminário é Geografia Escolar: Novas Teorias. Novas Práticas?”. O objetivo é fazer com que educadores de diversas universidades repensem as metodologias de ensino utilizadas. As inscrições podem ser feitas com antecedência na própria faculdade.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário