Qualificar os políticos - 15 de setembro 2011

sexta-feira, 06 de abril de 2012

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.

A frase acima é de Martin Luther King e apesar de ter sido proferida nos Estados Unidos há mais de 50 anos permance atual e propícia para o nosso país, nosso estado e nossa cidade. Para a nossa realidade.

Todos falam muito em qualificar os profissionais, do garçom ao médico, do professor ao gari, da costureira ao engenheiro, do jornalista ao operador de máquinas. E os políticos? Eles se qualificam? Logo eles que dos palácios decidem acerca das nossas vidas! Eles passam por cursos de ética, de sociologia, de planejamento e tantos outros cursos possíveis que podem ser aprendidos em sala de aula e também com as ruas?

Para ser funcionário público nas diversas esferas, você estuda, passa noites acordado em cima dos livros para passar num concurso público com uma concorrência cruel por um salário nem sempre tão bom assim. E os políticos? Ah! Os políticos também passam por um concorrido concurso público, mas nesse não há provas escritas, nem testes de competência ou avaliação de histórico. Esse concurso público se chama Eleições e o eleitor, a maioria dos eleitores, sem muito se importar, corrigem a prova e passam esse e aquele! O eleitor é quem avalia! O eleitor é quem qualifica!

Então, pergunto? Você tem feito avaliações corretas. Você tem qualificado bem os políticos! O mundo te cobra qualificação e você tem cobrado essa qualificação de quem “manda” no seu país, no seu estado e no mundo?! Pense, mas não guarde o pensamento só até acabar de ler este texto. Guarde-o com você do seu próximo até o seu último voto e também durante o período sem Eleição!

Voltando à célebre frase de Luther King, cobremos dos bons o seu grito, motivemos os de bem a ter vez e voz. Qualifiquemo-los para a política em oposição aos que não merecem estar onde estão!

Se só o bem pode vencer o mal, que possamos ser multiplicadores do bem para combater todos aqueles que fazem a política ser sinônimo de coisa ruim.

Não é a política que é ruim, quem faz ela ser ruim são os maus políticos! Combatemos-os! Só nós podemos!

O governador disse...

Durante a inauguração das Delegacias Legal e da Mulher de Nova Friburgo, o governador Sérgio Cabral garantiu para as próximas semanas, sem precisar uma data, as inaugurações da perícia e do novo IML da cidade que ficarão no mesmo local, ao lado do 11º BPM.

Cabral também falou...

O Governador também falou sobre a casa de custódia que será construída mesmo no município do Carmo, em espaço já em posse do estado. A casa abrigará todos os presos que ainda não foram julgados da região, inclusive, os que ainda são levados para a carceragem da Vila Amélia.

Carceragem da Vila Amélia

As obras da casa de custódia do Carmo ainda estão em processo de licitação, ainda sem qualquer previsão de entrega. Enquanto isso, os custodiados de Nova Friburgo ficarão na carceragem da Vila Amélia. Aliás, essa será a única atividade daquela unidade. Todos os serviços da 151ª DP já estão no novo espaço.

Seleção de tutores

Estão abertas até o dia 6 de outubro as inscrições para 135 vagas de tutores bolsistas presenciais de nível superior. Há vagas para os polos de Nova Friburgo, Cantagalo e Santa Maria Madalena, na região. As bolsas variam de acordo com a carga horária, podendo chegar a R$3.300 por mês, por 24 horas mensais de trabalho.

Inscrições

Os interessados devem ter concluído graduação na área em que irão atuar ou ter conclusão prevista para até 15 de dezembro de 2011. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cederj.edu.br. A taxa de inscrição é de R$30. A prova está marcada para o dia 29 de outubro. A divulgação do resultado final está prevista para 5 de dezembro.

Peixe

Estamos na Semana do Peixe. A campanha, que segue até o dia 24 de setembro, tem por objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente tendo como foco a alimentação saudável.

Consumo abaixo do recomendado

O consumo anual de peixe do brasileiro é de 9 kg. A meta da campanha é aumentar o consumo para 12 kg de pescado habitante/ano, quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Orientações para a compra e modo de preparo poderão ser encontradas na cartilha que está disponível no site do Ministério da Saúde.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.