Colunas
Quadra de escola de samba
Hoje é dia
- do atleta profissional
O dia
Em 10 de fevereiro de 1980, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado em uma reunião no Colégio Sion, em São Paulo, da qual participaram trabalhadores, líderes sindicais, intelectuais e políticos.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Temer diz ter feito em sete meses o que pensou que faria em dois anos
- Aéreas dos EUA passam a barrar pessoas com alergia a nozes
- Torre Eiffel terá muro de vidro à prova de balas
- Homem acusa Uber de revelar traição e quer R$ 150 mil de indenização
- Agência cancela evento pré-Oscar em protesto contra decreto de Trump
Palavreando
O céu é aqui e agora. O paraíso mora dentro do nosso peito e voa com a nossa alma. O paraíso é essa liberdade de ser e estar junto de quem queremos estar e experimentar.
Quadra de escola de samba
Não há lugar mais democrático que quadra de escola de samba. É indo às quadras que percebemos a convivência harmoniosa entre todas as tribos. Lá, não existem diferenças e todos comungam da mesma alegria. A alegria de sambar, o deixar-se contagiar. É entusiasmo que empolga. É diversão que ensina! É abnegação que vicia! Aliás, é essa busca pela felicidade que ali encontrada é que torna todos comuns, independente da pele, de posição social ou opção sexual. Até as flâmulas que carregam são menores e as adversárias na apuração são companheiras que estão no mesmo barco!
Na quadra de escola de samba, assim como na avenida, são todos iguais dentro de suas fantasias. O pobre vira rei, o rico vira farrapo, juntos viram nobres e todos, absolutamente todos, têm a mesma importância! E o branco se diverte com o negro que samba com a mulata; a mulher brinca com o homem que respeita a diversidade sexual; o jovem dança com o idoso que se encanta com a bateria assim como o adulto de meia idade; ser gordo como o momo é ficar na moda e estar com o corpo em dia é também ficar na moda. Assim, no mundo do samba todos são iguais e os estereótipos ficam do lado de fora.
Os problemas viram causa em forma de canção ou de piada, mas não são esquecidos no banho de cultura que cada agremiação traz. O protesto social vem na mais pura essência nacional. Os problemas sociais não fazem a escola brecar, pelo contrário. São alegremente tratados na passarela para serem combatidos e chamar a atenção sem cansar a plateia, pois ainda que tenha discurso - não é chato. E se prestar bem atenção é convidativo para a batalha que todo povo tem.
Carnaval 2017
A duas semanas do carnaval, as escolas e blocos estão intensificando os ensaios. Além dos ensaios técnicos, há também os abertos que atraem grande quantidade de pessoas. Toda sexta-feira, por exemplo, na Vilage é tradição receber o público das mais diversas localidades. Destaque também para o bloco Rastafare que realiza seus ensaios abertos aos domingos na Evok.
Salários do estado (1)
Apenas os funcionários da ativa da educação e ativos e inativos da segurança devem receber os salários integrais na próxima terça-feira, 14. Desde o início da crise financeira, o calendário de pagamentos que era no 2º dia útil passou para o 10º. No entanto, nos últimos meses, o estado não tem conseguido pagar sequer no 10º dia útil e vem parcelando salários.
Salários do estado (2)
Os salários são referentes a janeiro. Os servidores ativos e inativos da área de segurança abrange policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários e demais funcionários das secretarias de Segurança e Administração Penitenciária e órgãos vinculados. Os salários do pessoal da segurança serão pagos com mais uma parcela do reajuste concedido em 2014.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário