Prova de vídeo no futebol já!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Hoje é dia

  • da revegetação
  • Nacional do sorvete
  • Nacional da juventude

O dia

Em 23 de setembro de 1994, o primeiro bebê de proveta brasileiro gerado durante a menopausa da mãe nasceu no Rio de Janeiro. A mãe, uma enfermeira, tinha 53 anos.

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • União Europeia estuda cobrar por entrada de turistas estrangeiros
  • Ingressos a até R$ 90 para assistir a palestra com o juiz Moro esgota em 72 horas
  • China cria primeiro banco de genes com milhões de amostras
  • Estudo prova que chia reduz risco de diabetes, obesidade e cardiopatia
  • Dedé e Didi não serão protagonistas do novo “Os Trapalhões” na Globo

Palavreando
Não estamos aqui, desbravando tais questões por nós, mas pelos outros.

Prova de vídeo no futebol já!

Por muito tempo eu ouvi que o futebol é o esporte mais popular do mundo pela simplicidade de suas regras e também pelas polêmicas que nascem a partir das decisões exclusivamente humanas das arbitragens. Outros argumentam ainda que é a manutenção da tradição que faz o futebol imperar.

No entanto, com tantas tecnologias e o alto investimento que os clubes fazem, é inconcebível que equipes sejam eliminadas de competições por equívocos de arbitragem.

O futebol, enlameado por dirigentes corruptos e agora também pelas manipulações de empresas de apostas, pede transparência para sobreviver e manter a paixão que não é só insana como alguns sustentam.

Paixões cansam quando são feridas. Nada fere mais que a injustiça e a desconfiança de favorecimentos. O torcedor cansa e quem perde ainda mais são os clubes e consequentemente o futebol.

O que acontece no vôlei atualmente, o chamado desafio, deve ser copiado para o futebol. Há que se discutir o formato, mas é urgente essa ferramenta de prova de vídeo. Que possam ser dois desafios por tempo de jogo, exclusivamente em lances decisivos como impedimentos, pênaltis e expulsões. Fato é que algo precisa ser feito e para ontem!

Friburguense (1)

A espetacular goleada de 5 a 0 do Friburguense sobre o Rio-São Paulo foi a maior da história do clube em uma partida oficial fora de casa. O time de Merica pode agora garantir passagem para as semifinais já na próxima rodada, ou seja, com uma rodada de antecipação. Para tanto, basta vencer o América, no Eduardo Guinle, na próxima quarta, 28, e o Bangu não vencer seu compromisso contra o Boavista.

Friburguense (2)

Outro fator de destaque para além da pontuação é o saldo de gols, importante critério de desempate. O Tricolor da Serra tem saldo nove, muito superior aos times que podem chegar a pontuação já atingida ou a ser atingida pelo Frizão. Entre os concorrentes diretos às vagas, apenas o Itaboraí tem saldo positivo: três. O Bangu está com saldo zerado, enquanto Madureira tem negativo de um e São Gonçalo, negativo de três. E o pior: estes dois últimos tem um jogo a mais que o Frizão.  

Solidez fiscal

O estado do Rio de Janeiro caiu 12 posições no ranking de solidez fiscal, realizado pelo Centro de Liderança Pública. O estado de Roraima é o campeão. Em seguida aparecem Pará e Mato Grosso do Sul. O grau de "solidez fiscal" indica a qualidade na gestão das contas públicas, e avalia os estados com base em indicadores como capacidade de investimento; resultado nominal; solvência fiscal; sucesso da execução orçamentária; autonomia fiscal e resultado primário.

Aluguel social

O pagamento do aluguel social referente a agosto foi pago graças a um novo arresto nas contas do estado. Foram arrestados R$ 3,7 milhões das contas estaduais. A decisão em favor da Defensoria Pública que é o autor da ação foi proferida pela 13ª Vara da Fazenda Pública da capital. Cerca dez mil famílias fazem parte do programa.

Parlamento Juvenil Mercosul (1)

Também foram definidos os finalistas do Estado do Rio de Janeiro no Parlamento Juvenil do Mercosul. Entre 13 candidatos, os estudantes Nathan de Souza Raimundo, do Rio de Janeiro, e Jéssica Cristina Martins da Cruz, de Cabo Frio, foram escolhidos para a seleção final. Nova Friburgo nunca conseguiu emplacar um estudante no Mercosul. Na região, o destaque fica com Cachoeiras de Macacu que já conseguiu o feito.

Parlamento Juvenil Mercosul (2)

Os dois finalistas disputarão agora o voto de forma online para definir o representante fluminense. O jovem eleito para representar seu estado e o Brasil tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

Parlamento Juvenil RJ

Lembrando que no Parlamento Juvenil Estadual, Nova Friburgo já definiu seu representante após acirrada eleição. Ryan Moreira foi reeleito após ter sido vice-campeão em 2015. No Parlamento Estadual, cada município elege um representante, exceto a capital que elege três e os três municípios com maior número de candidatos que elegem dois. O PJ Rio acontece na última semana de novembro. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.