Colunas
Previsões para o esporte - 3 de janeiro 2012
Não jogo cartas de tarô nem de búzios. Tampouco tenho talento para vidência a não ser pela própria experiência da observação do cotidiano. Mas entra ano sai ano, todos nós temos aquele tino para arriscar palpites acerca do que será o ano nos diversos setores, especialmente no esportivo.
Não esperem que eu crave que este time será o campeão disso ou daquilo ou do que será do seu time em competição A ou B. Mas posso dizer que alguns tendem, vejam bem, tem tendência a se dar melhor ou pior nisso ou naquilo.
Grupo. Essa palavrinha mágica e quase inatingível supera qualidade técnica e os milhões e milhões de reais, euros ou dólares que fazem as grandes equipes. Talento individual ganha jogo, mas é grupo que ganha campeonato e faz história. Nesse sentido posso dizer que Vasco e Friburguense, dentro de suas proporções, têm tudo para terem um 2012 tão ou mais brilhante quanto foi 2011. Na força do grupo, o Friburguense não só se manterá na elite do futebol carioca, como tem tudo para fazer um grande campeonato. Mais importante que se dar bem no Estadual é ir bem no Brasileiro da Série D. É a Série D, apesar de bem menos atrativa, que garantirá um futuro melhor ao tricolor da serra.
Quanto ao Vasco, a Libertadores é o grande desafio. Vencê-la é um sonho, mas que é possível justamente pela história do grupo que de desacreditado passou a ser o resgate da história vitoriosa do clube. Não quero dizer que o Vasco tem tudo para conquistar a competição, até porque não coloco o Vasco e nenhum outro brasileiro como favorito a competição, mas posso dizer que nem o Vasco e nem os outros dois cariocas que participam da competição, Fluminense e Flamengo, estarão na Libertadores por estar.
Já posso afirmar que tanto Vasco, como Flamengo e Fluminense brigam pelo título brasileiro, ainda que as interferências políticas na arbitragem perdurem como foram decisivas em 2011.
Quanto ao Botafogo, tudo parece tão difícil para o Botafogo... Mas é o único carioca na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Há que se mudar muita coisa, inclusive a sorte, para sonhar com algo. Mas o Botafogo, assim como não é dos melhores, também não é dos piores. Tem agora um grande técnico com um elenco que precisa de um grande técnico.
Quanto à seleção brasileira, mais uma vez, tentará o inédito ouro olímpico. Confesso que já vi seleções olímpicas bem melhores em projetos bem mais consolidados. Até que ponto uma eventual medalha menor do que a de ouro interferirá na manutenção de Mano Menezes... Eis a questão que nem as cartas de tarô, nem os búzios ou a vidência por mim responderão.
Ano novo, chuva velha
2012 começou com chuvas intensas em Nova Friburgo. Em média, choveu em média 100 mm entre as últimas horas e as primeiras de 2012. Houve diversos pontos de alagamento e pequenos deslizamentos em diversos pontos da cidade. A sirene soou em alguns pontos.
Estado de Alerta
Córrego Dantas, Califórnia e Olaria foram os pontos mais críticos, todos com transbordamentos dos rios. Segundo a Defesa Civil, não houve registros de maior gravidade. Quem voltava do litoral ficou assustado com pequenas quedas de barreiras pelas estradas que ligam o município.
Prefeito 24 horas
O prefeito Sérgio Xavier acompanhado do Secretário de Estado de Defesa Civil, Sérgio Simões, percorreu o município durante todo o primeiro dia do ano para averiguar in loco a situação. O secretário veio ao município de maneira emergencial atendendo pedido do vice-governador Luiz Fernando Pezão, que acatou solicitação do prefeito Serginho.
Placas de radares
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) antecipa que as rodovias do Estado não vão contar com novas placas de aviso sobre radares de fiscalização de velocidade. A medida atende à determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que não obriga mais os órgãos de trânsito do país a avisar aos motoristas onde estão os radares de velocidade.
Sem placas
De acordo com o DER-RJ, as placas que já existem nas rodovias estaduais não serão removidas. No entanto, caso seja instalado um novo radar ou a placa dos já existentes for danificada, não terá sinalização ou substituição.
Concurso Detran
O Detran-RJ está com inscrições abertas para concurso público que preencherá 96 vagas em cargos de nível superior, com remuneração inicial de R$ 2.315. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro, através do site www.exatuspr.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 16.
Provas em Teresópolis
As oportunidades são para administrador, analista contábil, analista de documentação, analista de gestão e planejamento, analista de gestão e trânsito, analista de identificação civil e analista de tecnologia da informação. Ainda será divulgada a data das provas, que na região serão realizadas em Teresópolis.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário