Colunas
Previsões - 6 de janeiro de 2011
O Brasil de Lula permanecerá por muito tempo na memória do Brasil. Gostem ou não dele, a sua aprovação popular mostra que em breve os livros de história o contarão como um dos, senão o melhor presidente da história.
Agora é o Brasil de Dilma. A primeira mulher presidente da história não tem a biografia de Lula, mas tem uma vida marcada pela luta contra a ditadura, de gente guerreira e que não foge à luta. Brasileira nata, apesar do Rousseff. Uma resistente que não chegou onde chegou por acaso. O Brasil de Dilma é neste 2011 uma continuidade do Brasil de Lula, mas suas ações de agora determinarão como será o Brasil de Dilma em 2012, 13 e 14 e por conseguinte o Brasil de todos nós brasileiros que se perpetuará pela frente. Esperamos e torcemos para que seja de forma positiva.
O Brasil tem um destino grandioso, de potência, de influência no mundo e cabe a Dilma descortinar junto com os brasileiros esse futuro lindo que já aparece no horizonte. O maior talento que ela terá que ter? Conter os gastos públicos, estruturar o país para esse crescimento, aliviar a carga tributária e garantir que isso chegue ao povo. Não adianta diminuir encargos se isso não chegar ao bolso do trabalhador comum. Seu discurso de esforço pela erradicação da pobreza, defesa da soberania nacional e prioridade na educação para gerar igualdade de oportunidades é uma luz que queremos ver brilhar. Que o intuito vire ação. Que o Brasil possa se fortificar, especialmente na autoestima da população que a meu ver nunca foi tão grande. O brasileiro confia no seu país. O brasileiro ama fazer parte deste novo Brasil que foi um dia o tal país do futuro e que agora é o Brasil do presente.
Se temos confiança em Dilma e no rumo que o Brasil toma, não se pode dizer o mesmo do mundo. Não precisa ser futurólogo para prever que os EUA continuarão tentando mandar no planeta, defendendo seus interesses e se metendo onde não são chamados sob o crivo de ser a maior potência mundial. O que temo é o desespero por estar perdendo este posto. O Oriente Médio continuará sendo uma pólvora à espera de ser acesa por qualquer palito de fósforo. A situação das Coreias é outra preocupação, assim como as sempre iminentes guerras civis na África.
Na nova ordem mundial iniciada após a crise de 2008, China, Rússia, Índia e Brasil têm cada vez papel mais importante no cenário internacional. Precisam ser ouvidos e acima de tudo ter suas opiniões legitimadas. A ONU precisa se reestruturar para voltar a ter moral. A questão do comércio deve ser reavaliada, assim como a questão do clima.
De resto, o mundo continua à caça da cura do câncer e da Aids. Nunca estivemos tão perto... Para os que morrem, nunca estivemos tão longe.
O ano de 2011 parece ser de muitas reflexões. Alguns mistérios permanecerão sem resposta, apesar de parecer que o homem nunca esteve tão perto... Tão perto de responder os enigmas que o acompanham há séculos, tão próximos do fim!
Fiscalização (1)
Mais de 800 veículos foram rebocados na fiscalização do Detran ocorrida na última semana de 2010 em diversos municípios, inclusive em Nova Friburgo. Ao todo, 872 veículos irregulares foram apreendidos por inadimplência do IPVA e/ou falta de licenciamento anual. Carteiras Nacionais de Habilitação vencidas ou suspensas também foram recolhidas.
Fiscalização (2)
O Detran diz que os locais das operações foram antecipadamente informados para que os motoristas com carros e CNHs irregulares não enfrentassem surpresas desagradáveis. Reafirma que o objetivo não é apreender veículos, mas sim evitar que eles circulem em situação irregular. Sobrou reclamação da população pelas blitzen nos últimos dias do ano, atrapalhando o trânsito e causando transtornos.
Ônibus intermunicipais (1)
Muitas reclamações com relação aos ônibus intermunicipais. O não cumprimento de horário é a principal delas. É o que mostra balanço do Detro que contabiliza mais de cinco mil reclamações no transporte interurbano em todo o ano de 2010.
Ônibus intermunicipais (2)
Das 7.567 reclamações formais, a maior parte é referente ao horário irregular, com um total de 817 registros; seguida de motoristas que não param no ponto, com 796 ocorrências; e pela falta de ônibus de duas portas, com 652 registros. Quando há denúncia e as empresas são flagradas com irregularidades, elas estão sujeitas a multas no valor médio de R$ 1 mil cada.
Colônia de férias
As inscrições para a colônia de férias 2011 do Sesc continuam abertas. As atividades neste ano trazem como tema esportes de aventura e começa na terça-feira que vem, dia 11. Podem participar crianças de 6 a 12 anos. A colônia funcionará de terça à sexta-feira, de 13 às 17h.
Friburguense
O amistoso que o Friburguense faria contra o Macaé neste sábado, 8, foi cancelado pelo alvi-anil praiano. A diretoria tricolor, no entanto, agiu rápido e conseguiu marcar outro amistoso no mesmo dia contra o Serrano de Petrópolis. Se contra o Macaé o Friburguense jogaria fora de casa, contra o Serrano a partida acontece às 15h, no Eduardo Guinle.
Campesina
A Campesina Friburguense celebra hoje, 6, 19h30m, em sua sede social, os seus 141 anos de fundação. No evento, além de referendar o novo presidente do Conselho Diretor para o biênio 2011/12, serão entregues títulos de sócios laureados, persona grata, honorário e benemérito. Um concerto também está programado. As celebrações pelos 141 anos prosseguem amanhã, 7, com uma missa, às 18h, na Matriz São Francisco de Assis.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário