Previsões - 4 de janeiro de 2011

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O ano mal começou e já tem quatro dias. Daqui a pouco estaremos vendo o campeão estadual, da Copa do Brasil, Brasileiro e assim por diante. O tempo voa! Os campeões passam rápido, ainda que os fracassos fiquem.

Assim, entra ano, sai ano e vem aquela esperança de bons dias. Para quem teve um ótimo ano passado, o desejo de manter e até de ter um ano melhor ainda. A gente sempre quer mais. Para quem não teve um bom ano, a esperança de dias melhores. E aí nos agarramos aos astrólogos, tarólogos, ciganos, a todos os videntes e tipos de vidências para se antecipar e receber um ano de glórias.

Longe de ter o talento da vidência, o Observatório traz nesta semana suas previsões que não são bem visões do futuro baseadas nos astros ou cartas, mas fundamentadas em questões técnicas e palpites, é claro. Começamos pelo esporte e se tem um campo que faz a vida ser um céu ou um inferno... Ah! Esse campo é o dos esportes, especialmente o do futebol.

Há coisas que nem precisa ser vidente para saber, por exemplo: as obras da Copa atrasarão; as da Olimpíada, nem tanto. Haverá desvios de verbas públicas e serão abertas investigações para averiguar as denúncias. A Copa chegará e tudo acabará em pizza.

Outras já não são tão fáceis de apontar, mas por que não arriscar um palpite? Nós adoramos isso! Então vamos lá!

SELEÇÃO BRASILEIRA: momentos difíceis para o técnico Mano Menezes, pelos adversários complicados nas partidas amistosas, pela Copa América na Argentina, além da obrigação de renovar a seleção. Argentina favorita para conquistar a América, tendo Brasil, Uruguai e Paraguai correndo por fora. Ney Franco ganha força na seleção principal ao conquistar a vaga para as olimpíadas de Londres.

FRIBURGUENSE: Apesar das dificuldades financeiras, terá um time equilibrado com uma defesa consistente, mas o ataque na dívida mais uma vez. É difícil achar bons atacantes. Se tiver união e espírito de grupo, brigará pelo título da segundona, com ótimas chances de voltar à elite.

BOTAFOGO: ano de reafirmação do projeto de Maurício Assunção. Brigará pelo estadual, com boas possibilidades de título na Copa do Brasil. Campanha mediana no Brasileiro.

FLAMENGO: começará o ano com muitas dificuldades, mas logo se restabelecerá no Estadual podendo surpreender nos momentos de decisão. Participações medianas nas demais competições. Patrícia Amorim será bastante contestada na direção do clube. Luxemburgo não terá vida fácil.

FLUMINENSE: Tudo estará voltado para a Libertadores, onde é candidatíssimo ao título. Com o projeto Libertadores/ Mundial acabará esquecendo das demais competições. Tudo indica que valerá a pena!

VASCO: Dificuldades financeiras, denúncias de desvios na direção formam uma conjuntura interna problemática. As eleições poderão prejudicar o time, que pode deixar o Vasco em situação complicada no Brasileiro e com sérios riscos. O clube deve optar por uma via fora de Dinamite e Eurico. Deve conquistar um título pela força de vontade de seus jogadores.

F1: Mais um ano triste para o Brasil. Massa deve até começar o ano bem, mas logo terá muitos problemas. Deve terminar o ano fora da Ferrari.

PALPITES:

Estadual: Vasco

Copa do Brasil: Botafogo ou São Paulo

Libertadores: Fluminense

Copa América: Argentina

Brasileiro: Internacional ou Grêmio

Sul-Americana: um argentino

Mundial: Fluminense

E, por fim, erraremos mais da metade dos palpites. Que assim não seja ou seja... Só o tempo dirá e dirá mais rápido que imaginamos!

Trânsito x crime

Fechados os números de 2010, uma comprovação: pela 1ª vez nos últimos anos, o trânsito matou mais do que o crime em Nova Friburgo: 28 homicídios contra 38 mortes no trânsito. Apesar do índice, ainda assim foi menor que em 2009, quando o trânsito fez 46 vítimas fatais.

Homicídios

O número de homicídios em Nova Friburgo caiu mais da metade se comparado a 2009, quando foram registrados 48 homicídios, número que já havia diminuído em relação a 2008 (58). Aliás, o número de homicídios de 2010 em Nova Friburgo fechou como o menor da década.

Friburguense

Após cinco dias de folga para as festas de fim de ano, o elenco do Friburguense já iniciou a segunda etapa de preparação para o estadual da segundona. Dois amistosos já estão programados: Macaé, no dia 8, e Americano, 12, ambos fora de casa.

Tere-Fri (1)

Estrada Friburgo-Teresópolis terá um novo atrativo. Trata-se do Terê Tour Circuito Tere-Fri. O projeto consiste em um ônibus jardineira que levará turistas para visitar os pontos turísticos localizados ao longo da RJ-130, estrada que liga as duas cidades.

Tere-fri (2)

Um passeio experimental já foi realizado e o serviço deve começar ainda neste mês. O objetivo é demonstrar os atrativos da estrada, fortalecendo o turismo nos dois municípios. O percurso será de aproximadamente uma hora.

Terremoto (1)

Segundo a agência norte-americana de pesquisa geológica (USGS), moradores de Nova Friburgo relataram ter sentido a terra tremer na manhã de sábado, 1º. O leve tremor teria sido sentido também em outras cidades brasileiras.

Terremoto (2)

Segundo a agência, o tremor sentido está associado a um terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu a região norte da Argentina no mesmo dia. Nova Friburgo está a 2.142 quilômetros do epicentro do terremoto, a cidade de Campo Gallo. Além das localidades argentinas, o abalo foi sentido também no Chile.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.