Colunas
Penta ou eneacampeão brasileiro?
Hoje é dia
- Municipal de prevenção a desastres
- do café
- do migrante
- Internacional da solidariedade com o povo palestino
O dia
Em 29 de novembro de 1994, um incêndio matou 233 pessoas na discoteca Fuxin, no norte da China. O acidente foi causado por um curto-circuito nas instalações elétricas. A tragédia se assemelha à outras ocorridas em boates na Argentina e mais recentemente aqui no Brasil, em Santa Maria- RS.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Com PMDB em crise, Eduardo Paes sonda ida para o PSDB
- Delação da Odebrecht atinge mais de 130 deputados, senadores, ministros e 20 governadores e ex-governadores
- Trump põe em dúvida futuro de relação entre Estados Unidos e Cuba
- Bilionário deixa R$ 8,4 milhões para cada morador do vilarejo em que nasceu
- Edson Celulari diz estar curado de câncer e fala em fazer festa
Palavreando
A liberdade de ser dependente, absolutamente dependente, de gargalhadas e tantas outras coisinhas pequenas e grandiosas é que resultam numa felicidade sem medidas.
Enea ou pentacampeão brasileiro?
Depois de 22 anos o Palmeiras voltou a conquistar o mais importante título nacional. O primeiro na era dos pontos corridos. Muito se fala na enea conquista (palavra quase desconhecida para nove títulos). O Palmeiras é o primeiro a atingir tal marca. Mas há quem saia da polêmica e diga apenas campeão. Corintianos e outros rivais dirão penta. Quem gosta de uma polêmica dirá hepta. Afinal, quantos títulos nacionais têm o Palmeiras?
Afogada numa imensa crise política em 2010, a CBF ainda sob a administração Ricardo Teixeira, decidiu agradar aos paulistas reconhecendo a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro, criado apenas em 1971.
A Taça Brasil foi disputada em mata-mata, exatamente como é hoje a Copa do Brasil, de 1959 a 1968. Já a Taça Roberto Gomes Pedrosa, de 1967 a 1970 no formato de grupos. Tão incoerente a decisão de reconhecer todos como Campeonato Brasileiro que em 1967 e 1968 os dois torneios foram disputados, logo foram dois campões brasileiros. Para piorar: o Palmeiras ganhou tanto a Taça Brasil e o Robertão em 1967, logo fora campeão brasileiro duas vezes num mesmo ano.
O mais acertado, no mínimo, seria reconhecer a Taça Brasil como a Copa do Brasil e o Robertão como o Campeonato Brasileiro. Aí, teria um mínimo de coerência. Por esse critério, o Palmeiras foi, portanto, hepta campeão: cinco títulos do Brasileiro e dois do Robertão. Pelo critério histórico, seria penta. Pela CBF, e, provavelmente por sua torcida: enea. Ou há quem dirá que não dá para ser campeão brasileiro por duas vezes num mesmo ano. Aí, seria octa! Se quiser piorar e só reconhecer os dos pontos corridos, aí teremos polêmica pela eternidade.
Melhor mesmo, então, dizer que o Palmeiras é o legítimo campeão brasileiro de 2016! Não é mesmo?
Black Friday irregular (1)
O Procon estadual identificou, nesta Black Friday, irregularidades em seis lojas virtuais e buscadores de preços da internet: Casas Bahia, Americanas.com, Submarino, Ponto Frio, Casa & Vídeo e Buscapé. Os estabelecimentos foram autuados. Neles foram encontradas diferenças nos preços entre as telas iniciais e as que encaminhavam o consumidor para o fechamento do negócio, tanto se a procura pelo produto fosse feita por meio dos buscadores ou direto nos sites das lojas.
Black Friday irregular (2)
A Casa & Vídeo foi autuada por outra irregularidade: um forno micro-ondas e um smartphone eram anunciados como promoções de Black Friday mas apresentavam preços iguais aos coletados na véspera. O Procon fez um levantamento prévio de preços em sites para identificar as ofertas falsas. A maior quantidade de irregularidades foi encontrada na Casas Bahia: sete. Os estabelecimentos terão um prazo de 15 dias úteis para apresentar a sua defesa.
Black Friday irregular (3)
O Procon recebeu um total de 36 denúncias, incluindo contatos pelo Procon online (www.procononline.rj.gov.br), pelo aplicativo Meu Procon-RJ, pelo telefone 151, Twitter e Facebook. Foi observada uma redução no número de reclamações em relação ao ano passado (110).
Carteiras cassadas (1)
Mais 4.071 notificações do Detran para condutores que respondem a processos para suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação foram publicadas no Diário Oficial. Desse total, 822 já estão suspensos e 88, cassados, devendo entregar suas carteiras ao departamento em dez dias. Todo o grupo não foi localizado pelos Correios por não ter atualizado o endereço no Detran. A alterantiva, então, foi avisá-los pelo Diário Oficial.
Carteiras cassadas (2)
Os motoristas cassados estão proibidos de dirigir por dois anos e os suspensos terão que cumprir o tempo de penalidade imposto para poder voltar ao trânsito. Depois de entregar a CNH, todos terão que passar por um curso de reciclagem de 30 horas de aulas e, no caso dos cassados, refazer todo o processo para obtenção da carteira. Em todos os casos, o prazo para apresentação de defesa é de 30 dias. Para saber se está incluído nas listas publicadas pelo Detran, basta pesquisar em multas.detran.rj.gov.br.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário