Colunas
Para 2017... resiliência
Hoje é dia
- da Proclamação do Cristo Estadista
O dia
Em 30 de dezembro de 1906, o Irã tornou-se uma monarquia constitucional. O Reino Unido e a Rússia dividiram o país em zonas de influência, cabendo aos ingleses a exploração do petróleo.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Mais ricos do mundo encerrarão 2016 com US$ 237 bilhões a mais
- Alvo de investigação no Rio, presidente do TCE se licencia
- Associação de PMs e bombeiros pede cancelamento do Réveillon em Copacabana
- Cientistas criam sensor de hálito que pode detectar com 86% de precisão 17 doenças
- Adele é a artista que mais vendeu discos em 2016
Palavreando
O que mais satisfaz é a possibilidade de caminhar por essa estrada de aventuras que é a vida.
Para 2017... resiliência
Capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação. Isso é resiliência e é disso que mais precisamos em 2017. Um ano que possivelmente trará os problemas de 2016. Mas também trará aquilo que temos certeza não mais querer: corrupção, preconceito, ódio. Se 2016 está sendo o começo do fim, que 2017 seja o ano da resiliência, para que possamos começar a inaugurar um novo tempo.
E por que resiliência é tão importante? Apesar de desconhecida para muitos, que a resiliência entre na moda, pois é a capacidade que devemos ter como indivíduos ou como coletivo, seja no conjunto da sociedade, na família ou mesmo nas organizações das quais fazemos parte. Nas organizações, por exemplo, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Já para o indivíduo, a resiliência dependerá da interação de sistemas adaptativos complexos, como o círculo social, família, cultura, entre outros. A resiliência pode se apresentar ou não em vários domínios da vida de uma pessoa (saúde, trabalho, escola, etc) e variar ao longo do tempo.
Na administração de emoções, com a habilidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse. No controle dos impulsos, regular a intensidade, dando a devida força à vivência de emoções. Analisar o entorno com capacidade de identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presentes no ambiente. Desenvolver a empatia, buscando sentir o mesmo que o outro sente para compreender. Autoeficácia para acreditar na própria capacidade e alcance de pessoas, para perceber que se vincular a outras pessoas viabiliza soluções para intempéries da vida, sem receios e medo do fracasso.
Por isso, desejo a você muita resiliência em cada dia do novo ano! Resiliência para cada um de nós!
Greve no Estado
Sem salários de dezembro e sem 13º, alguns segmentos iniciaram paralisação dos trabalhos por tempo indeterminado. Analistas fazendários, de controle interno e de finanças anunciaram a suspensão das atividades. Na secretaria de Planejamento, os executivos públicos também anunciaram greve, mesmo caso dos servidores do Centro de Tecnologia do Estado (Proderj). A paralisação do Proderj pode afetar, por exemplo, a matrícula da rede estadual de ensino.
Ocupação hoteleira Nova Friburgo
Mesmo com a crise que afeta o estado e o país e com o feriado da virada caindo no fim de semana, é boa a expectativa de ocupação da rede hoteleira de Nova Friburgo neste 2016 para 2017. Acredita-se que fique acima dos 80%. Nova Friburgo possui 134 hotéis e pousadas bastante procurados no Réveillon, especialmente por pessoas que querem fugir do forte calor e agito para virar o ano na tranquilidade da serra.
Operação praia (1)
O Corpo de Bombeiros iniciou a Operação Verão 2017. Os 1,2 mil guarda-vidas destacados para a ação já estão a postos nas areias e no mar para atuarem na prevenção de afogamentos, socorrer banhistas com mal súbito, auxiliar as crianças perdidas, entre outros incidentes que podem ocorrer em dias de praia cheia. A corporação está com um reforço de 50% do efetivo até março e conta ainda com 50 guarda-vidas em período de estágio.
Operação praia (2)
A corporação preparou dicas para quem for às praias do Estado no verão: localizar bandeiras de perigo de correnteza; em caso de dúvidas, perguntar a um guarda-vidas o melhor trecho para o banho de mar; para quem pretende mergulhar, evitar consumir álcool; água na linha da cintura já representa sinal de perigo, pois as condições do mar podem mudar rapidamente; colocar pulseirinha nas crianças com nome e telefone
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário