PAPA JOEL

sábado, 31 de julho de 2010

A designação de papa não é usada apenas para identificar o padre supremo da Igreja Católica, o sumo pontífice, mas também serve para coroar aqueles que se tornam supremos ao repetirem certos feitos, ao se tornarem experts numa determinada atividade. Assim é Joel Santana, o papa dos técnicos, o supremo entre os treinadores.

Papa é também usado para determinar aquela comida cheia de misturas que dá caldo, papa. Joel é mestre em fazer papas, não pela beleza do prato, nada de cereja enfeitando ou ingredientes caros. Basta simplicidade para dar sustância. O sabor pode não ser suntuoso, mas é de conquista e é de conquista que se alimenta uma torcida e torcedor sempre tem fome.

Papa também é usado como complemento de quem não é guloso em si, mas que sempre está devorando. É o papa-títulos, papa-taças, papa-adversários, bicho-papão. Sim, Joel é o bicho-papão dos rivais ainda que tenha passado por todos eles e igualmente em todos eles tenha se tornado bicho-papão dos adversários, papa-conquistas.

Joel, o respeitado, o venerado, o papa dos papas... E por que falar de Joel e não do Botafogo como um todo? Porque o Botafogo deve a conquista desta Taça Guanabara a ele – Joel Santana. Sim, Joel transformou o Botafogo de um amontoado em um time. Se você se perguntar: o Botafogo é o melhor time do Rio? Por mais polêmica que possa parecer e logo após o título alvinegro do primeiro turno, não temo em afirmar: não! O Botafogo não é o melhor time do Rio! Pelo contrário. Entre os quatro grandes, os quatro que realmente disputam o título, o Botafogo é o pior, apesar de ter o melhor técnico! E assim como técnico perde jogo, técnico também ganha jogo.

Talvez o grande talento de papa Joel seja a humildade em reconhecer. Ele reconhece o time com que trabalha. Se é ruim, admite que é ruim e usa muito bem as peças que tem. Fecha a equipe, marca forte, irrita o adversário que assume a responsabilidade em ganhar e explora os contra-ataques. Foi o que o Botafogo fez contra Flamengo e Vasco. Os resultados foram justos? Sim! Dentro da proposta que cada um se deu, o Botafogo venceu com seus argumentos defensivos. Faltou competência a Vasco e Flamengo para que o argumento ofensivo desse papa, caldo. Faltou humildade a Andrade e Mancini que viram suas estratégias sucumbirem a simplicidade de Joel, o papa do Rio. E no mais, quem disse que futebol é justo? O pior ganha o melhor, o feio ganha a menina (a taça) porque ela não quer saber de beleza, ela quer saber de eficiência, lábia, esperteza...

Agora que venha o segundo turno para Vasco, Flamengo e Fluminense, porque o Botafogo, bem o Botafogo já está na final, na poltrona do cinema, passeando com sua menina, ciente de que ela pode ser roubada, mas essa história... Ah! Esse romance já formou seu par, a Guanabara é do Botafogo e Joel é o papa do Rio.

CARNAVAL (1)

O Carnaval 2010 ainda não terminou, pelo menos nos bastidores. Após uma reunião de avaliação realizada no sábado, 20, pela diretoria da Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo, foi decidido convocar uma coletiva com a imprensa para hoje, 23, às 16h para explicar alguns fatos ocorridos na folia deste ano.

CARNAVAL (2)

Na mesma reunião do último sábado ficou definido também o pedido de retratação por escrito do presidente do Raio de Luar sobre o descumprimento do acordo firmado na reunião geral da Liga proibindo a transmissão televisiva dos desfiles dos blocos de enredo. As emissoras de TV a cabo receberão a solicitação de que retirem do ar imediatamente tudo quanto for matéria jornalística, desfiles e outros assuntos relativos aos blocos de enredo. Caso não seja atendida a diretoria da liga promete acionar a Justiça.

CARNAVAL (3)

A diretoria da liga ainda quer estudar possíveis punições ao Raio de Luar por causa da transmissão de TV e as escolas de Samba Imperatriz de Olaria e Alunos do Samba, pelos fatos ocorridos durante a apuração do Carnaval. O Carnaval 2010 ainda vai dar muito samba.

FRIBURGUENSE

Última semana de preparação do Friburguense visando a estreia na Taça Rio, no próximo domingo, 28, às 17h01 diante do Fluminense. No único amistoso no intervalo entre os dois turnos, os comandados de Cleimar empataram em 2 a 2 com o Tigres, no último sábado, 20, em Xerém.

TABELA (1)

Pela tabela oficial divulgada pela federação, o Friburguense terá pelo menos mais uma partida televisionada para todo o país. O jogo contra o Fluminense neste domingo, 28, foi a partida escolhida pela TV Globo, detentora dos direitos de transmissão, para ser exibida para todo o estado e para as demais partes do país, pela parabólica.

TABELA (2)

O Friburguense pode ter mais um jogo televisionado na TV aberta. Diante do Flamengo na última rodada, mas isso depende da classificação, já que a Globo só escolhe a partida às vésperas, no aguardo de quem, entre os quatro grandes, precisará mais de uma eventual vitória para se classificar. Lembrando que se isso ocorrer, o Friburguense perderia o mando de campo já que a Globo não transmite partidas no Eduardo Guinle.

CEFET (1)

Saiu neste fim de semana a lista da segunda etapa de aprovados para o Cefet Friburgo pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC. Além do Cefet, outras 51 instituições de ensino superior público federal também utilizam o sistema como forma de ingresso em seus cursos, substituindo o vestibular. Os selecionados devem efetuar a matrícula até sexta-feira, 26. Os documentos necessários devem ser consultados no site do Sisu ou junto às instituições de ensino.

CEFET (2)

O sistema terá ainda uma terceira etapa de inscrições, que ocorrem de 1º a 3 de março para as vagas que porventura sobrarem. Para concorrer, é preciso preencher ficha pela internet, informando o número de inscrição no Enem 2009 e a senha de acesso. Diariamente, o sistema fornecerá as notas de corte de cada curso, baseadas nas inscrições do dia anterior. Assim, o candidato poderá verificar se tem a pontuação necessária para ingressar no curso desejado. O Cefet Friburgo oferece vagas para os cursos de Turismo e Física.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.