Os deuses vestem tricolor - 26 de outubro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Reta final do Campeonato Brasileiro. Sete rodadas, 21 pontos em jogo e tudo, tudo conspira a favor do Fluminense. Se o time perdeu o fôlego nessa reta decisiva, os resultados têm sido favoráveis e mesmo não vencendo, a liderança está de volta para as mãos do tricolor carioca.

Isso quer dizer que, entre os concorrentes ao título, apenas um time depende apenas de si para ser o campeão. E este time é o Fluminense. Isso por si só se encarrega de alimentar a motivação dos jogadores, pois, agora, a tática e a técnica sucumbem perante a vontade. Os times que lutam contra o rebaixamento estão aí para provar. Nas rodadas finais jogam como se lutassem pelo título e se tornam adversários impiedosos ou no mínimo difíceis de serem batidos.

Na rodada de clássicos regionais, o carioca não apresentou nenhuma novidade: empate digno de dois times que não mereciam vencer. Ao Vasco, uma vitória e um empate para encerrar sua participação na competição. Libertadores já era, na verdade nunca foi. Resta escapar do rebaixamento. Ao Flamengo, obrigação de vencer mais três jogos e empatar um para também escapar do rebaixamento e terminar seu melancólico ano, marcado por tragédias de tablóides, trapalhadas administrativas e pouco futebol!

Se os deuses conspiram a favor do Fluminense, Cruzeiro e Corinthians permaneceram na briga. Santos, Inter e Botafogo permanecem correndo por fora, com aspirações cada vez menores a cada rodada. Exceção é verdade para o Botafogo, que luta pela arriscada vaga para a Libertadores, já que o G3 é G4, mas tem tudo para terminar como G3 mesmo. Afinal, alguém acredita que um brasileiro não será campeão da Sul-Americana? Um dos quatro sobreviventes, (Palmeiras, Atlético-MG, Avaí e Goiás) estará na final, graças aos cruzamentos da pouco convidativa competição que de graça mesmo só tem a vaga na Libertadores. Difícil, mas vale a torcida contra!

Dessa maneira, o futebol carioca tem tudo para ser campeão brasileiro de novo, com a bela campanha do Fluminense, que investiu pesado para isso. Resta ao Botafogo lutar até o fim que não termina no Brasileiro e sim após a decisão da Sul-Americana. E a Vasco e Flamengo, um ano sem brilho, cujas férias virão mais cedo e entrar em campo será apenas um mero detalhe.

Censo 2010 (1)

As pessoas que ainda não receberam a visita de um recenseador do Censo 2010 em suas casas podem entrar em contato com o IBGE pela internet para marcar um horário. No site do IBGE há um formulário que deve ser preenchido por quem não foi recenseado. De acordo com o IBGE, a pessoa recebe uma resposta em até 48 horas.

Censo 2010 (2)

As informações serão encaminhadas às unidades estaduais do IBGE em todo o país, que entrarão em contato para agendar a visita. O órgão ressalta, porém, que o Censo é feito por domicílio. Por isso, antes de enviar o formulário, a pessoa deve se certificar de que sua casa não foi visitada por um recenseador, que pode ter entrevistado outro morador. O trabalho do Censo vai até 31 de outubro.

Swian campeão da Superliga (1)

O ano de 2010 realmente ficará marcado na história de Swian Zanoni, piloto Honda que corre por Nova Friburgo. É que o ano no Motocross, simplesmente, está sendo dele. Depois de conquistar o Arena Cross, Swian conquistou também, por antecipação, a Superliga Brasileira, na categoria MX2.

Swian campeão da Superliga (2)

A prova foi realizada em Canelinha (SC), e Swian a terminou em quinto lugar, obtendo os pontos necessários para ser campeão. Já na principal categoria, a MX1, Swian permanece na ponta após terminar a prova também na 5ª posição. A decisão será na última etapa, em Poços de Caldas, nos dias 20 e 21 de novembro. A disputa está entre Swian, Leandro Silva e João Paulino Marronzinho.

Friburguense

O Friburguense está eliminado da Copa Rio e o sonho de ir a Copa do Brasil do ano que vem acabou. Nas duas últimas rodadas da competição, contra América e Goytacaz, ambas em casa, o tricolor apenas cumprirá tabela, uma vez que não tem mais chances de classificação, mesmo vencendo as duas últimas partidas. A eliminação foi dolorosa, na derrota por 2 a 0 para o Bangu, sob muitos protestos contra a arbitragem.

Rodeios proibidos (1)

Nova Friburgo caminha para ser mais uma cidade do país a proibir a realização de rodeios dentro de seu território. Os vereadores já aprovaram, em primeira discussão, por unanimidade, lei de autoria do vereador Manoel Martins (PSB) que proíbe a realização de rodeios, além de touradas ou eventos similares que envolvem maus tratos e crueldades com animais.

Rodeios proibidos (2)

A lei ainda precisa ser aprovada em segunda discussão, ainda sem data definida, para ser analisada, posteriormente, pelo Executivo, que pode sancioná-la ou vetá-la. A tendência é que a Câmara aprove a lei em segunda discussão sem dificuldades e que o Executivo a sancione. Só a partir de sua publicação é que a proibição passa a ter validade.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.