Os 7 a 1 não foram sobre a Alemanha

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Hoje é dia

  • da artilharia
  • da Língua Portuguesa
  • Internacional da liberdade de imprensa
  • da raça

O dia

Há 70 anos chegava ao fim a monarquia na Itália. Um plebiscito decidiu a criação da República Italiana. A família real deixou o país e o governo foi assumido pelo Partido Democrata Cristão.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Turismo espacial pode ser realidade em 2018 com passagens milionárias
  • Na França, Pelé e Maradona se abraçam e prometem fim de brigas
  • Argentina reavalia zoológicos após morte de 70 animais em cinco meses
  • IBGE estima safra de 2016 de 195,9 mil toneladas, com queda de 6,5% ante 2015
  • Tinder anuncia proibição a menores no aplicativo; mudança afetará 3% dos usuários

Palavreando

Dia dos namorados serve para escrever cartões e fazer declarações de que “se estou com você estou bem” ou simplesmente receber aquelas três palavrinhas que todo mundo quer ouvir: “Vamos ficar pelados”!

Os 7 a 1 não foram sobre a Alemanha

A seleção brasileira não renasceu. Até porque o sistema do futebol brasileiro está falido e implodindo, pouco a pouco, com suas fissuras sendo reveladas de maneira lenta. A humilhação da última Copa do Mundo e a fraqueza demonstrada nas eliminatórias para a Rússia 2018, são apenas partes do grande problema que vivenciamos, ao ponto de que se não for feita uma correção de percurso, o Brasil nunca mais será o gigante que já foi no futebol.

Os 7 a 1, portanto, não foram sobre a Alemanha. Os 7 a 1 sobre a seleção haitiana não são nem de longe uma vingança daquela trágica semifinal de Copa do Mundo, em pleno território nacional. Bater o Haiti por 7 a 1 não é nada. Lá, sequer futebol existe.

Os 7 a 1 não foram do Brasil que conquistou a sua última Copa do Mundo em 2002. São 7 a 1 de um time capenga, sem identidade, sem estrela, sem técnico.

O futebol brasileiro está em crise. A começar pelas divisões de base que precisariam de uma total correção. A CBF que tenta se esconder de seus próprios escândalos é uma entidade que já não serve mais ao desporto. Não é ela capaz de unir o futebol nacional em torno de um recomeço. Aliás, recomeço que sequer é admitido. Então como começar?

Os clubes parecem não ter forças para uma união de represália ao modelo atual porque fazem parte da forma vigente. Não estão nem capacitados, tampouco interessados em fazer essa reforma, que é de longo prazo.

Os 7 a 1 não me animam porque o nosso futebol morreu e não se deu conta disso. Não adianta mudar técnico ou jogadores se não mudar a estrutura da CBF, dos nossos clubes e dos parceiros envolvidos que cultivam ainda a mentalidade de donos de um patrimônio do povo. Se houvesse, pelo menos governo, apoiaria uma intervenção governamental. Mas como, se nem governo temos? 

Dia dos namorados (1)

Considerada a terceira melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães, o dia dos namorados deste ano espera empatar com as vendas do ano passado. Apesar da grave crise que afeta o país e dos problemas salariais, principalmente dos servidores públicos do estado, roupas e acessórios são os itens com maior expectativa de venda. Como as pessoas devem gastar menos, celulares e eletrônicos têm baixas expectativas de vendas.

Dia dos namorados (2)

Como o Dia dos Namorados, depois de alguns anos cai no domingo, restaurantes que geralmente ficam fechados nas noites de domingo prometem abrir, especialmente, para os enamorados. É recomendável fazer reservas nos restaurantes mais concorridos, como nos motéis que costumam registrar na data grande movimentação.     

Geada em Friburgo (1)

Nova Friburgo pode ter geada nos próximos dias. É o que aponta o instituto Climatempo. Já a partir desta sexta-feira, 10, o tempo vai esfriar mais, com os termômetros se aproximando da casa dos 4 graus. No domingo, 12, a mínima prevista para a cidade é de 3 graus, e existe a possibilidade de geada no período da manhã. A previsão se repete para a próxima terça-feira, 14.

 Geada em Friburgo (2)

As temperaturas só devem voltar a subir a partir da próxima quinta-feira, 16, quando a mínima, inicialmente, deverá subir para 9 graus. Nova Friburgo teve alguns registros de geada também em  julho do ano passado. A geada é um fenômeno da natureza que ocorre quando se formam camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas.

Foto da galeria
É sabido que Nova Friburgo possui o título da maior produtora de flores de corte do estado. Segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, a cidade concentra a metade de toda a área cultivada na Região Serrana. Nova Friburgo é múltipla e concentra belezas em todos os cantos, não só em Vargem Alta, local de maior produção de flores. Nessa época do ano, as baixas temperaturas oferecem aos moradores e turistas um clima único e repleto de fins de tardes maravilhosos e imagens que nos tiram o fôlego, como este registro feito no Cascatinha.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.