Observatório - 30/10/2013

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Hoje é dia

do Atendente

do Balconista

do Designer de Interiores

do Material Bélico do Exército

Nacional do Ginecologista e Obstetra

Municipal do Atendente de Serviços ao Consumidor

 

O dia

Em 1995, os eleitores da província canadense do Quebec decidiram em um plebiscito continuar a fazer parte do Canadá. Os partidários da separação conseguiram 49,4% dos votos, enquanto os defensores do status atual tiveram 50,6%.

 

Tubo de ensaio

Entrei por um tubo de ensaio e saí diferente. Não há nada mais humano que sentir aquele friozinho na barriga, aquela insegurança por fazer algo que você não está acostumado a fazer. Nada te faz sentir mais vivo que o desafio de fazer algo diferente e novo. Não para provar algo aos outros, nem a si mesmo. Mas pelo fato de botar a cara na reta, respirar fundo e saber que você pode!

Quando eu era adolescente eu tinha vontade de ser professor, jornalista, artista, escritor, político... Não dava para ser todas as coisas ao mesmo tempo, diziam meus pais. E não é que dá! Dá para ser tudo o que você quiser ser... 

Encerrei na noite de ontem o workshop de improvisação teatral que fiz com Bernardo Dugin (de quem sou fã confesso) e com Anike Couto (de quem virei fã de carteirinha). As aulas terminaram com uma apresentação aberta com mais de 200 pessoas na plateia, no Teatro do Country. Eu e mais vinte e tantos alunos no palco. A maioria pela primeira vez! Fazia tempo que eu não sentia aquela emoção de fazer algo que causa tremedeira nas pernas, coração acelerado e boca seca. Menino outra vez! "Você tem coração”, dizia eu para mim mesmo após ouvir a Carol da Bibiana de Sá dizer que eu era coração! Sim! Coração, não estômago! Coração mais que estômago! Onde eu esqueci essa parte? Talvez, não tenha esquecido, mas estava aquietado demais em mim! Acorda! Desperta!

É sensacional aprender coisas novas! Se presentear com desafios! Se permitir! Você se surpreende positivamente com as pessoas em sua volta! Aprender é libertador! Compartilhar engrandece! E descobre que tem muita gente talentosa em todas as idades! Talento que contagia — e por contagiar, apaixona!

Eu recomendo que cada um possa ter o privilégio que tive de fazer esse workshop de improvisação! Sugiro que vocês aprendam algo novo pelo menos uma vez por ano! Ensino presencial, com turma... Porque sozinho você pode até aprender a técnica, mas junto de outras pessoas aprende, acima de tudo, a ter humanidade! 

Entre, o quanto antes, nesse tubo de ensaio!   


Escola reaberta (1)

Depois de mais de três anos, a Escola Estadual Galdino do Valle voltará a funcionar em seu prédio a partir do novo ano letivo, em 2014. A escola está fechada desde a tragédia climática de 2011 e, desde então, as aulas, bem como outras atividades que a instituição oferece, foram transferidas para o Ciep da Via Expressa, em Olaria.

 

Escola reaberta (2)

No entanto, mesmo com o fim das obras no prédio-sede próximas, o retorno ao local de origem será mesmo só em 2014. A instituição que perdeu alunos por conta dessa falta do espaço próprio no Centro atende alunos do 6º ano ao Ensino Médio e interessados no EJA — Educação de Jovens e Adultos.


Matrículas rede estadual (1)

Abertas ontem, 29, e até 1º de dezembro as inscrições para os interessados em ingressar na rede estadual de ensino em 2014. Os pretendentes a qualquer série ou modalidade da rede devem acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e preencher os dados pessoais e a série pretendida. 


Matrículas rede estadual (2)

Na página eletrônica há informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; e como e quando confirmar a matrícula na escola. O resultado da inscrição estará disponível a partir do dia 19 de dezembro. A partir de agora, o cadastro no portal eletrônico será necessário para os alunos que desejarem solicitar transferência para outra unidade escolar.

 

Finados (1)

Dia de homenagear os mortos também significa grande aumento na venda de flores de corte. Os produtores friburguenses, responsáveis por 60% das colheitas no estado do Rio, estão preparados. A data é uma das melhores para os produtores, que trabalham em ritmo intenso para dar conta da demanda.

 

Finados (2)

Os produtores locais são responsáveis pela distribuição de flores também para cidades do Grande Rio e capital. A produção de flores estadual movimenta cerca de R$ 800 milhões por ano. A expectativa é de que no Finados desse ano as vendas aumentem até 10%. 


Palavreando

O cotidiano acontece nas ruas de pedestres, que alimentam histórias repletas de personagens, bons e excelentes personagens, com suas mais diversas e belas manias.

 

As pichações na cidade aumentaram consideravelmente neste ano. 

A quadra da Vila Amélia sequer foi inaugurada e já teve seus muros pichados. Um ato de vandalismo contra toda a cidade. Um ato de vandalismo contra o bolso de todos, afinal, é cada um contribuinte que paga a conta  




TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.