Observatório — 30/09/2015

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Hoje é dia

  • do churrasqueiro
  • do Diário Oficial
  • da navegação
  • da secretária
  • Mundial do tradutor
  • Nacional do jornaleiro

O dia

Em 30 de setembro de 1992 a Câmara dos Deputados aprovou o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. Ele estava envolvido em um esquema de corrupção, tráfico de influência e irregularidades financeiras no governo.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Desvalorização do real faz dívida externa avançar 4,35%
  • Nova Zelândia anuncia criação de santuário marinho do tamanho da França
  • Nasa divulga imagem em cores da superfície de Plutão
  • Alemã GfK garante que Record e SBT têm mais audiência do que o Ibope diz
  • Vasco se torna o maior vencedor dos clássicos no Rio

Palavreando

Como o grande autor de si mesmo, eu sei bem a hora de encerrar a história, eu sei melhor do que ninguém até quando o leitor agüenta e até quando posso insistir em ficar.

Que horas ela volta?

O elogiado filme nacional indicado para concorrer ao Oscar é uma releitura apurada da nova crítica social brasileira. O novo Brasil do qual pouco se tem coragem de se debater. Ainda que tenha cenas longas, o filme vence o risco de parecer monótono com uma bela fotografia do cotidiano de uma empregada doméstica vivida por Regina Casé. É uma excelente reflexão de nós mesmos, como pátria nua, no espelho.

A realidade de centenas de brasileiros no confronto de gerações. A do Brasil em que o pobre é condenado a eterna pobreza e a do Brasil em que o filho do pobre pode entrar para uma boa faculdade. A do Brasil em que a empregada, apesar de ter todo o carinho da família para quem trabalha, é quase uma invisível com quarto menos que o canil da mansão confrontado com da filha da empregada que quer ter direito ao lazer e exige respeito.

É tanto a evolução social como também cultural. Mas não se iludam com esse novo Brasil. Não só pelas evidentes e absurdas desigualdades, mas acima de tudo pelas exceções. É exceção quem vem de família pobre chegar e terminar uma boa faculdade. É exceção quem não teve herança volumosa ser patrão. É exceção um operário ser presidente da República.

São inúmeras as exceções que fazem muitos acreditarem que não chegam por incapacidade ou falta de coragem. Mas não dá para negar que o Brasil avançou! Só não se pode confundir. Quem hoje tem melhor condição financeira ou mais chance de vencer na vida não pode ter discurso das famílias historicamente abastadas que detém quase toda riqueza nacional. Esse país que evoluiu ainda tem uma longa caminhada para ser o tal país do futuro.         

Novo IPVA (1)

Como antecipado pelo Observatório, o IPVA deve sofrer modificações que atingirão em cheio o bolso dos proprietários de carros Flex e movidos à gás. A proposta inicial também inclui aumento de 2% para 3,5% da alíquota de IPVA para motocicletas, o que dificilmente deve se consumar. O aumento proposto e provável é de 1% para 2% para veículos movidos a gás natural e de 3% para 4% para carros flex que somam 27,3% da frota estadual.

Novo IPVA (2)

A última correção das alíquotas de IPVA ocorreu em 2009. Outra mudança significativa no IPVA está na proposta de extensão da cobrança do imposto aos proprietários de veículos com até 20 anos de fabricação — na lei em vigor, o limite é de 15 anos.  A ideia inicial é não mexer no regime de IPVA de taxistas. A alíquota permaneceria em 1%. Lembrando que metade do IPVA vai para os municípios. A decisão para as mudanças deve ser finalizada em uma semana.

APP motoboys (1)

A plataforma on-line Loggi de entrega expressa, que conecta clientes e motoboys via computador ou celular, estará disponível no estado a partir de amanhã, 1º de outubro. Inicialmente, apenas para os municípios do Rio de Janeiro e Niterói. A entrega é rápida e, segundo a empresa, o preço do serviço é cerca de 20% abaixo do praticado pelo mercado tradicional de entregas.

APP motoboys (2)

Parecido com o polêmico Uber, a tecnologia da Loggi envolve algoritmos e geolocalização, permitindo uma precificação inteligente. O cliente tem acesso antecipado ao preço da corrida e pode acompanhar todo o percurso do mensageiro, monitorando em tempo real uma ou mais encomendas.

Férias dos advogados

O presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, determinou a suspensão dos prazos processuais entre 20 de dezembro de 2015 e 20 de janeiro de 2016. No período, também não serão designadas audiências ou sessões de julgamento, exceto em casos de urgência. Desta forma se cumpre a lei que estabelece as férias dos advogados no Rio de Janeiro.

Foto da galeria
Já está disponível na internet uma publicação lançada pelo Centro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal, da Pesagro-Rio que visa orientar produtores de leite quanto à melhor forma de produzir com qualidade. A cartilha poderá ser acessada através do link: www.pesagro.rj.gov.br
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.