Colunas
Observatório - 30/04/2013
terça-feira, 30 de abril de 2013
Rolo compressor
A festa dos pequenos ficou nas semifinais. Foram convidados para o baile, mas não puderam ir à área VIP. Tal convite fez retornar a pergunta: os pequenos chegaram por incompetência dos grandes—leia-se Vasco e Flamengo—ou por méritos próprios? Talvez os dois. Afinal, o Resende se classificou batendo o Flamengo, mas tropeçando num pequeno ou outro. Idem para o Volta Redonda.
No entanto, nas semifinais, tanto Volta redonda como Resende simplesmente foram atropelados por Fluminense e Botafogo, com duas goleadas contundentes que, diga-se de passagem, raramente foram vistas neste Estadual. Os dois atuaram com maestria, o que dá ânimo extra para a grande decisão da Taça Rio no próximo domingo.
Há que se dizer que o Botafogo está com a taça do 2° turno em uma das mãos. E a do Estadual em uma mão e três dedos. Explico: o Botafogo, por ter melhor campanha, aliás, até aqui de 100% de aproveitamento na Taça Rio, joga pelo empate. Em outras palavras, isso quer dizer que se o Botafogo não levar gol será o campeão da Taça Rio. E, como já ganhou o 1° turno, será campeão estadual sem necessidade de final. Basta não levar gol.
Um título que será merecido pelo que o time de Osvaldo de Oliveira fez ao longo da competição. Um time que se não é mágico, tem seu mago—Seedorf. Um time que, se não é uma seleção, corresponde ao plano coletivo. O Botafogo pode até não ter o melhor time do Estadual, mas é o que mais se dedicou. Quem seria o melhor time? No papel, sem dúvida, o atual campeão Estadual e Brasileiro, o Fluminense. Por isso, por mais que o Botafogo mereça o título pelo conjunto da obra, a final da Taça Rio tem o seu toque especial. O time que vive o melhor momento contra o melhor plantel.
Para o torcedor alvinegro, ganhar sem necessidade de final será fantástico. Para o torcedor do Fluminense, nada como torcer pela prorrogação com mais dois jogos na final do Estadual. Para o futebol carioca, três clássicos vovôs seguidos seriam de certo inesquecíveis.
Botafogo e Fluminense. A final da Taça Rio que pode revelar o campeão Estadual ou adiar por mais duas semanas quem fica com o título. Fato é que o título só poderá ficar com Botafogo ou Fluminense com grande vantagem para o Glorioso.
Detalhes
No ano passado, Fluminense e Botafogo fizeram a final estadual. O Fluminense campeão do 1° turno bateu o Botafogo campeão do 2°. Se o Fluminense conquistar o título estadual, empatará com o Flamengo em número de títulos: 32 a 32. Se o Botafogo for campeão ficará a apenas dois do Vasco que tem 22 títulos. O Fluminense não conquista o bicampeonato estadual desde 84. Acabou tri em 85.
Classificação final
Com as eliminações de Volta Redonda e Resende, a classificação final do Estadual ficou definida entre os pequenos. É que o campeão de turno, independente do número de pontos, garante no mínimo o segundo lugar. Dessa forma o Resende terminou mesmo como o melhor entre os pequenos (5°), conquistando assim a vaga na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil.
Copa do Brasil 2014
A outra vaga na Copa do Brasil 2014 ficou com o Boavista, segundo melhor pequeno. No ano passado, o Resende também conquistou a vaga na Série D, mas desistiu por questões financeiras. A vaga acabou herdada pelo Volta Redonda, segundo melhor. Nesse ano, em caso de desistência do Resende, a fila de opção, pela ordem de classificação e desconsiderando os que já tem vaga na Série C, é a seguinte: Boavista, Audax e Friburguense.
Friburguense
O Tricolor da Serra não tem qualquer esperança de herdar essa vaga na Série D. O time terminou como o 9° colocado com 19 pontos, na frente do semifinalista Volta Redonda. 2 pontos a mais do que a campanha do ano passado, quando terminou em posição melhor, 8°. Em ambos os turnos, teria ido à semifinais dos troféus consolação que foram extintos neste ano. Em 2012 foi às finais apenas no 1° turno, sendo vice-campeão.
Eventos de maio
Três grandes eventos ocorrerão em Nova Friburgo durante o mês de aniversário da cidade: o Festival Mix de Música, a entrega dos títulos de cidadania e o Festival Sabores das Nações. O último, desenvolvido pelo Convention & Visitors Bureau local, fará parte do “Mês das Colônias”.
Colônias
Serão destacadas especialidades da gastronomia e da cultura das 10 colônias de imigrantes que povoaram Nova Friburgo. A proposta é a de que o evento aconteça nos restaurantes, bares, hotéis, pousadas e comércio da cidade entre os dias 11 de maio e 2 de junho.
Serra Mix Festival
O evento será na véspera do feriado municipal, dia 15, no Nova Friburgo Country Clube. Apresentam-se no mesmo dia Israel Novaes, a dupla Humberto e Ronaldo, Thiaguinho e MC Federado e os Leleke’s. Os ingressos estão à venda com valores entre R$40 e R$120 nos lotes atuais.
Título de cidadania
A entrega dos títulos de cidadania friburguense será também no dia 15, 19h, no Teatro Municipal Laercio Ventura. Serão 41 novos cidadãos friburguenses definidos pelos vereadores. Guilherme Estrela receberá a Comenda Barão de Nova Friburgo.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário