Observatório - 29/11/2012

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Locadoras de filmes


É impressionante a capacidade do cinema de criar novos e mais novos filmes! Parece ser infindável a quantidade de histórias a se contar, inventar e reinventar. A cada nova semana, novos filmes. Alguns ruins, outros bons, e, poucos, excelentes! Histórias e personagens que se encaixam ao nosso momento e se tornam influentes pelo resto da vida! 
Aliás, me disse a Márcia da locadora em que alugo filmes: a aprovação por um filme tem muito a ver com o momento em que você está vivendo. E é verdade! 
Se você está apaixonado e aluga um bom filme de amor, o título te marcará para sempre, porque você trará isso para a sua vida. Obviamente que estamos falando de filmes com enredo e tudo mais, ainda que um filme pipoca também possa marcar, se o seu momento é de relaxar por completo!
O que sei é que assistir a filmes é algo que todos nós devemos fazer pelo menos duas vezes por semana. Faz bem pra alma. Faz com que muitas das vezes nos encontremos com nós mesmos! O mais legal é que você sabe que por mais que já existam milhares de filmes, ainda há outros milhares por fazer e por ver.
Eu sou daqueles que quando começam a ver um filme, por mais que ele seja lento ou ruim, eu vejo até o fim. Verdade que na maioria que isso acontece, me arrependo. Melhor ter parado pelo meio. Porém, pelo menos não fico na dúvida de ter deixado de ver um filme que poderia ser marcante. Acontece, raramente acontece, mas acontece de um filme ficar melhor do meio para o final.
Alugar um filme também tem seu simbolismo. Por mais que hoje, com TV a cabo, Sky e TV aberta você tenha muitas opções fresquinhas, a arte de alugar um filme é algo prazeroso. Ir à locadora, se perder numa infinidade de títulos. Às vezes, se frustrar por não ter aquele filme que estava sedento pra ver. Muitas vezes se surpreender por chegar à locadora querendo uma coisa e sair com outra totalmente diferente, e, ao voltar, dizer: “Um dos melhores filmes que já vi!” Selecionar dois ou três e ter que escolher apenas um. Apreciar a capa, ler e reler a sinopse e optar por aquele que levará para casa. Escolher a hora adequada para assistir. Abrir a gaveta do aparelho. Preparar uma pipoca. Sentar no sofá. E deixar rolar com legenda ou dublagem. Parar o filme para ir ao banheiro. Retornar o trecho que não entendeu. Anotar uma frase bacana. Isso tudo, você só pode alugando um filme na locadora. 
Muitas fecharam—perderam para a internet, para a pirataria e para a TV paga! Mas nada substituirá esse prazer de escolher e levar para casa a história que quer ver e que poderá influenciar para sempre a sua vida!
Viva as locadoras de filme!

Cotas para presos
Depois das cotas para negros, índios e portadores de deficiência, nos concursos públicos, o governo estadual decidiu também adotar o sistema de cotas para ex-detentos, em empresas contratadas por ele.

Já em vigor
Já sancionada pelo governador Sérgio Cabral, a lei torna obrigatória nas empresas que prestam serviços ao estado, a reserva de 5% das vagas para egressos do sistema prisional e também presos que estejam cumprindo medida socioeducativa (menores de idade).
  
Bolsa-qualificação
O governo prepara mais uma bolsa, desta vez, para a qualificação profissional. A ideia é usar o abono salarial do PIS. Seria fornecido junto com o salário mínimo de abono ao trabalhador um cupom de qualificação com valor de R$ 400. Valor que só poderia ser usado para cursos de qualificação profissional. 

Mudanças no PIS
A proposta que deve estar concluída até o fim do ano também prevê mudanças no abono salarial. Seria estendido a todos os trabalhadores assim que entram no primeiro emprego. Atualmente, só depois de cinco anos após a primeira assinatura na carteira o trabalhador tem direito ao abono. Na proposta, a ideia também é só conceder o benefício integral a quem trabalhou os 12 meses do ano.

Emissão de documentos pela internet  
O estado implementou o sistema de documentos para os pecuaristas fluminenses, que a partir de 2013 poderão emitir de casa ou do escritório documentos como a GTA (Guia de Trânsito Animal), lançar comunicação de nascimentos e mortes de animais e declaração de vacinação do rebanho à Defesa Agropecuária Estadual. Para isso, bastará acessar na internet a página da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária.
 
Sistema seguro
Para ter acesso ao novo serviço é necessário que a situação do produtor e de sua propriedade esteja regularizada junto aos núcleos de defesa agropecuária ou postos municipais. Segundo o estado, o sistema é seguro, 100% auditável e está totalmente integrado à Plataforma de Gestão Agropecuária.

Prazo para tratamento de câncer
A partir do fim do primeiro semestre do ano que vem, estará fixado, por lei federal, o prazo de até 60 dias para o início do tratamento de câncer maligno pelo Sistema Único de Saúde, contado a partir do diagnóstico da doença. O tratamento da doença pode ser por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou conforme a necessidade do paciente. 

Combate ao câncer
De acordo com o Ministério da Saúde, os estados deverão elaborar planos regionais para atender melhor a população. Os cânceres que mais têm crescido no país são os de pele, próstata, mama e pulmão. O câncer é hoje a segunda doença que mais mata no Brasil. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.